Caixa de Pássaros de Josh Malerman


Livro: Caixa de Pássaros
Autor: Josh Malerman
Ano: 2015
Editora: Intrínseca
Páginas: 272
Skoob: Adicione

Sinopse: Romance de estreia de Josh Malerman, Caixa de pássaros é um thriller psicológico tenso e aterrorizante, que explora a essência do medo. Uma história que vai deixar o leitor completamente sem fôlego mesmo depois de terminar de ler. Basta uma olhadela para desencadear um impulso violento e incontrolável que acabará em suicídio. Ninguém é imune e ninguém sabe o que provoca essa reação nas pessoas. Cinco anos depois do surto ter começado, restaram poucos sobreviventes, entre eles Malorie e dois filhos pequenos. Ela sonha em fugir para um local onde a família possa ficar em segurança, mas a viagem que tem pela frente é assustadora: uma decisão errada e eles morrerão.

Um livro que deixa os sentidos do leitor ainda mais aguçados e o faz sentir como se realmente estivesse caminhando no escuro, sempre de olhos fechados, e temendo a todo tempo abrir os olhos e enlouquecer com o que pode estar a sua frente.
Caixa de pássaros  conta a história de Melorie, uma jovem que se muda recentemente para a nova casa com sua irmã e acaba descobrindo que está grávida, em meio a essa nova descoberta uma onda de crimes violentos anda assombrando não só o país mas o mundo e ninguém descobriu o que anda ocorrendo apenas sabem que todos esses crimes aconteceram após as vitimas verem algo desconhecido que as fizeram enlouquecer.
O livro é curto, com uma linguagem simples e bem fluída que consegue manter o leitor preso e curioso a cada virada de página, ele intercala entre os fatos ocorridos no passado ( 4 anos atrás quando tudo se iniciou) e os tempos atuais e mesmo sendo narrado por Melorie temos um capítulo narrado por outro personagem importante na história, Tom.

“Remar vendada é ainda mais difícil do que Malorie havia imaginado. Já aconteceu de muitas vezes o barco bater nas margens e ficar preso por vários minutos. Durante esse tempo, ela foi tomada por imagens de mãos invisíveis tirando as vendas dos olhos das crianças. Dedos emergindo da água, surgindo da lama das margens.”
Caixa de pássaros é um thriller psicológico e romance de estreia do autor Josh, nesse livro o autor abusa do horror que a escuridão pode causar e consegue trazer em sua escrita o dom de despertar no leitor todas as angustias, medos e horror vividos pelos personagens.

“Na calçada, um casal passa com o jornal cobrindo o rosto até as têmporas”. Alguns motoristas dirigem com os retrovisores virados para cima. Distante, Malorie se pergunta se aqueles são sinais de que a sociedade está começando a acreditar que há algo de errado. E se houver, o que é?”… “Um homem no fim do corredor abre uma caixa de curativos. Então põe um deles sobre o olho.”
Eu gostei do enredo criado pelo autor, o fato de trazer um livro de terror que saia um poucos dos clichês que conhecemos, aqui não temos nenhum zumbi ou fantasma, na verdade o que assombra a humanidade é algo desconhecido que apenas uma pessoa viu e não enlouqueceu ao ponto de se tornar violenta e cometer um assassinato ou homicídio. No passado Melorie conseguiu encontrar sobreviventes e viver em paz com esse grupo mas com o tempo o medo foi tomando conta e muitos começaram a sucumbir a sua própria loucura.

O único problema ou no caso ponto negativo que encontrei foi porque temos personagens importantes e bem curiosos que poderiam ser mais bem explorados, poderiam aparecer mais como por exemplo o Tom que teve também sua tragédia que foi uma das coisas que o motivou a sair e se arriscar pra tentar ajudar Melorie, temos o Gary o único que conseguia abrir os olhos sem “enlouquecer” mas que era um personagem bem complexo e que pouco sabemos sobre ele , os outros moradores da casa, as próprias criaturas que não tivemos nenhuma explicação sobre o que poderiam ser ou como poderiam ser, com o que pareciam.

Apesar dos pontos negativos do livro a leitura é válida e agrada bem a quem procura um bom livro de horror, mas se você quer explicações além daquilo que leu vai ficar um pouco frustrado assim como eu.
Nota:

14 comentários:

  1. Quero muito ler esse livro! adorei a capa e amei a resenha!


    http://blogharlancobenbrasil.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oii, quero esse livro agora! hahaha adorei a tua resenha e a capa do livro a tempo estoou namorando já <3
    Beijos
    http://segredosliterarios-oficial.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Já tem um bom tempo que quero ler esse livro. Já li resenhas positivas e negativas. Mas preciso fazer minha leitura e tirar minhas conclusões. Eu, particularmente, gosto mais do terror psicológico do que o terror escancarado. E eu acho que esse livro traz isso.

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim ele é bem psicológico mesmo e o autor é bom nisso, deveria ler.

      Excluir
  4. Ainda bem que já li o livro, senão ia ficar meio #chateada com alguns spoilers! hehehehe
    Eu gostei demais dele e foi um dos meus queridinhos do ano, mas concordo com você que alguns personagens poderiam ser muito melhor explorados, principalmente o Tom.

    Infinitos Livros

    ResponderExcluir
  5. Apesar de já ter lido varias resenhas desse livro, e apesar de ser muito bem falado, não me despertou curiosidade e por eu também não gostar de livros com o gênero terror.
    Beijos

    http://myself-here1.blogspot.com.br/?m=1

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Estou doida pra ler esse livro, estou muito curiosa sobre esse mistério, mas cadê tempo pra ler? Só vejo falando desse final frustrante e isso me dá agonia hahaha preciso ler logo pra descobrir isso.

    Beijos
    http://www.breakingfree.blog.br/

    ResponderExcluir
  7. Eu tô muito louca pra ler esse livro. Comprei na Bienal mas com tantas leituras pendentes e sem tempo, eu acabei deixando pra depois.

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Brrrrr.... como ignorar um livro que parece garantir nos arrepiar até o último fio de cabelo?! Haha. Adorei saber que a narrativa dele, além de envolvente, consegue nos fazer sentir toda a angústia e o horror dos personagens. Acho isso fundamental para um bom thriller. Quero conhecer a obra, com certeza!

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário, ele fará o autor do post se sentir feliz e correspondido e mais próximo de você que leu até aqui, obrigada e lembre-se: literatura é arte que empodera e liberta! @bardaliterária.

@bardaliterária