Agência de Investigações Holísticas Dirk Gently de Douglas Adams

Título: Agência de Investigações Holísticas Dirk Gently
Autor: Douglas Adams
Editora: Arqueiro
Ano: 2015
Páginas: 240
Skoob: Adicione

Sinopse: Richard MacDuff é um engenheiro de computação perfeitamente normal que sempre se comportou muito bem, obrigado, até o dia em que deixa uma mensagem equivocada na secretária eletrônica de sua namorada, Susan Way. Arrependido, toma a decisão mais natural possível: escalar o prédio dela e invadir seu apartamento para roubar a fita com a gravação. Na vizinhança, Dirk Gently bisbilhota os arredores com seu binóculo quando presencia o ato tresloucado do antigo colega de faculdade e decide entrar em contato para lhe oferecer seus serviços investigativos. Depois de uma série de acontecimentos bizarros, o detetive percebe uma interconexão obscura entre a atitude estapafúrdia do amigo e o assassinato de Gordon Way – irmão de Susan e chefe de Richard, que passa a ser suspeito do crime. De uma hora para outra, os dois veem-se envolvidos num caso incrivelmente estranho, com elementos díspares e desconexos que, no final, conseguem se encaixar de forma perfeita e construir uma trama típica de Douglas Adams.

Cheio de sacadas incríveis, o livro te faz rir até mesmo refletir, porém o inicio é lento e bem confuso.
Agência de Investigações Holísticas Dirk Gently nos apresenta a história de Dirk Gently que por sua mania de bisbilhotar a vizinhança acaba vendo uma cena um tanto quanto curiosa, Richard MacDuff um programador de informática ( e ex colega de faculdade de Dirk) após deixar uma mensagem na secretária eletrônica de sua namorada se arrepende e tem a infeliz ideia de escalar o prédio da amada para reverter o erro, sua namorada Susan Way é irmã de seu chefe Gordon Way. O chefe de Richard foi assassinado e agora ele é um dos principais suspeitos e vai contar com a ajuda de Dirk para desvendar a morte do chefe.
Agência de Investigações Holísticas Dirk Gently, tem 240 páginas divididas em 36 capítulos e é narrado em terceira pessoa, foi escrito pelo autor Douglas Adams em 1980, o nome Dirk Gently surgiu quando escrevia um episódio para a famosa série Doctor Who, porém para tristeza dos fãs o autor morreu em 2001 e deixou apenas dois volumes escritos sobre o investigador Dirk Gently. O livro tem uma diagramação simples porém bem feita, eu amei a capa e a contra-capa que dá uma sensação de confusão.
Apesar de muito conhecido e aclamado eu nunca tive contato com a escrita do autor (mesmo tendo a coleção do guia dos mochileiros), e como boa nerd eu queria entender um pouco desse fascínio por Adams e me permiti ter esse prazer que sinceramente foi um pouco desgastante. Douglas Adams nos apresenta uma história curiosa e até então interessante, mas de inicio sua escrita é maçante e em várias partes do livro confusa.
"— Será que você não percebe que precisamos ser infantis para entender? Que apenas crianças veem as coisas com total clareza, pois ainda não desenvolveram todos os filtros que nos impedem de enxergar aquilo que não esperamos ver?"
Os personagens são bem complexos e curiosos e complementam bem o enredo proposto, mas as narrativas eram um pouco cansativas e os assuntos que eram apresentados em primeiro momento não faziam muito sentido e até você compreender do que se tratava e onde tudo ia se encaixar já havia se perdido. O livro não é de todo mal, na verdade as cenas de investigações e alguns diálogos me deixaram bem curiosa e empolgada, o livro traz várias coisas que o tornam um bom scifi mas a confusão do autor acaba deixando a leitura desconfortável para quem não está acostumado com o gênero.

Mesmo com os pontos negativos eu indicaria o livro, Adams faz sim jus ao título e ao fascínio que tanto depositam em suas obras, como eu disse no inicio as sacadas são boas e você pode tirar boas risadas e reflexões até mesmo da confusão que ele causa.
Nota:

26 comentários:

  1. Nossa, Eu nunca ouvi falar desse livro... Mas pelo que vc falou eu fiquei bem interessado na leitura... nunca li um livro de suspense policial, mas a sua resenha me cativou bastante! Eu goste de resenha assim, pequena e que dê pra espressar tudo que vc sentiu pelo livro!!

    http://infinitoparticulardoslivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Que interessante! Já ouço falar do Douglas Adams há tempos, leia-se desde que meu último blog começou (era literário), mas até hoje não li seus livros. Acho que pode ser uma ótima opção para começar, já que estou fugindo de séries, não? Beijos e sucesso! Já estou te acompanhando.

    Ensaiando

    ResponderExcluir
  3. A sinopse do livro me pareceu confusa, mas acredito que a leitura dele não seja.
    Gosto de livros mais leves e engraçadinhos.
    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
  4. Oiii, guria eu quero muito esse livro, conheço a maioria de suas obras, mas ainda não tive a oportunidade de ler :(( eu adorei essa capa e as fotos, com toda certeza quero ler.
    Beijos ❤
    Segredosliterarios-oficial.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Eu fiquei super curiosa para ler esse livro, já que li 'O Guia do Mochileiro das Galáxias' e adorei.
    Beijos

    http://myself-here1.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Oiee! Ando lendo vários livros confusos no inicio, mas que depois vale a pena,sem duvida vou querer ler esse livro. Suas resenhas estão sempre ótimas!

    ResponderExcluir
  7. Oi Paac, tudo bem?
    Li esse livro e ele foi confusão do início ao fim pra mim!
    Tudo na história foi muito confuso e o final foi decepcionante pra mim, então não curti essa leitura.

    Beijos :*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  8. Oi Paac, tudo bem?
    Eu conheço o autor e sua fama, mas ainda não li nada dele. Não é uma leitura que me desperta o interesse agora, porém vou anotar a dica. Quem sabe eu leia ano que vem, pois gosto de investigação.

    Beijos
    Leitora Sempre

    ResponderExcluir
  9. Esse é um livro que eu quero muito ler, mas eu nunca te imaginei lendo. Conhecendo seu gosto, realmente não parece que é um livro que ia te deixar "OMG".

    http://www.laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi Paac, tudo bem?
    Eu adorei o livro, mas ao contrário de vc eu já havia lido a série do Guia do Mochlileiro das Galáxias, o primeiro livro 2 vezes, a primeira quando eu tinha 16 anos, então já sabia o que esperar e por isso não me decepcionei apesar de não ser fã do gênero, apenas do autor.
    Bjs

    http://a-libri.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Não li toda a série do Guia, mas gosto do que li. Desde que vi Agência fiquei curiosa, pq a escrita do autor é bem única! hehehe
    Lerei um dia.

    Infinitos Livros

    ResponderExcluir
  12. Poxa sério que essa obra dele deixou a desejar? Não ando encontrando muitos comentários positivos =/

    ResponderExcluir
  13. OIIIE
    Bela resenha e dica para amadores do gênero, o livro deve estar sendo muito amado para os fãs haha não leria mas sei de amigos que adoram

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Olá,
    Eu quero ler esse livro!
    Hahaha sério, amo a escrita do Douglas Adams e sempre dou risada com eles, então só por isso e mesmo o livro sendo lento, me interessei bastante.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário, ele fará o autor do post se sentir feliz e correspondido e mais próximo de você que leu até aqui, obrigada e lembre-se: literatura é arte que empodera e liberta! @bardaliterária.

@bardaliterária