O Vilarejo de Raphael Montes

Título: O Vilarejo
Autor: Raphael Montes
Editora: Suma de Letras
Páginas: 96
Skoob: Adicione

Sinopse: Em 1589, o padre e demonologista Peter Binsfeld fez a ligação de cada um dos pecados capitais a um demônio, supostamente responsável por invocar o mal nas pessoas. É a partir daí que Raphael Montes cria sete histórias situadas em um vilarejo isolado, apresentando a lenta degradação dos moradores do lugar, e pouco a pouco o próprio vilarejo vai sendo dizimado, maculado pela neve e pela fome. As histórias podem ser lidas em qualquer ordem, sem prejuízo de sua compreensão, mas se relacionam de maneira complexa, de modo que ao término da leitura as narrativas convergem para uma única e surpreendente conclusão.
*Resenha feita por mim para o Blog Ler e Imaginar

Nesse livro Raphael Montes mostra a que veio; temos muito do ser humano falho, do seu lado mais sombrio e dos seus pecados.

O livro é uma coletânea com 7 contos, cada um vai trazer um pedaço da história da vida de um morador de um antigo vilarejo a muito tempo esquecido na história. Cada conto é intitulado por um demônio e a partir dele sabemos qual o pecado que ele representa: Asmodeus (luxuria), Belzebu (gula), Mammon (ganância), Belphegor (preguiça), Satan (ira), Leviathan (inveja) e Lucifer (soberba); e assim temos um pouco do que podemos esperar da história que se segue.
Esse é meu primeiro contato com a escrita do autor, de início não me surpreendi tanto com os contos que ia lendo e achando algumas cenas bem clichês, algumas coisas eu já esperava e outras apenas não foram tão surpreendentes quanto imaginei, mas ao decorrer da leitura, ao analisar cada título, cada pecado e cada peculiaridade fui entendo as ligações de cada conto e de cada personagem. É impossível não ficar curiosa com o que vai acontecer a seguir, o que levou a cada pessoa a agir daquela maneira, o quanto cada um mostrava sua verdadeira face perante as dificuldades.
O mais incrível do livro não foi as barbáries cometidas, um ou outro crime minuciosamente organizado e nem o horror que habitava dentro de cada personagem mas sim o quanto o autor é bom em entrelaçar o leitor e não fazê-lo notar o que é história e o que pode ser real, eu realmente ainda me questiono se tudo que li foi fruto de sua imaginação ou algo era realmente parte realidade, se tudo que foi escrito desde o prólogo até a última página era realmente parte da história ou fez parte da sua incrível escrita que seduz de um jeito assustador.

A editora está de parabéns pela linda edição, apesar de curto o livro tem ilustrações tão macabras quanto a história pedia, cada detalhe, desde as letras, os inícios de capítulos em folhas pretas, as gotículas de sangue espalhadas pelas páginas, trazem ao livro a aura necessária para um bom livro de terror.
Nota:


12 comentários:

  1. Oi, gostei da sua resenha, mas nunca consegui ficar muito interessada nesse livro, pois já li algumas coisas sobre ele, mas nunca me chamou atenção de fato, porém sua resenha ficou bem bacana!

    ResponderExcluir
  2. Oieeee. Gosto de contos, e adoro os livros da Suma.
    Tenho uma vontade doida de ler esse livro, pesar de alguns clichês, acredito ser bom.

    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
  3. Olá, já vi alguns comentários bem positivos sobre o livro, e a edição para estar super caprichada, já quero ler.

    ResponderExcluir
  4. vi opiniões bem opostas em relação a esse livro,mas ainda assim minha curiosidade em ler é maior... apesar do elemento clichê dos contos... achei a capa linda demais, certamente é uma leitura que eu faria...
    bjs, Paac. ^^

    ResponderExcluir
  5. Sempre ouvi falar desse livro e aos pucos fui tendo vontade de ler! Não curto muito contos, mas quem sabe essa leitura não mude meu modo de pensar... Gostei bastante de saber que os contos são interligados, assim dá mais empolgação em ler.

    Atenciosamente Um baixinho nos Livros.

    ResponderExcluir
  6. Paac, sua resenha ficou ótima! Adorei saber sua opinião sobre o livro. Por ter esse lado mais "macabro" e apresentar diversos pecados que protagonizam os contos, fiquei morrendo de vontade de ler! E a edição está lindíssima mesmo.

    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Esse livro parece ser super bacana, mas achei tão curtinho... espero logo ter a oportunidade de lê-lo.

    ResponderExcluir
  8. Paac, eu tenho lido críticas positivas e negativos desse livro. Estou mais propensa a ir para o lado das críticas positivas, até porque capa e título chamam muito minha atenção. Outra coisa é que gosto muito de contos. Espero poder conferir em breve.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Eu dei uma olhada por cima do livro e estou bem nervosa pra ler, mas cadê tempo? haha com sua resenha, fiquei mais empolgada ainda. Acho que vou acabar pegando ele pra ler de madrugada. O Raphael sabe prender a gente, né?

    Beijos
    http://www.breakingfree.blog.br/

    ResponderExcluir
  10. Oiiie
    A edição está liinda mesmo, espero poder ler esse todos os outros do autor em breve pois estou bem curiosa já que só ouço elogios e sua resenha está ótima

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Você e esses livros que me dão arrepios na espinha só de ler a sinopse. Certeza que deve ser assustador, de deixar a gente sem dormir, mas eu não leria nem se você me pagasse. Vou te dar uns romancezinhos moça.

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Olá Paac,

    estou doido para ler essa obra do Raphael Montes, deve ser muito boa, assustadora, a capa é fantástica. www.sagaliteraria.cm.br

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário, ele fará o autor do post se sentir feliz e correspondido e mais próximo de você que leu até aqui, obrigada e lembre-se: literatura é arte que empodera e liberta! @bardaliterária.

@bardaliterária