Tudo que você precisa saber sobre filosofia de Paul Kleinman

Livro: Tudo que você precisa saber sobre filosofia
Autor: Paul Kleinman
Ano: 2014
Editora: Gente
Páginas: 222
Skoob: Adicione

Sinopse: Descubra os maiores pensadores do mundo e suas ideias inovadoras!
Muitas vezes, os livros didáticos transformam as grandes teorias, os princípios e os valores da filosofia em discursos tão tediosos que até Platão rejeitaria. Tudo o que você precisa saber sobre filosofia corta os detalhes chatos e a metodologia filosófica desgastante e traz a filosofia de uma maneira envolvente que atrairá o leitor para explorar a fascinante história do pensamento humano. De Aristóteles e Heidegger ao livre arbítrio e à metafísica, Tudo o que você precisa saber sobre filosofia é embalado com centenas de boatos filosóficos divertidos, ilustrações e quebra-cabeças que você não vai ser capaz de encontrar em qualquer outro lugar. Então, se você está ansioso para desvendar os mistérios do existencialismo, ou apenas quer saber o que fez Voltaire ser conhecido como um carrapato, Tudo o que você precisa saber sobre filosofia tem todas as respostas - mesmo aquelas que você não sabia que estava procurando.

Desde o ensino médio eu tenho facilidade e prazer em aprender sobre filosofia, e ter a oportunidade de ler um livro que explicasse alguns conceitos de forma mais fácil não poderia ser deixado de lado, então imaginem minha alegria em poder ler esse livro.
A filosofia abrange qualquer assunto em que for capaz de pensar. Não é apenas um bando de gregos velhos perguntando uns aos outros as mesmas questões ( embora, claro, haja uma boa parte disso).
Tudo que você precisa saber sobre filosofia vai trazer conceitos que estudamos ou estudaremos no colégio, entenderemos um pouco sobre os Pré-socráticos, sobre Platão, o que é silogismo, metafísica e hedonismo, poderemos compreender como um sociólogo importante como Karl Marx se tornou um filósofo influente entre outras coisas muito interessantes do mundo da filosofia.
Qualquer conhecimento obtido com os sentidos não é conhecimento, mas simplesmente uma opinião.
O livro tem uma diagramação simples, porém bem feita, o tamanho da letra é um pouco pequeno o que pode acabar incomodando quem não gosta de letras um pouco pequenas, as folhas são brancas e tem algumas ilustrações em poucos capítulos.
Por mais que muitos não aceitem ou não entendam, a filosofia é o estudo que deu origem a todo conhecimento que temos hoje, e o livro nos mostra bem isso, os capítulos são bem curtos e vão intercalando entre os filósofos e suas teorias e ideias mais famosas e algumas teorias que ainda tem relação com os dias atuais. Estudar filosofia é realmente complicado pelo excesso de informações que em sua maioria são confusas mas o livro cumpre bem a promessa de não fazer a mente do leitor sofrer, temos teorias e ideias explicadas de uma forma bem fácil, além de alguns filósofos que provavelmente não ouvimos falar muito. A leitura é de fácil compreensão o que torna o livro indicado pra qualquer um que queira entender um pouco mais de filosofia sem precisar se afundar em milhões de livros confusos.
O Navio de Teseu trata, na verdade, sobre identidade e o que nos torna a pessoa que somos. Parte de nós mesmos mudam com o passar dos anos, mas ainda assim consideramos que somos a mesma pessoa.
Nota:



34 comentários:

  1. Olá.
    Uma das minha matérias prediletas no tempo de escola foi filosofia, ao longo dos anos como leitora me deparei com inúmeros livros referente ao tema, mas em sua maioria são leitura cansativa mesma que sejam instrutivas e com isso acabo lendo poucos livros assim hoje em dia. Adorei a resenha, não conhecia o livro ainda, vou buscar mais informações sobre ele, já me encante pelo fato de não ser uma leitura complicada e cansativa.
    Bjs
    www.nosleitoras.com

    ResponderExcluir
  2. Oie.
    que demais ver uma resenha desse livro. ♥ Assim como você sempre tive facilidade em aprender filosofia e gosto muito!
    Tenho esse livro e sou apaixonadinha por ele.

    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
  3. Oi Paac! Achei muuuuuuuuuuuuuuuito legal a indicação de livro <3 Infelizmente, a filosofia é pouco valorizada na educação: ou por ser "muito fácil" ("ah é só inventar qualquer coisa na prova") ou por ser "muito difícil" (ah maluquice mesmo nem os filósofos se entendem). É uma tristeza, porque como destaca esse livro, filosofia é a arte de pensar e buscar conhecimento, e é muito importante conhecermos a visão de diferentes filósofos. Me interessei mesmo por esse livro, gosto de filosofia desde pequena! <3
    Não sei se você já leu, mas queria te indicar O Mundo de Sofia, de Jostein Gaarder. É um livro fantástico, um "romance da história da filosofia", que nos ensina sobre diversos filósofos utilizando personagens e uma história de fundo. Aqui está minha resenha: http://wheresmyneverland.blogspot.com.br/2012/09/resenha-o-mundo-de-sofia.html

    Beijos, Vickawaii <3

    ResponderExcluir
  4. Oi Paac, como vai?
    Nunca tinha ouvido falar desse livro. Sou estudante de Letras e temos um grupo que estudam alguns pensadores, depois dessa resenha maravilhosa sua, vou levar esse livro pro grudo de estudo, tenho certeza que a turma vai amar.
    Apesar de eu não conhecer muito sobre os grandes filosófos etc. estou sempre em busca de mais conhecimento e achei bem interessante essa resenha,bem diferente.
    P.S Amei seu templete,seu cabeçalho e o nome do blog, já está nos favoritos.
    Vou tentar ao máximo acompanhar com frequência.
    Beijo
    www.livricios.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Own obrigada, leia sim realmente adquirir mais conhecimento é muito bom, obrigada *--* espero que acompanhe mesmo.

      Excluir
  5. Ainn Paac, ao contrário de você eu sempre tive muita dificuldade com filosofia! rs Sou das exatas e essas matérias sempre eram muito mais difíceis pra mim, talvez se tivesse um livro como esse que é mais fácil de entender eu tivesse gostado mais na minha época de escola!
    Adorei a resenha!

    Beijinhos :)
    Bru Santos ♥
    www.queseame.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ain como eu queria ter dom pras exatas kkkkkk mas olha tenho não.

      Excluir
  6. Não sou muito fã de filosofia, mas acho que o que contribui pra isso são aqueles livros cansativos com uma linguagem difícil e monótona. Gostei desse porque, por ter uma linguagem simples, talvez me ajude a gostar e entender melhor a filosofia. Mesmo porque não é um livro muito grande, imagino que seja uma leitura bem agradável.
    Beijos *-*
    http://coisinhasaleatorias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi Paac, tudo bem?
    Amo ler, mas sou uma menina das ciências exatas sabe...rsrs
    Nunca fui fã de filosofia na escola, meu negócio era e até hoje é matemática! Por isso esse definitivamente não é um livro para mim.

    Beijos :*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  8. Oi Paac, Tudo bem?
    Não gosto muito de filosofia, mas adoro o conceito da coleção desse livro. Acredito que esse livro não seria o tipo ideal de leitura para mim.
    Eu e meu vício chamado Leitura

    ResponderExcluir
  9. Amo filosofia e já estou louca para ler esse livro! Amei a resenha! :D

    http://thunderwave.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi, flor!
    Adorei saber sua opinião sobre esse livro. Estava mesmo curiosa para entender qual era o nível de aprofundamento do autor. Gostei da dica e do modo como ele procurou oferecer os conceitos básicos aos leitores.

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Oi Paac, eu já tinha visto esse livro antes e achei interessante apesar de não ser meu estilo

    ResponderExcluir
  12. Oie! Paac eu vi esses livros e estou doida pra ler Tudo que você precisa saber sobre Psicologia, esse vai ser meu presente de aniversário para o mês que vem, sem falta.
    Fiquei bom interessada nesse também afinal amo a matéria.
    http://k-secretmagic.blogspot.com.br/
    Xoxo

    ResponderExcluir
  13. Oooolá!
    Fiquei bem curiosa para ler este livro, pois as lembranças que tenho da filosofia não são muito boas. Parte disso devo aos meus "ótimos" professores :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. uma pena, eu tive bons professores que me deixaram curiosa com a matéria.

      Excluir
  14. Eu não gosto do tipo de leitura, mas admiro quem gosta e ler esse gênero.Sendo assim não daria nenhuma chance ao livro, mas gostei da sua resenha, simples, mais completa.
    http://odiariodoleitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Eu tenho um certo receio de livros "tudo q vc precisa saber sobre...", especialmente pq algumas pessoas leem e se acham as especialistas no assunto, se vc pega para complementar um assunto, ótimo, mas caso contrário não dá muito certo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. realmente mas isso que as pessoas fazem isso com todo tipo de livro né kkk.

      Excluir
  16. Paac, pra mim é um livro que acho que não iria gostar porque não sou muito fã de filosofia, mas acho que é um livro que ajuda muito quem tem curiosidade sobre o assunto ou curiosidade.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  17. Migs, você lê uns livros meio loucos que só você mesma poderia gostar. Queria ter esse gosto literário para filosofia, mas sabe como é? Eu to mais na área de fantasia, romance e essas coisas bobinhas.

    laoliphant.com.br

    ResponderExcluir
  18. Oi Paac!
    Acredita que folheei esse livro essa semana? Olha coincidência!
    Eu adoro filosofia, dou aulas de História e volta e meia pego uma salinha de Filosofia para completar jornada, e eu me divirto fundindo a cabeça dos meninos com os conceitos. Adorei sua resenha, e assim que tiver um tempo ($$$) quero comprar esse livro.

    Bjs!
    http://www.quemlesabeporque.com/

    ResponderExcluir
  19. Oie, tudo bom?
    Eu odeio filosofia desde os tempos do colégio e realmente esse não é um livro para mim. Entendo a importância dessa matéria, mas não consigo curtir o tema. Achei bacana a diagramação do livro.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário, ele fará o autor do post se sentir feliz e correspondido e mais próximo de você que leu até aqui, obrigada e lembre-se: literatura é arte que empodera e liberta! @bardaliterária.

@bardaliterária