Por que Indiana, João? de Danilo Leonardi

  1. Título: Por que Indiana João?
    Autor:  Danilo Leonardi
    Nº de páginas:  208
    Ano Edição: 2014
    Editora: Giz Editorial
    Skoob: Adicione

Sinopse: Você pode pensar que, aos quinze anos, João já deveria estar acostumado com provocações, apelidos e humilhações. Afinal, ele é um típico adolescente deslocado e tímido. Alvo perfeito para a ira dos valentões e para o desprezo das garotas.Mas sua vida muda completamente quando reage a um ataque de seu maior algoz. O golpe de sorte que derruba o valentão é gravado e vira hit na internet.João se vê finalmente admirado, respeitado e seguro. Mas tudo tem seu preço e João vai aprender qual o peso que suas escolhas podem ter não só sobre sua vida, mas sobre as vidas de todos ao seu redor.“Por que Indiana, João?” é o livro de estreia de Danilo Leonardi, editor do canal “Cabine Literária” e parte de uma história quase comum para falar sobre algo que não deveria ser tão comum assim e que faz parte da vida de muitos adolescentes, jovens e até de adultos: o bullying.

Oi pessoal, tudo bem? Estão sem planos para as férias? A estréia do Danilo Leonardi na literatura "Por que Indiana, João?" é uma ótima pedida para esses nossos dias quentes.Encontrei em um sebo daqueles bem escondidinhos aqui na minha cidade e só digo para vocês que é um daqueles nacionais imperdíveis e por isso nessa segunda das mais preguiçosas convido vocês a conferir a resenha dele aqui, no Little garden of ideas.


Passar o intervalo da escola praticamente escondido atrás de uma pilastra... Coisa de gente esquisita, só pode! 
Tudo bem você pensar assim, João já está acostumado mesmo.
Aos quinze anos ele não vive, mas sobrevive ao ensino médio: seus dias são cheios de apelidos bestas e humilhações que fazem a diversão de Guilherme, o típico fortão metido e sua turma de meninos mais populares ( sempre eles). Até que João finalmente reage a um desses ataques e Guilherme se dá muito mal.
A briga é filmada,vira hit na Internet e ele passa de menino tímido e desajeitado a seguro e protegido pela fama instantânea. Na era das informações que se espalham em segundos rotinas são mudadas, julgamentos inflamados pelas redes sociais mostram sua força(Guilherme sofre represálias que me lembraram o caso da torcedora do Grêmio) e alguns professores continuam agindo como se o bullying fosse apenas uma questão de desconforto das vítimas. Nada longe da realidade, tudo muito incomodo.
João cresce durante as páginas do livro: questiona seus sentimentos pela amiga de infância que ele julgava ser seu grande amor, muda de temperamento com a mãe por achar que ela o protege demais , se muda para a casa do pai,passa a se identificar com as letras do Renato Russo ( se eu já estava apaixonada pelo livro quando cheguei nessa parte MORRI de amor). E encara uma situação inimaginável até para o mais maduro dos adultos.
O autor Danilo Leonardi é criador do portal Cabine Literária e ao abordar em seu primeiro livro um tema tão atual e que precisa ser discutido entrega uma estória que no começa pode até parecer sem muitas pretensões e banal, mas que se transforma, se revela forte, bem escrita,dolorosa e necessária.
Comprei “Por que Indiana, João?” pensando de imediato em uma resenha pro blog e acabei lendo uma obra que me fez voltar à adolescência, me emocionar, rir e questionar meu papel na vida adulta como professora. Uma surpresa de livro,  que pode mexer com o coração até de quem como eu, já deixou de ser adolescente há muito tempo atrás.
                                                                           
Nota:




2 comentários:

  1. Oii Tudo bom?
    Também já li este livro, adoro o Danilo. Porém me decepcionei um pouco como livro. Achei algumas situações muito "nada a ver" e também achei que abordou o tema com superficialidade. Eu esperava mais de alguem que já sofreu bulliyng, como ele. Achei muito ridículo aquele final, uma vez que não acredito em finais tão felizes em casos como esse.
    Mas, apesar de tudo, foi uma leitura bem bacana e facil sim.
    Um abraço
    Oficina do Leitor / Facebook

    ResponderExcluir
  2. Olá, como vai? Nunca tive vontade de ler esse livro, vi algumas resenhas negativas, outras positivas, mas nenhuma tinha despertado a minha vontade de lê-lo... Até agora, haha. Abração!

    http://eu-te-prometo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário, ele fará o autor do post se sentir feliz e correspondido e mais próximo de você que leu até aqui, obrigada e lembre-se: literatura é arte que empodera e liberta! @bardaliterária.

@bardaliterária