O Nome do Vento de Patrick Rothfuss

Livro: O Nome do Vento
Autor (a):  Patrick Rothfuss
Editora: Arqueiro
Páginas: 656
Skoob: Adicione

Sinopse: Ninguém sabe ao certo quem é o herói ou o vilão desse fascinante universo criado por Patrick Rothfuss. Na realidade, essas duas figuras se concentram em Kote, um homem enigmático que se esconde sob a identidade de proprietário da hospedaria Marco do Percurso.Da infância numa trupe de artistas itinerantes, passando pelos anos vividos numa cidade hostil e pelo esforço para ingressar na escola de magia, O nome do vento acompanha a trajetória de Kote e as duas forças que movem sua vida: o desejo de aprender o mistério por trás da arte de nomear as coisas e a necessidade de reunir informações sobre o Chandriano - os lendários demônios que assassinaram sua família no passado.
Quando esses seres do mal reaparecem na cidade, um cronista suspeita de que o misterioso Kote seja o personagem principal de diversas histórias que rondam a região e decide aproximar-se dele para descobrir a verdade.
Pouco a pouco, a história de Kote vai sendo revelada, assim como sua multifacetada personalidade - notório mago, esmerado ladrão, amante viril, herói salvador, músico magistral, assassino infame.
Nesta provocante narrativa, o leitor é transportado para um mundo fantástico, repleto de mitos e seres fabulosos, heróis e vilões, ladrões e trovadores, amor e ódio, paixão e vingança.


Uma fantasia épica, emocionante mas que quase me fez desistir da leitura por coisas bem pequenas...
O nome do Vento conta a história de Kvothe também conhecido como Kote, um homem que é dono de uma simples estalagem em uma pequena cidade e que decide contar sua história de vida para um cronista, e fará isso durante 3 dias e se verá mais uma vez passando por todos os acontecimentos de sua vida, como o assassinato de sua família, sua vida com a trupe da qual fazia parte, os demônios que muitas vezes atravessaram seu caminho, sua tão sonhada chegada a Universidade e tantos outros feitos que o tornaram uma lenda.
O nome do Vento é o primeiro livro da trilogia A Crônica do Matador de Reis, que se ambienta em um universo um pouco parecido com nossa realidade e que se chama Os quatro cantos da Civilização e conta apenas o primeiro dia da história, cada livro representará um dia em que Kote conta sua história ao cronista.
No início da leitura foi bem complicado pra mim, a escrita de Patrick é realmente boa mas ainda sim detalhada e um pouco difícil, (pelo menos na minha opinião) eu diria que é quase maçante, muitas narrativas e pouca ação. Em contraposição a isso temos um universo gigantesco, fantástico, criativo, curioso e muito viciante, personagens caricatos, cheios de personalidade com suas características especificas e histórias, uma sociedade com sua própria cultura, ambiente e demônios um pouco diferentes do que já se leu em fantasias além de um link interessante com a mitologia cristã. Eu já havia lido uma história escrita pelo autor e não tive dificuldade com a leitura, o que ao meu ver mostra bem a versatilidade do autor na hora de escrever, mas achei que o livro poderia ser menor, isso talvez o torna-se menos cansativo, a história criada pelo autor tem seus fascínios e com certeza agrada muito aos amantes de uma boa fantasia.


Nota:



18 comentários:

  1. Olá,

    o nome do vento, esse é um livro que deve ser fantástico, é também um calhamaço, tenho os três livros dessa série do Patrick Rothfuss, mas ainda não li. www.sagaliteraria.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi Paac, tudo bem?
    Eu gosto de ler fantasias! Não é meu gênero favorito, mas eu aprecio muito quando se trata de uma boa história e com bons personagens.
    Acho a premissa dessa trilogia interessante, mas o fato de ser uma leitura mais difícil, me deixa em dúvidas sobre ler ou não...

    Beijos:*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  3. Olá,
    Ual nota 5? Que bom que gostou, confesso que escritas mais detalhistas não me atraem, não que eu seja preguiçosa para ler. obvio que não, mas sei la pra mim se torna muito chato. Mas que bom que conseguiu e gostou, sério mesmo.
    Parabéns.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Olá! Conhecia bem pouco sobre o livro, não sabia inclusive que o livro se passava em um dia. Pelo que vi o livro é bem gordinho! kkk Por isso o livro ficou cansativo, o que é uma pena... porque o bom da fantasia é o dinamismo, pelo menos os que li. rs Tirando isso você me deixou curiosa, quem sabe um dia eu dou oportunidade?!
    Beijos
    www.lendoeapreciando.com

    ResponderExcluir
  5. Paac, faz tempo que eu estou pra ler esse livro, mas ainda não li.
    Tenho os dois primeiros livros da trilogia aqui me esperando.
    Eu já ouvi dizer mesmo que a leitura é meio maçante, mas que vale a pena.
    Espero gostar.

    Beijos!

    www.oblogdasan.com

    ResponderExcluir
  6. Confesso que livros com narrativas complicadas não são pra mim, pois assim eu acho que o autor está brincando com minha cara e assim que termino acabou por dar uma nota baixa. Já esse livro, eu já escutei falar diversas vezes e confesso que estou um pouco curiosos para ler.

    Atenciosamente Um baixinho nos Livros.

    ResponderExcluir
  7. Oi Paac, acho que eu demoraria pelo menos uns 3 meses pra terminar uma leitura dessas...como costumo ler diversos livros ao mesmo tempo, demoro um pouco pra finalizar, imagina um livro de quase 700 página? Há tempos estou pra ler 'It - A Coisa' do King, mas é tanto livro de parceria que só fico adiando a leitura ;(

    Parabéns pela resenha!

    Beijokas da Quel ¬¬
    Literaleitura

    ResponderExcluir
  8. Olá; eu ainda não li nada do autor, já havia visto a capa desse livro por aí mas ainda não sabia do que se tratava a história, me pareceu interessante.

    petalasdeliberdade.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Olá Paac, eu já li varias resenhas positivas desse livro e pela sua deu para perceber que ele deve ser realmente bom, mesmo a escrita do autor sendo um pouco maçante acho que pelo universo que ele criou super vale a pena lê-lo *-*

    http://meumundo-meuestilo.blogspot.com/2016/02/YoungEditorial.html

    ResponderExcluir
  10. Oi Paac, sua linda, tudo bem
    Esse livro está me deixando dividida, pois adoro fantasia e pelo visto o que esse autor criou é único. Mas narrativas muito detalhistas não funcionam comigo, eu perco o interesso. Mas se mesmo assim deu nota máxima, acho que vou dar uma oportunidade. Gostei muito da resenha.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário, ele fará o autor do post se sentir feliz e correspondido e mais próximo de você que leu até aqui, obrigada e lembre-se: literatura é arte que empodera e liberta! @bardaliterária.

@bardaliterária