1001 Fantasmas de Heloisa Prieto

Título: 1001 Fantasmas
Autor: Heloisa Prieto
Ano: 2002
Páginas: 96
Editora: Seguinte
Skoob: Adicione

Sinopse: Vítor começa a ter problemas depois que um suposto parente vem morar com sua família. “Tio” Ademar conquista a confiança dos pais dele e logo os convence a fazer uma viagem. A partir daí, passa a infernizar a vida do garoto, de quem quer se valer para levar a cabo um plano perverso. Mas Vítor conta com o bom Guimarães, fantasma que vem visitá-lo à noite, e com os colegas da 1001 Fantasmas, sociedade milenar que lhe ensina uma lição valiosa: quando o que está em jogo é a solidariedade entre as pessoas, perigosos não são os fantasmas, mas os seres humanos. Por meio da correspondência entre o protagonista e os membros da sociedade, Heloisa Prieto estabelece um diálogo direto e informal com os jovens leitores. A autora se vale de referências da literatura de mistério – à qual presta aberta homenagem – e transforma a história em veículo de uma ideia fundamental: crescer não é enxergar o mundo por uma ótica desencantada, mas aprender a conviver com a ideia de que a razão não é capaz de abarcar a totalidade da vida.
*Resenha feita por mim para o Blog Ler e Imaginar


Uma leitura leve e bem dinâmica, uma história que te prende e deixa a curiosidade o tempo todo no seu pé.

Heloisa Prieto criou uma história divertida, de fácil compreensão e muito criativa, a autora trouxe um tema até então comum para uma atmosfera mais infantil sem torná-lo chato ou muito assustador.

O desenvolvimento da história vai se levando de uma forma bem rápida, Vítor manda suas cartas contando o que está acontecendo e recebe em resposta cartas de algumas pessoas ( em sua maioria adolescente e crianças como ele ) que fazem parte da sociedade 1001 fantasmas, e é nesse formato de cartas que vamos descobrindo mais sobre a história do fantasmas e as diferenças de cada um, o que exatamente o “Tio” Ademar é, como foi criada a sociedade e qual o papel de Vítor dentro dela.

E mesmo a história se desenvolvendo bem e a leitura ser bem rápida e fluída a autora poderia ter tornado o clímax da história um pouco mais elaborado tive a impressão que ao chegar no momento mais esperado do livro ela correu demais com a história, o livro conta muita coisa que te deixa curioso, as histórias encontradas nele são muito bem elaboradas e interessantes mas o clímax do livro acabou deixando um pouco a desejar, alguns personagens também poderiam ser mais elaborados, podiam ter uma história mais estruturada e isso os tornaria mais presente na história como um todo, senti falta de saber mais sobre o “Tio” Ademar, A mulher ruiva misteriosa e os Pais de Vítor.

Em relação a diagramação a editora está de parabéns, apesar de curto o livro foi muito bem feito, folhas amarelas, as diferentes fontes para diferenciar as cartas, os pequenos desenhos espalhados em algumas páginas do livro deixaram ele com ainda mais cara de misterioso.
A morte não mata a vida. A morte é só uma transformação. A morte só mata a memória. Este é o grande perigo. 

O final do livro foi o que mais se surpreendeu e deixou aquela sensação de que vem mais história por aí e foi essa sensação que salvou o livro dos pontos ruins e me fez acreditar que se houver um segundo a história possa preencher certas brechas já existentes neste.
Nota:
Resenha Feita por mim para o blog Ler e Imaginar

24 comentários:

  1. Oieee, achei livro muito bom, mas vou te confessar se fosse pela capa eu não iria ler.

    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
  2. Que livro bonitinho, haha. Não sei se compraria, mas leria com certeza se me dessem :3 hehe

    ResponderExcluir
  3. Oi, Paac :D
    Achei que o livro parece ser bem legal e divertido. Pena que a capa não mostra isso né. Não curto muito narrativas feitas através de cartas, mas com certeza daria o livro pra um dos meus irmãos mais novos.
    Beijos <3

    ResponderExcluir
  4. acho que a edição ficou meio 'corrida' pelo número de páginas, e por isso não deu pra desenvolver muito bem os acontecimentos e/ou personagens... mas o enredo parece bacana, leria de boa :D

    ResponderExcluir
  5. Oi, tudo bem?
    Não conhecia esse livro e apesar de ele ter uma temática interessante para mim, os pontos negativos que você citou me desanimaram um pouco a conhecer melhor essa história.

    Beijos :*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  6. Oi Paac, saudade daqui! Andei sumida mas voltei ^^ Não conhecia este livro e nem sabia que saiu pela seguinte. Parece ser muito divertido, pelo menos trás um enredo legal. Vou considerar para leitura.

    Beijos,
    Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
  7. Não conhecia esse livro, achei muito interessante, principalmente para criança.E bonito também! Vou considerar comprar pro meu filho.

    ResponderExcluir
  8. Você ter citado que os personagens não foram tão bem construídos como poderiam ter sido me desanima um pouco, pois esse é um dos pontos que mais prezo nas leituras que faço. Eu gostei muito da sua resenha e dos pontos que ressaltou sobre a obra, mas por hora eu não leria.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Paac, não me atrai muito com o enredo desse livro não, achei um pouco fraco além de não ser muito o que eu leria, cê sabe.

    laoliphant.com.br

    ResponderExcluir
  10. Oi, Paac. Tudo bem?
    Confesso que o enredo do livro não me atraiu, mas compraria só pela edição, que está muito bem trabalhada. Esse tom de verde deve ficar lindo na estante.

    Beijos,
    Leo
    www.segredosentreamigas.com.br

    ResponderExcluir
  11. Olá, ainda não conhecia o livro e achei a premissa bem interessante, acho que leria sim.

    ResponderExcluir
  12. Olaáá
    Que bom que apesar dos pontos ruins, você curtiu a leitura e o final foi bom, adorei essa capa e fiquei curiosa pela história haha bela resenha

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. oi , eu gostaria muito de uma peça pequena de teatro com as falas dos personagem .... sou professora e gostaria que meus alunos apresentasse pois estou trabalhando Heloisa Prieto com eles e gostei muito do livro 1001 Fantasma

    ResponderExcluir
  14. Olá querida,
    adorei o nome "barda literária!" genial!
    1002 fantasmas está para sair e estou negociando os direitos do primeiro título. Por isso, dei uma olhada nos comentários a respeito de minha obra e curti muito sua resenha. Achei curioso você mencionar a falta de desenvolvimento dos personagens. Esse livro foi escrito com foco narrativo infantil. Na época, meu filhos eram pequenos e a casa vivia cheia de amigos. Li os textos diversas vezes com as crianças e não há crítico mais sincero que um leitor mirim. Percebi, na ocasião, que os "vilões" suas motivações psicológicas não lhes interessavam na verdade. É como se as crianças apenas captassem alguns elementos desses personagens, e, ao decidir que eles eram ameaçadores, ocupavam-se em sobreviver. Vários anos depois, agora, momento em que estou desenvolvendo argumento, etc, para plataformas, observei que a narrativa atual, já bastante entremeada ao audiovisual, demanda explicações, se formos pelo modelo norte americano. Nos seriados europeus, os finais em aberto predominam, bem como as lacunas. Pessoalmente, para criar o famoso tio ademar, me baseei num personagem real que gostava de provocar e assustar crianças. Só vim a me interessar e descobrir suas motivações recentemente. Ou seja, na vida real, as pessoas atravessam nossas vidas, deixam vestígios e raramente se sabe o histórico mais profundo de suas motivações. Tudo isso pra te contar que as lacunas são intencionais, pois a narrativa amarrada, explicada, nem sempre corresponde aos mistérios da vida da gente. Gostei muito de seu blog, quando sair o segundo volume, passo por aqui. beijo grande Heloisa Prieto

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário, ele fará o autor do post se sentir feliz e correspondido e mais próximo de você que leu até aqui, obrigada e lembre-se: literatura é arte que empodera e liberta! @bardaliterária.

@bardaliterária