Antes de Partir Desta para uma Melhor de Jonathan Tropper.

Título: Antes de Partir desta para uma Melhor
Autor:  Jonathan Tropper
Editora: Arqueiro
Páginas: 256
Ano: 2015
Skoob: Adicione

Sinopse: Não é preciso ser nenhum gênio para perceber que a vida de Drew Silver é uma sequência de decisões equivocadas. Faz quase uma década que sua banda de rock emplacou uma música, filha única de mãe solteira. Desde então, a banda se separou, sua mulher o largou e Silver tem assistido a vida passar, tocando em casamentos – quando aparece algum – e descontando os cheques cada vez menos frequentes que recebe pelos direitos autorais de seu único sucesso. Silver então descobre que a ex-mulher está prestes a se casar de novo e que a filha adolescente, Casey, está grávida. Para completar, depois de sofrer um derrame que o deixa incapaz de controlar a língua e guardar para si o que pensa, ele precisa de uma cirurgia no coração. Diante desse cenário, o músico fracassado depara com a pergunta decisiva: será que vale a pena salvar uma vida tão mal vivida? Assim, sob o olhar exasperado da família, ele toma a decisão radical de se recusar a fazer a cirurgia e dedicar o pouco tempo que lhe resta a tentar consertar o relacionamento com Casey e aproveitar a vida – mesmo que ela não dure muito. Com diálogos rápidos, irônicos e sagazes, Jonathan Tropper confirma sua habilidade em retratar com humor e perspicácia o lado oculto da família moderna.


Silver é um homem de meia-idade com uma vida um tanto insatisfatória, ele tem uma filha chamada Casey e uma ex- mulher chamada Denise, um melhor amigo chamado Jack e após viver um quase sonho com sua banda vê toda sua família se dividir e acaba morando em um prédio ruim onde praticamente todos os divorciados de sua cidade parecem morar também. Após descobrir que sua pequena filha cresceu rápido e agora está grávida, Silver tenta ajuda-lá mas acaba tendo um derrame e descobrindo que está prestes a morrer – a menos que faça uma cirurgia, mas contrariando tudo e todos ele decide que não quer fazer a cirurgia e que em seus último dias de vida vai se tornar uma pessoa melhor e um pai melhor.

Silver puxa um bloco e uma caneta [...] Pensa por um instante e então compõe uma pequena lista de afazeres para si mesmo.
1. Ser um pai melhor.
2. Ser um homem melhor.
3. Me apaixonar.
4. Morrer.
O livro é curto com apenas 251 páginas de história, folha amarelada, uma diagramação bem feita com as letras num tamanho ótimo para leitura. É narrado em sua maioria na terceira pessoa de um modo que não é incomodo nem opinativo, mas também intercala em alguns momentos com a narrativa em primeira pessoa pelo personagem principal.

– Você está chateado por eu não ser mais virgem?
– Fico chateado por você não ter mais 7 anos de idade. Fico chateado por ter piscado e você ter se transformado em uma mulher e por eu ter perdido um milhão de momentos que nunca mais vou recuperar. Fico chateado por ter sido um pai ruim. Você merecia algo melhor. Mas, quanto à sua virgindade... Acho que eu já havia presumido que você era sexualmente ativa a esta altura. Portanto, não, isso não me chateia.
Antes de Partir Desta para uma Melhor é o primeiro livro do Jonathan que eu tenho o prazer de ler e confesso ter adorado a escrita do autor, a leitura é leve e fluída e Tropper traz muito do ser humano de hoje em dia, mais precisamente do homem de hoje em dia, aquele ser orgulhoso que prefere correr os riscos, se descuidar, pensar no agora e esquecer do amanhã, traz muito das relações de amor entre pai e filha, entre filho e avós, homem e mulher, os erros da juventude, os arrependimentos da vida adulta, tudo com cenas e momentos cômicos uma linguagem coloquial cheia de expressões com um certo ar sexual e alguns palavrões que tornam a leitura mais próxima da vida do leitor.

Nota: 


11 comentários:

  1. Oi... Essa é a primeira resenha que leio desse livro e me interessou muito. Já vai pra listinha... Acho que quando sabemos que nos resta pouca vida é que compreendemos tudo o que aconteceu e cada um tem uma reação, mas só lendo o livro pra entender a decisão do Silver.
    Adorei a resenha... bjus
    http://reticenciasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi!
    Nossa, me arrependo profundamente de não ter solicitado esse livro.
    Adorei a resenha e fiquei super curioso para ler.

    Beijos
    http://ummundochamadolivros.blogspot.com.br/2015/08/li-ate-pagina-100-attachments.html

    ResponderExcluir
  3. Pela sinopse não fiquei nem um pouco interessada, mas sua resenha conseguiu mudar isso um pouco. Não é um livro que eu compraria agora, mas já leria se conseguisse emprestado. Eventualmente lerei!

    Infinitos Livros

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Essa é a primeira resenha que leio desse livro e adorei, fiquei interessada nele!
    A premissa é boa e gosto livros onde o personagem principal é masculino. Espero lê-lo em breve!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Olá; desde que vi esse livro entre os lançamentos, tenho curiosidade para lê-lo, a história me parece interessante e eu gostaria de saber como termina.

    ResponderExcluir
  6. Uma história maravilhosa de auto avaliação
    e superação de si mesmo, rever a vida e a forma de
    como a levamos, muito bom mesmo.

    Linda Tarde!
    beijokas da Nanda

    Mamãe de Duas

    ResponderExcluir
  7. Apesar de ser uma história bem impactante, já que se trata de relações familiares, não conseguiu chamar minha atenção.
    Mas gostei da lista dele.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  8. Oi Paac, tudo bem?? Não conhecia este autor, mas gostei bastante da premissa deste livro e da sua resenha, li um livro parecido do Marc Levy: Tudo aquilo que nunca foi dito. Recomendo XD
    Beijos,
    Larissa (laoliphant.com.br)

    ResponderExcluir
  9. Oi Paac!!
    Apesar da sua nota alta, o livro não me chamou muito a atenção... Acho que, apesar das questões que ele aborda, não seria um livro que eu leria, pelo menos, não agora.
    Beijos

    LuMartinho | Face

    ResponderExcluir
  10. Oii Paac!

    Esse livro já está na minha lista de desejos! Quando li o nome fiquei tipo "Eita! Se ler vou chorar!" hahaha
    Adorei a sua resenha e a capa é muito linda e chama bastante a atenção :)

    Beijos, Amanda
    www.vicio-de-leitura.com

    ResponderExcluir
  11. Paac-linda,
    Tive que vir dar uma conferida nessa resenha e adorei! O livro é exatamente o que esperava. A sua é a primeira resenha que leio a respeito, mas já tinha incluído o livro entre os que queria ler simplesmente por sua sinopse prometer um drama que nos faz, também, pensar sobre nós mesmos e o que importa na vida. Com certeza, pretendo ler.

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário, ele fará o autor do post se sentir feliz e correspondido e mais próximo de você que leu até aqui, obrigada e lembre-se: literatura é arte que empodera e liberta! @bardaliterária.

@bardaliterária