Enquanto Bela Dormia de Elizabeth Blackwell

Nome: Enquanto Bela Dormia
Autor: Elizabeth Blackwell
Editora: Arqueiro
Ano: 2016 
Páginas: 368
Skoob: Adicione

Sinopse: Nos salões de um castelo, uma confidente leal guardou por muitos anos os segredos de uma rainha linda e melancólica, uma princesa que só queria ser livre e uma mulher que sonhava com a coroa. Esta é sua história. Ambientada em meio ao luxo e às agruras de um reino medieval, esta releitura de A Bela Adormecida consegue ser fiel ao clássico ao mesmo tempo que constrói uma narrativa recheada de elementos contemporâneos. Nessa mescla, os dramas de seus personagens – um casal infértil, uma jovem que não aceita viver em uma redoma e uma família despedaçada pela inveja – tornam-se atemporais. Quando a rainha Lenore não consegue engravidar, recorre aos supostos poderes mágicos da tia do rei, Millicent. Com sua ajuda, nasce Rosa, uma menina linda e saudável. No entanto, a alegria logo dá lugar às sombras: o rei expulsa de suas terras a tia arrogante, que então jura se vingar. Seu ódio se torna a maldição que ameaça a vida de Rosa. Assim, a menina cresce presa entre os muros do castelo, cercada dos cuidados dos pais e de Flora, a tia bondosa e dedicada do rei que encarna a fada boa do conto original. Mas quando todas as tentativas de proteger Rosa falham, é Elise, a dama de companhia e confidente da princesa, sua única chance de se manter viva. E é pelos olhos dessa narradora improvável que conhecemos todos os personagens, nos surpreendemos com o destino de cada um e descobrimos que, quando se guia pelo amor – a magia mais poderosa do mundo –, qualquer pessoa é capaz de criar o próprio final feliz.

   Sabe aquele livro que ao ver a capa e ler a sinopse você imagina algo e quando começa a ler começa a ver que é completamente diferente do que imaginou, mas de uma maneira muito boa? Pois bem é exatamente isso que encontrei nessa leitura, e gostei bastante do que li.
   A história é narrada por Elise uma garota pobre e humilde que vai contando suas aventuras e desventuras desde a saída da pobre cidade onde vivia até o rumo que toma ao castelo. Elise é uma personagem que faz parte da história de Bela e é de seu ponto de vista que vamos conhecendo o que realmente aconteceu no conto de fadas.
   O livro é narrado em primeira pessoa pela personagem Elise e segue de forma fluída e muito envolvente, sem excessos de narrações, a diagramação é simples com páginas amarelas e detalhes em cada letra inicial do capítulo, além de pequenos detalhes na separação de cenas contadas e também no inicio de cada capítulo, a capa é linda e apaixonante com elementos que realmente lembram a clássica cena em que o castelo é tomado por enormes raízes que o deixam totalmente coberto, eu amei a escolha da capa a editora arrasou, com toda certeza é uma das mais lindas da minha estante.
“Não sou o tipo de pessoa sobre quem se contam histórias. Os que têm origem humilde sofrem suas mágoas e comemoram seus triunfos sem serem notados pelos bardos e não deixam vestígios nas fábulas de sua época. Criada numa mísera fazenda com cinco irmãos homens, eu sabia que se esperava que me casasse aos 16 anos e trabalhasse num pedaço de terra igualmente pobre, com minha prole de filhos subnutridos. Era um caminho que eu teria seguido sem questionamento, não fosse por minha mãe.”

   É difícil encontrar releituras que consigam trazer elementos reais a um conto de fadas e Elizabeth conseguiu fazer isso com muita maestria, não temos aqui o conto em sua forma "romântica" como conhecemos, não há uma maldição propriamente dita, na verdade encontramos situações e sentimentos com os quais já conhecemos como a inveja, a intriga, a sede de poder, a guerra e a temida varíola (que colocou Elise no caminho de Bela) porém ainda temos todo esse encanto de uma história com príncipes, enormes castelos, magia. Eu gostei de ler uma releitura onde a personagem feminina, sendo ela Elise ou Bela, é forte e determinada, e trilha seus próprios caminhos em busca de seus sonhos. O final foi bem inesperado, eu imaginei algo bem parecido mas não dá forma como ocorreu e foi um grande ponto para a história.

Nota:


21 comentários:

  1. Oie! Tudo bem?

    Nossa, todas as resenhas que li sobre esse livro foram positivas! E todas ressaltam o final inesperado do livro. Acho isso muito bacana! Além disso, saber que a obra traz elementos reais, apesar de ser uma releitura de contos de fadas, é bem interessante também. ótima resenha, paac!
    Beijos,

    Juliana Garcez | Livros e Flores

    ResponderExcluir
  2. Woooow eu tinha começado a leitura dele e parei, mas vou voltar! Adorei tua resenha <3

    blogharlancobenbrasil.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Olaaa! Adoro esses livros que são releituras de contos de fadas, mas acho que só li e gostei. Sempre vejo os filmes mas raramente leio algo. Já li várias resenhas deste livro, ele está até aqui na minha lista de leitura mas sempre esqueço de começar ele. Gostei da sua resenha, me deixou curiosa pelo livro e vou colocar ele mais a frente da lista haha

    Beijão da Lari!
    Brilliant Diamond |
    Fan Page

    ResponderExcluir
  4. Oie! Desde que fiquei sabendo desse lançamento da Arqueiro fiquei louca para conhecer a história, pois acho sensacional a criatividade que alguns autores têm de criar releituras tão incríveis. Porém achei a resenha um pouco incompleta. Fiquei com curiosidade de saber a importância de Elise na história de Bela, pois não sei quando terei a oportunidade de realizar a leitura. De qualquer forma, sua resenha ficou muito legal. A diagramação do livro parece realmente linda ♥

    Beijos,
    Fernanda F. Goulart,
    Império Imaginário.

    ResponderExcluir
  5. Estou num desejo absoluto por ler esse livro, sério. Eu gostei do enredo dele, da ideia geral da história e acho que a narrativa compensa muito. Gosto muito de livros que fazem releituras e apresentam algo original.

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Eu li recentemente uma resenha desse livro e a sua não deixou nada a desejar.Tá incrível.Parabéns!
    A História é bem interessante intercalando entre o clássico e uma nova roupagem,parece ser bem legal mesmo.
    Abraço;

    http://estantelivrainos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Quando a gente encontra algo que não é o que a gente esperava, mas de um jeito bom, é ótimo! :) Esse livro me atraiu desde o início, a capa é linda demais. Adoro personagens femininas fortes e determinadas, e gostei de saber que a autora conseguiu colocar elementos reais na sua releitura.

    Beijo.

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é bom ler algo que sai da expectativa mais ainda sim é bom.

      Excluir
  8. oi,tudo bem?
    Eu adoro contos de fadas e suas releituras sempre me chamam a atenção. Esse em particular tem me atraído por tirar o foco do príncipe e da princesa, e colocar um personagem mais real como protagonista. Gostei de saber que a autora conseguiu trabalhar bem, esse elemento mais real
    beijos
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. outro ponto bom né? tirar o foco da indefesa e do romance e colocar contextos mais reais.

      Excluir
  9. Oie, tudo bem? Eu dei esse livro para a minha colunista ver e ela ta adorando! E ela me disse a mesma coisa que vc, que leu a sinopse e encontrou algo diferente. A capa desse livro é muito bonita, a Arqueiro caprichou. Parabéns pela ótima resenha! Espero que possa ver a nossa em breve :)

    Academia Literária DF

    ResponderExcluir
  10. Eu amo releitura de contos de fada e atualmente estou lendo este. Até o momento posso dizer que estou gostando, a narrativa é muito fluida e envolvente.
    Gostei da resenha ;)

    Bjs!

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário, ele fará o autor do post se sentir feliz e correspondido e mais próximo de você que leu até aqui, obrigada e lembre-se: literatura é arte que empodera e liberta! @bardaliterária.

@bardaliterária