Rituais de Leitura

Heey como vão?

Fazia um certo tempo que tinha surgido essa ideia de contar um pouco sobre meus rituais de leitura, foi ideia de umas das participantes da fase anterior do Projeto Literário e resolvi fazer um post agora ( mega atrasado ) pra mostrar um pouco desse ritual que faço; antes durante e depois da leitura.
Apresento a vocês meu caderno de organização, ano passado achei que seria bom algo pra me ajudar na organização da vida pessoal, do curso, faculdade e logicamente do blog, no meio do ano passado quando organizei melhor meus livros achei que seria útil ter uma aba pra eles, e com isso peguei o costume de anotar os livros que chegavam, de quem eu recebia e o dia que chegou e isso acabou ajudando na organização dos Books Hauls, então sempre que chega um livro ele vai parar na aba de Books.
Desde que me entendo por leitora eu sempre anotava os quotes que mais amava, em alguns livros eu fazia um pontinho na frase mas sempre ficava horas procurando, depois de um tempo comecei a anotar atrás dos marcadores mas as vezes esquecia onde colocava e anotar nos cadernos também não dava certo, então comecei a anotar em um bloquinho pequeno que funciona basicamente assim; eu coloco o nome do livro ( ou a siglas quando o título é grande ), e vou escrevendo na frente as páginas das quotes e no final da leitura risco os já copiados.
Durante um tempo senti necessidade de anotar comentários sobre minhas leituras, pra até mesmo me ajudar nas resenhas e depois de ver alguns vídeos e blogueiros com essa ideia do caderno resolvi tentar e acabou se tornando algo importante, o caderno é dividido em duas partes; a primeira onde faço comentários sobre a minha leitura, anotando o dia que começo e termino e também a nota que dou ao livro, a segunda onde anoto as HQs que li, com a data que terminei e a nota que dou a ela.
Eu sempre tive um caderninho onde anotava as quotes favoritas mas ele era misturado com outros textos, e frases, e uns momentos 'meu querido diário' e quando voltei a ler e anotar mais e mais quotes senti falta de ter isso mais organizado então ano retrasado comprei um caderno encapei e repassei os quotes, e como sempre anoto no bloquinho as páginas dos quotes vou copiando as selecionadas e riscando elas do bloquinho, a organização dele é feita colocando o título do livro e página do quote em cores diferentes, por exemplo: as quotes de Pó de Lua tem o título e a página de cor diferente das quotes de HP3.

Não tenho manias e meu ritual não é dos mais estranhos (eu acho) mas faço constantemente e se algum fica em falta eu acabo bugando haha mas com o costume raramente esqueço, as únicas exceções de parte desse ritual são os e-books  que apenas marco as quotes sem anotar as páginas (até porque não dá kk) e depois volto e copio todas.

40 comentários:

  1. Oi Paac, tudo bem?
    Seus rituais são bem bacanas porque ajudam bastante na organização! Eu até tento fazer algo do tipo as vezes, mas acabo deixando pra lá, todas as vezes.

    Beijos :*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maiah eu realmente esquecia bastante, dai fui me acostumando.

      Excluir
  2. Oi, Paac! Tudo bem?

    Bom, achei o post muito interessante. Eu percebi que não tenho nenhum ritual de leitura... Simplesmente escolho um livro e leio-o. rsrs

    Beijos,

    Juliana Garcez | Livros e Flores

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkk eu acabei adquirindo o ritual por querer manter tudo mais prático.

      Excluir
  3. Eu sou a desorganização em pessoa!!! Mentira. Quer dizer quase...rs
    Na verdade eu tenho uma agenda onde anoto as impressões do livro durante a leitura e o uso para fazer a resenha ao final. Também anoto nela os compromissos do blog, como datas importantes e ideias para futuros post, mas perto de você me senti desorganizada..rs

    LETRAS COM CAFEÍNA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também sou beeem bagunceira mas nesse caso aprendi a me organizar kkkk.

      Excluir
  4. Olá; muito bacanas os seus rituais de leitura. Eu também tenho um caderno onde anoto os livros que vão chegando, a data e como ele foi adquirido, é legal ficar vendo quantos tempo faz que tenho o livro e tal.

    ResponderExcluir
  5. Me identifiquei bastante
    Sou bem organizada nessa parte e acabo de decepcionando quando não consigo cumprir algo que planejei
    Adorei esse post
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Caramba que organizada.. bem legal este ritual para poder colocar as ideias no lugar né, estou começando a me organizar aos poucos, porque pra mim não é muito simples, mas o blog me exige um pouco para que as ideias não fujam..

    Quase Reis | Facebook

    ResponderExcluir
  7. Nossa! Muito legal essa postagem... É um modo muito bom de organização.
    As minhas leituras eu organizo de acordo com o livro e tbm com o autor! O que preciso resenhar é a prioridade e os outros vai com o tempo e ainda tenho o costume de analisar o livro, se vai ser preciso fazer anotações. :)

    Parabéns! Atenciosamente Um baixinho nos Livros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também priorizo as parcerias, assim fica mais fácil e mantenho o blog atualizado.

      Excluir
  8. Olá
    acho que eu sou uma das poucas pessoas que lê e não tem todo esse trabalho inicial, rsrs, acho que só a cheirada fatal quando eu compro (ou ganho o livro) kkk
    Bjks
    Passa Lá - http://ospapa-livros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi Paakinha <3
    Eu não sou dada a rituais, apenas pego o livro e leio.
    Raramente uso uma lapiseira pra grifar uma frase ou outra.
    Não sou muito de rotinas
    Beijooooo
    Kris - Conversas de Alcova ❤

    ResponderExcluir
  10. Oi Paac, eu acho muito bacana esses rituais de leitura, e devo confessar que achei o seu muito bom. Sério mesmo, eu queria começar a anotar tudo em um caderno ou bloquinho, mas eu acabo me perdendo e não consigo anotar, o máximo que eu faço é colocar no skoob quando meus livros vão chegando e marcar os quotes com post-its.

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  11. Geeente sua mania é estranha sim HASUIDHAI
    Mas muito legal, assim tu acompanha as tuas leituras do ano e ainda lembra dos quotes que tu gostou :D
    O máximo que eu fazia era uma lista porque não tinha nada pra fazer no trabalho HASUDIHAI, mas nem isso to fazendo esse ano. No final do ano costumo fazer uma retrospectiva literária, mas isso é o máximo que vai minha organização ._.

    Beijos, Vickawaii
    http://finding-neverland.zip.net

    ResponderExcluir
  12. Paac-flor,
    Preciso me organizar melhor quanto aos dias de leitura. Gostei do seu post. Ele me foi muito precioso nesse momento para decidir como proceder. Nunca pensei em usar um caderno para isso, sinto-me até tola (rs).

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Oi Paac!!
    Eu não tenho rituais além dos normais, tipo cheirar o livro antes de ler e quero muito incluir um caderninho de quotes na rotina, porque me perco e também quero um de datas, pra saber o quanto estou demorando. Sou organizada no trabalho, mas na vida pessoal e literária não é tão bom quanto você T_T
    Beijos

    LuMartinho | Face

    ResponderExcluir
  14. Oi, tudo bem?
    Qual leitor não tem seu ritual e manias de leitura né? Eu sou cheia deles rsrs.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  15. Paac, adorei os seus rituais.
    Eu também anoto os livros que eu li e as vezes anoto alguns quotes, se não deixo só marcado com post-it mesmo.
    Anoto todos os que chegam de parceria para não demorar a ler.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  16. nunca de muitas organização, mas antes qdo eu tinha o meu blog, eu escrevia resenha em uma caderno e depois passava pro o blog, dai parei com isso e só continuei com uma agenda onde eu marco os livros que já li no ano, já que tenho uma meta pessoal, Hoje como não tenho mais blog e sou somente colunista em blogs amigos, eu divido as postagens e os livros que parceria e tals...Minha organização é só somente esse, ja´os quotes eu deixo o post-its no livro mesmo. Gostei do seus post e sua organização é bem organizada haha
    http://marifriend.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. ^^
    eu geralmente me organizo tbm, mas é de livros recebidos por parceria e as resenhas que eu entreguei ou faltam entregar. no mais é apenas isso.
    eu deveria tbm me organizar na faculdade xp mas sou meio desleixada.
    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também sou, com os livros aprendi a não ser mas em outras coisas só chesus kkkkkkk.

      Excluir
  18. Estou aqui me sentindo a pessoa mais desorganizada de todas em termos de rituais de leitura, eu só pego o livro e leio, se lembrar e tiver caneta bonita por perto, marco as frases que mais gostar. Já tentei começar caderno, bloco, agenda e depois fica tudo bagunçado e nem eu me encontro. Fico chateada com isso, porque eu queria mesmo estar sempre com um estojo, agenda, caderno e os livros, mas sempre me perco.
    Nem preciso dizer que amei seu post e que também quero hahahahaha

    Bjs

    ResponderExcluir
  19. Oii, tudo bem?
    Bom, eu não tenho nenhum ritual, mas achei bem interessante a sua ideia do caderninho, acho que vou tentar também, mas só ano que vem, esse já tá no fim.

    Beijos

    ResponderExcluir
  20. Adorei seus rituais, já tentei me organizar assim com caderninhos, mas como costumo muito ler no trabalho, fica meio dificil carregar pra lá e pra cá, mas sempre anoto as quotes em uma folha (a que tiver na frente) ou então quando é ebook vou anotando no bloco de notas.
    Você é muito ogrnizada e fiquei morrendo de inveja hahahahah

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário, ele fará o autor do post se sentir feliz e correspondido e mais próximo de você que leu até aqui, obrigada e lembre-se: literatura é arte que empodera e liberta! @bardaliterária.

@bardaliterária