O Penúltimo Capítulo de Clarice Pessato

Título: O Penúltimo Capítulo
Autora:  Clarice Pessato
Editora: Imprensa Livre
Ano: 2014
Páginas: 208
Adicione: Skoob 


Sinopse: Ao referir-se a capítulos, a autora faz uma alegoria como se a vida fosse um livro esperando um último capítulo com final feliz, Clarice, uma jovem de 18 anos, ativa e cheia sonhos, vê sua vida se transformar quando foi vítima de um acidente automobilístico que a deixou tetraplégica.Ela conta a história da luta contra a tetraplegia e a discriminação e que, pela fé, venceu o sofrimento e a falta de respostas, recebendo a capacidade para superá-los. Também mostra como Deus pode usar até mesmo as experiências mais dolorosas de nossa vida a fim de levar-nos para mais perto dele e executar seus propósitos através de nós.

Uma História simples e cheia de superação, que vai além daquilo que podemos ver.

O Penúltimo Capítulo conta a história de Clarice uma jovem de 18 anos que sofreu um acidente de carro junto com seu namorado Júlio em uma viagem para a faculdade, houveram muitos feridos, uma pessoa morreu e Clarice ficou em estado grave e permaneceu em coma durante 16 dias.
Após acordar do coma Clarice soube que teve um ferimento na coluna cervical e que por isso estava tetraplégica, mesmo sem esperanças do médico a família de Clarice acreditava que ficando em Porto Alegre conseguiriam alguma solução para a tetraplegia, a partir de então começaram a fisioterapia e apesar de alguns avanços Clarice ainda passava muito tempo deitada. O livro é autobiográfico e conta toda a história de vida da autora que após o acidente encontrou um modo de voltar a viver e transformar sua dor em superação.
A diagramação é muito bem feita e mesmo com as páginas brancas a leitura é muito leve e fácil e sem incomodo algum a visão do leitor, a capa é extremamente linda e combina muito com conteúdo que o livro contém.

"Não sei porque alguns morrem, mas estar vivo é o primeiro requisito para que no sofrimento tenhamos paciência e possa existir a esperança do melhor. Só através da vida temos oportunidade de lutar, mesmo nas condições que eu me encontrava."       

Escrever a resenha de um livro nunca foi tão complicado, O penúltimo capítulo toca o leitor de uma forma que poucos outros conseguem, depois do acidente e da tetraplegia Clarice cresceu como ser humano, é incrível ver como ela lidou com os acontecimentos, com a adaptação, como ela adquiriu um conhecimento sobre si mesma e sobre o mundo ao seu redor, como conseguiu transformar sua dor em uma história linda e inspiradora. Acho que esse livro é algo que todos deveriam ler em algum momento da vida, apesar do teor religioso que ele contém a leitura não é chata e em nenhum momento força o leitor a ser como ela ou acreditar em sua religião ou sua fé pelo contrário nós mostrar o quanto a fé de uma pessoa pode torná-la melhor e ajudá-la a sair de uma situação ruim e sem esperanças, cada página escrita por Clarice traz um aprendizado enorme.

"Eu não escrevo o último capítulo, pois nessa vida nós estamos escrevendo o penúltimo capítulo. É Deus quem escreve o último capítulo. Ele já está escrito e será feliz. E não acaba no ponto final. O último capítulo é eterno." 

Nota:

Fiz uma entrevista com a autora clique aqui e conheça um pouco mais sobre ela :)

20 comentários:

  1. Clarice teve muita sensibilidade para expor uma história forte com religiosidade pelo que está na resenha, fiquei pensando em quantas pessoas podem se beneficiar com esse tipo de livro. Livros que mostram a resiliência do ser humano sempre transforma a tristeza em esperança, me pareceu um livro muito bom para dar de presente no fim do ano e eu também vou me dar um!
    Beijo
    Mila-Scraplivros

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bem?
    Uau, que livro! Acho bem complicado ler livros assim, quando os fatos são reais e tocantes. Eu não gosto de sofrer com livros, mas esse parece ser um que realmente vale a pena. Fiquei bem curiosa em relação ao livro e espero poder lê-lo.
    Super beijos <3
    http://livros-cores.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. poxa, deve ser uma história triste e tocante... acredito eu que o morto no acidente foi o namorado dela... posso estar enganada maaas... xD
    a capa é linda e delicada... é um livro que certamente eu gostaria de ler...

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Acho a capa do livro linda! Já tinha ouvido falar e me interessei bastante.
    Adoro histórias de superação! Quero muito conhecer a história de Clarice e como ela passou por tudo.
    Beijos.

    Li
    Literalizando Sonhos

    ResponderExcluir
  5. Nossa Paac que livro lindo, eu morro de medo de borboleta e a capa do livro havia me deixado com uma má impressão sobre ele, mas ao ler sua resenha deixei meu medo de lado e me interessei muito pelo livro, principalmente por ser uma biografia da autora que passou por esse acidente e não deixou se abater, gostei bastante de sua resenha, beijos.

    http://www.vocedebemcomaleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Paac, tua resenha foi muito bonita, mas é um livro que eu evitaria nesse momento, pq tô precisando de coisas mais leves pra me desintoxicar das últimas leituras, e uma menina paraplégica que perde alguém num acidente DEFINITIVAMENTE não é o que eu preciso agora. Talvez mais pra frente eu dê uma espiada nele. Beijos

    ResponderExcluir
  7. Paac, adoro livros que nos ensina algo, se for a ser um ser humano melhor, então nem se fala.
    Adorei a história parece ser linda e cheia de aprendizado.
    Fiquei curiosa pela leitura.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  8. Costumo gostar muito de livros autobiográficos. Não sei se gostarei desse, pois ele parece ser muito pesado, mas fiquei com vontade de lê-lo. Parece ser uma leitura tocante.

    Beijo!

    Wink

    ResponderExcluir
  9. HAHAHAHA, deu vontade de pintar a capa!
    Adorei a capa!

    Beijos
    www.naoleia.com

    ResponderExcluir
  10. Parece ser tão linda a narrativa, ler livros assim nos tocam tão fundo que é impossível não levar um pouquinho dessas lições conosco.

    http://umreinomuitodistante.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Não conhecia o livro. Confesso que fiquei bem interessada na leitura! Sua resenha ficou ótima. É realmente difícil resenhar um livro que meche muito com a gente. No meu caso eu nunca acho que está bom e fico dias matutando sobre o que falar...
    A diagramação está linda. Essa borboleta, um charme. Já coloquei nos desejados.

    Beijos!
    http://umaleitoravoraz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oie!
    Eu não conhecia o livro e gostei bastante por ser autobiográfico e ter muitos ensinamentos de superação! Tem gente que está perfeita e acha que a vida não é justa ou fácil e vive reclamando, enquanto pessoas que passam por tantas adversidades continuam em frente com ainda mais garra.
    Vou colocar esse livro na minha lista de desejados!
    Beijos!

    LuMartinho | Face

    ResponderExcluir
  13. Olá Paac, não conhecia o livro e pela sua resenha ele parece ser bem legal e ainda sendo uma autobiografia de uma fase difícil da autora que ela teve que superar me deixou curiosa só fico com um pé atrás por ter um teor religioso e isso as vezes acabam com uma leitura para mim.

    Visite "Meu Mundo, Meu Estilo"

    ResponderExcluir
  14. Olá!
    Esse livro não me chama muito a atenção, talvez por não fazer parte do meu gênero literário favorito...
    Pode ser que eu leia mais para frente, principalmente por conta de seus bons comentários, mas no momento, vou passar outras leituras na frente.
    Beijão!

    www.livrosdajess.com

    ResponderExcluir
  15. Sou louca e apaixonada por livros desse tipo, Paac. Eu não sei, tem alguma coisa nesses enredos que sempre me deixam emocionada ou fazem com que eu me sinta conectada com o personagem de alguma forma. Juro que quando eu vi o nome do livro e "Clarice" pensei direto na Lispector, mas como não conheço essa Clarice, quero muito o livro dela.

    laoliphant.com.br

    ResponderExcluir
  16. Olá; esse livro tem uma capa muito bonita e que me chama a atenção, ainda não sabia do que a história se tratava. Parece ser uma leitura muito proveitosa.

    ResponderExcluir
  17. Oii!

    Amei a capa!
    A história parece ser ótima com uma lição valiosa!
    Já está na minha listinha :)

    Beijos, Amanda ^^
    www.vicio-de-leitura.com

    ResponderExcluir
  18. Oii, tudo bem?
    Eu já vi várias pessoas comentando sobre esse livro, não sabia que era uma biografia da própria autora. É um ótimo livro para pessoas que passar por isso né? Para eles terem a força que a Clarice teve para superar tudo isso e viver feliz.

    Beijos da Jéss ♥
    Brilliant Diamond | Fan Page

    ResponderExcluir
  19. Own, que lindo que vc curtiu o livro, eu achei a capa suuper linda, mas não curti tanto a premissa ^^
    www.muchdreamer.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário, ele fará o autor do post se sentir feliz e correspondido e mais próximo de você que leu até aqui, obrigada e lembre-se: literatura é arte que empodera e liberta! @bardaliterária.

@bardaliterária