A piada mortal.

Nome Traduzido: Batman: A Piada Mortal
Nome Original: Batman: The Killing Joke
Editora: DC Comics
Ano de Lançamento: 1988
Status: Cancelada/Terminada
Compre na Amazon


Descrição: Em A piada mortal, Moore explora a psicologia de Batman, Coringa e do comissário Gordon. Todas as tramas paralelas apresentadas na HQ acabam tendo Gordon como seu referencial e é o comissário que concentra a maioria das perguntas que surgem após a leitura da revista. Afinal de contas, se basta um “dia ruim” para levar a sanidade de uma pessoa, porque o mesmo não aconteceu com Gordon? Porque é que Wayne se transformou no Batman, aquele ex-comediante no Coringa e o comissário escapou ileso?

   A piada mortal traz ao leitor mais de uma questão a ser pensada ( algumas bem óbvias na própria sinopse), o ponto de partida da história é justamente um comediante cuja a esposa está grávida e ele não consegue com seu trabalho arcar com as despesas da casa e começa a se desesperar ao perceber que o filho e a mulher podem acabar passando fome, como última forma de tentar mudar tudo ele resolve entrar em um esquema de roubo. 



   No dia do Roubo o comediante ( que não tem nome ) recebe a notícia que a sua mulher morreu em um acidente doméstico, mesmo devastado continua o plano, chegando ao local ele e os comparsas são perseguidos por policias que avisam a invasão, os bandidos correm e no meio do caminho o comediante se vê sendo perseguido pelo Batman pra tentar fugir acaba caindo em um lago cheio de produtos tóxicos vindos da fabrica que ele e os comparsas tentaram roubar. O comediante após sair do lago percebe que seu corpo está ardendo e ao tirar a marcara vê sua pele toda esbranquiçada e estranha.


   A HQ tem mais história além do que já foi falado acima, porém não vou continuar contando pois acho que seria spoiler e perderia a graça da leitura depois, apesar de não fazer parte da cronologia original dos quadrinhos do Batman, gostei do fato da história contar como o Coringa se tornou esse louco sádico que amamos haha e entender um pouco do que levou ele a cometer várias das atrocidades que já vimos ou ouvimos falar. Uma das questões que notei na HQ é que o escritor trouxe 3 versões de uma mesma teoria, o Coringa acredita que basta apenas um dia ruim para que a pessoa fique louca e toda a história da hq gira entorno das ações dele pra provar sua teoria mesclando entre o presente e o passado.


   Não sou especialista em quadrinhos da DC ou da Marvel sou apenas mais uma fã tentando começar novamente nesse mundo porém é meio complicado de opinar sobre A piada Mortal, pois assim como muitos livros ela tem certos questionamentos que vai de cada leitor saber se gostou ou não, eu particularmente gostei bastante porque é interessante ver como cada personagem lidou com seu dia ruim e como isso influenciou positivamente ou negativamente na vida de cada um e como essa influência fez um beirar a loucura e o sadismo tornando-se um psicopata e o outro se tornar um herói.
   Eu li A piada Mortal no site HQ Online, como eu já tinha dito no último post eu leio mangás e Hq's online, então fica a dica de um site caso queira ler também.


Nota:



29 comentários:

  1. Esse hq é maravilhoso, eu tenho ele na minha coleção e de fato a carga psicológica com que o autor trabalha o personagem é LOUCA e fascinante rs As condições, a cadeira de acontecimentos, são triviais no desenvolvimento do personagem, mas a forma como ele é afetado, é única *.*

    Muito boa, fazia tempo que eu não via hq pelos blogs <3
    xoxo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Voltei aqui de vez em quando e verá HQS kkkkk tem uma resenha sobre a Hq de True Blood dá uma olhada lá :3

      Excluir
  2. Obrigada pela dica do site! Eu já ia chorar querendo ler... Huahahuahua.
    Vou tentar ler pelo pc, por mais que odeie. A HQ vale a pena.

    ResponderExcluir
  3. Estou começando a me aventurar no universo das HQs. Adoro demais o coringa. Acho que só vou ler as histórias do Batman mais por causa do Coringa mesmo.
    Parabéns pela resenha!
    Beijos
    Se quiser visitar o meu blog, vou ficar feliz
    http://chuvacobertaelivros.blogspot.com.br/2015/06/aniversario-da-escritora-paula-pimenta.html

    ResponderExcluir
  4. Eu não tenho o hábito de ler quadrinhos, atualmente. Já lí muitos, mas hoje em dia fico com os livros e, por isso, adorei você ter trazido essa resenha, visto que a gente sempre acha que o livro é algo mais adulto, mas reflexido e essa história mostra que não, que na HQ também há lições a serem tiradas e reflexões a serem feitas. Adorei. Bj

    http://territorio6.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Gleyse, realmente as hqs sempre tem algo de importante a mostrar.

      Excluir
  5. Pacc, eu também voltei ao mundo dos quadrinhos há pouco tempo e estou louca para ler A piada mortal.
    Não tem como não gostar do Coringa e é muito bacana vê uma hq onde mostra como ele se tornou.
    Espero ler em breve, mas o que queria mesmo era o encadernado.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deborah também queria os encadernados mas só chesus pra me dar dinheiro pra isso kkkkk

      Excluir
  6. Nunca li nenhum dos quadrinhos da DC/Marvel, porque nunca sei onde inicia a história, fora que são tantos. hahaha Mas quero ler A piada mortal, adoro o Coringa! *-* Essa HQ está linda< 3
    http://www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dessa tem uma galera nerd que faz vídeos explicando por onde começar e quais os melhores.

      Excluir
  7. Oii, tudo bem com você?
    Nunca li nenhum HQ da DC ou da Marvel, eu quase não leio HQ, não tem lugar aqui para comprar e tal. Achei interessante este pois explica o porquê do Coringa ser assim, eu não sabia inda, haha. Enfim, obrigada pela dica do site, vou dar uma conferida.

    Beijos da Jéss ♥
    Brilliant Diamond | Fan Page

    ResponderExcluir
  8. Oi Paac!
    Nunca fui muito fã de HQ, mas achei essas ilustrações incríveis e fiquei muito curiosa para ver a história completa! Adorei a dica do site e com certeza irei até lá conferir este!
    Beijos
    Carol
    www.sobrevicioselivros.com

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Eu gosto muito das histórias dentro do universo de Batman e toda a questão psicológica que ela envolve que - MINHA opinião - vai além do Coringa. Toda vez que falo isso, sou alvejada por todos os lados já que o único louco é o palhaço ._. , mas ok. Piada Mortal foi o mais próximo que pude chegar de conhecer o Coringa e (mudando um pouco de assunto) acho que os filmes de Nolan conseguiram captar toda a insanidade do personagem. Adorei seu post e saber que mais uma mulher curte as mesmas coisas que eu *-*

    Beijos
    http://www.breakingfree.blog.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim pegarem bem essa questão da louca dele e passaram de forma perfeita pro filme.

      Excluir
  10. Olá, eu adoraria ler essa HQ e ver essa versão da origem do coringa e os questionamentos que ele trás, espero poder lê-lo e vou aproveitar a dica do site que você deu =)

    Visite "Meu Mundo, Meu Estilo"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Jessica, aproveite mesmo a leitura vale a pena e é bem rapidinha.

      Excluir
  11. Não leio HQ's mas sou apaixonada pelo Coringa e suas peripécias. Fiquei bem curiosa para ler essa hq, espero encontrar com um bom preço daí eu compro, ou então leio online, como você.
    Gostei muito do post!
    Beijos
    http://umaleitoravoraz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie gaby, Obrigada.
      Leia sim você vai gostar é muito boa.

      Excluir
  12. Eu estava louquinha para ler essa HQ, agora você não imagina o quando esta vontade cresceu. Adoro o Coringa e sem dúvidas ele é um dos meus vilões favoritos!

    http://umreinomuitodistante.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O melhor vilão da vida né? kkkk quando um amigo falou dela fiquei louca pra ler e achei nesse site.

      Excluir
  13. Paac, eu não tenho o costume de ler HQ's, mas confesso que eu gostei muito das analogias que ela faz dos personagens e como eu tenho uma paixão pelo Coringa, com certeza eu leria.

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oie, tudo bom?
    Não costumo ler HQ, mas adorei a ideia de ler online. Eu gosto da psicologia por trás do Batman e o Coringa é meu vilão favorito.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Eita HQ boa! E cara T-T Já pelejei pra achar num preço bom e nada! Assim como você também li online.

    ResponderExcluir
  16. Oi, Paac! Que incrível uma HQ contando a origem do Coringa! Eu não sabia que A Piada Mortal era sobre isso. Quero ler agora, já acessei o HQ Online.
    Sobre não ser especialista, eu te entendo! Também não sou. Recentemente comprei De Volta Ao Lar, uma HQ do Homem-Aranha, daquelas de capa dura que vendem em bancas, sabe? E amei. Não sou fã, não sou especialista, mas ainda vou opinar sobre ela no blog. Me fez bem, me fez refletir, então com certeza tá valendo. Obrigada pela dica!

    Até logo,
    Celly do Me Livrando.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário, ele fará o autor do post se sentir feliz e correspondido e mais próximo de você que leu até aqui, obrigada e lembre-se: literatura é arte que empodera e liberta! @bardaliterária.

@bardaliterária