O que há de estranho em mim de Gayle Forman

Nome: O que há de estranho em mim 
Autor: Gayle Forman
Editora: Arqueiro
Ano: 2015
Páginas: 214
Skoob: Adicione

Sinopse: Ao internar a filha numa clínica, o pai de Brit acredita que está ajudando a menina, mas a verdade é que o lugar só lhe faz mal. Aos 16 anos, ela se vê diante de um duvidoso método de terapia, que inclui xingar as outras jovens e dedurar as infrações alheias para ganhar a liberdade.
Sem saber em quem confiar e determinada a não cooperar com os conselheiros, Brit se isola. Mas não fica sozinha por muito tempo. Logo outras garotas se unem a ela na resistência àquele modo de vida hostil. V, Bebe, Martha e Cassie se tornam seu oásis em meio ao deserto de opressão.
Juntas, as cinco amigas vão em busca de uma forma de desafiar o sistema, mostrar ao mundo que não têm nada de desajustadas e dar fim ao suplício de viver numa instituição que as enlouquece.

O que há de estranho em mim conta a história de Brit, uma garota de 16 anos que se vê enganada pelo pai e levada para um reformatório de garotas chamado Red Rock, lá ela tenta se adequar e sobreviver ao sistema completamente deturbado e opressor que reina ali e para isso conta com a ajuda das amigas que conquistou nesse tempo aprisionada, Virginia ou V como prefere ser chamada, Bebe, Martha e Cassie, cada uma com seus problemas pessoais e motivos estranhos pra estarem ali.
O livro é relativamente curto com 214 páginas divididos em 29 capítulos não muito longos. Gayle Forman ficou conhecida após o livro “Se eu ficar” ser adaptado para o cinema, em 2015 foi lançado “Eu estive aqui” que foi outro grande sucesso da autora. A edição está muito bem feita, tive dificuldades com o tamanho da letra e achei que poderia ser um pouco maior, mas adorei a capa que combina bem com o que a história traz.
Minha primeira experiência com a obra foi a melhor possível, estou apaixonada pela escrita da autora, o enredo é inovador e da pra notar que a autora fez bem sua pesquisa antes de criar a história. Brit é uma personagem forte, inteligente e bem independente dentro das possibilidades que tem, sua mãe tem um problema e isso acaba sendo uma grande influência em sua vida e um dos motivos de seu sofrimento dentro do reformatório. Red Rock é um reformatório de meninas onde o foco deveria ser ‘transforma-lás’ em adolescentes ‘normais’ com seus métodos de terapia, mas o que vemos são garotas sendo tratadas de forma desumana, métodos opressores e completamente distorcidos de terapia individual e em grupo.
Gayle acertou em cheio na fórmula escolhida para a história, personagens diferentes, com personalidades e comportamentos diferentes, mas que criam no leitor aquela empatia necessária para que sejam amados, e que encontram uma nas outras a força para permanecerem e sobreviverem naquele lugar, ao meu ver o maior foco do livro é a relação de amizade entre a 4 amigas, suas relações conturbadas com os pais, a busca pela identidade e superação de seus traumas, é impossível não se sentir como elas e entender seus problemas e se compadecer de algumas histórias que ouso dizer que são tão realistas quanto muitas que existem por ai. A dosagem do romance está no ponto certo, nada de enrolação e encheção de diálogos amorosos e chorosos que normalmente me irritam em algumas obras, tudo foi dentro do que a personagem se mostrava ser. O final foi bem interessante confesso que gostei apesar de já imaginar algo do tipo mas o que me encantou mesmo foi a construção da história, as relações e o que podemos tirar da leitura.

Recomendo o livro pra quem gosta de uma leitura que tem seus momentos de ação mas é cheio de grandes momentos de amizade, cumplicidade e reflexão.
Nota:


24 comentários:

  1. Eu li todos os outros livros da Gayle já publicados aqui no Brasil. De todos, acho que "Eu estive Aqui" foi o que mais gostei, pois a autora faz também esse movimento de pesquisa sobre o temo que escreve. Eu ainda não li esse, mas pelas resenhas que já li, parece que o livro tem bastante qualidades. Pela premissa, o livro me faz lembrar de Garota interrompida.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Desde o primeiro livro que eu li da Gayle Forman, me apaixonei perdidamente pela escrita dela! Fiquei um pouco frustrada com "Para Onde Ela Foi", mas amor verdadeiro insiste, mesmo quando parece difícil. kkkkk

    Já estava de olho nesse novo livro, e a sua resenha só veio mesmo para aumentar as minhas expectativas em relação a mais uma história da minha amada Gayle. ♥

    Bjs
    Te convido a me visitar, também! ♥
    • Sentido Literário •

    ResponderExcluir
  3. Já escutei falar desse livro e não pensava que ele era tão bom assim! Pretendo ler em breve "assim que tiver uma oportunidade".

    Atenciosamente Um baixinho nos Livros.

    ResponderExcluir
  4. Olá! Já li algumas coisas sobre esse livro quando a Arqueiro anunciou o lançamento, mas é a primeira resenha que leio. Gostei bastante da proposta do livro e fiquei curiosa para conhecer as histórias e problemas as garotas. Estou lendo uma obra que tem um enredo parecido, com um internato e métodos de ensino bem diferentes. Confesso que ficar sabendo de tudo o que acontece com os personagens é bem impactante. Com certeza anotarei a dica e lerei essa obra. :3

    Beijos,
    Fernanda F. Goulart,
    Império Imaginário.

    ResponderExcluir
  5. Oi Paac adorei sua resenha...estou doida pra ler essa obra.

    Beijokas da Quel ¬¬
    Literaleitura

    ResponderExcluir
  6. Olá!

    Já li outros livros da Gayle e eu adorei a escrita dela! A forma como ela conduz tudo, é incrível!
    Então, depois de ler a sua resenha, confesso que estou DOIDA para conferir esse também! Obrigada pela dica, irei anotar aqui!!

    Beijos, Kamila
    www.vicio-de-leitura.com

    ResponderExcluir
  7. Oi!
    Acredita que até hoje não li nenhum livro da autora?
    Apesar de ver muitos comentários positivos quanto a suas obras, nunca me senti muito tentada a ler qualquer um deles.
    Mas confesso que depois de ler a sua resenha (é a primeira que leio do livro), fiquei com vontade de lê-lo.
    Se mais para frente eu tiver a oportunidade de ler, não hesitarei :)

    Beijos!
    www.aculpaedosleitores.com

    ResponderExcluir
  8. Olá Paac, esse livro parece realmente ser muito bom mesmo, adoro quando a autora trás um tema forte/importante como este e junto com sua boa escrita consegue conquistar o leitor *-* Espero poder lê-lo em breve.

    Visite "Meu Mundo, Meu Estilo"

    ResponderExcluir
  9. Querendo esse livro demais. Eu confesso que não gostei de outras publicações dessa autora, mas todo mundo pode melhorar a escrita, não é? Tá todo mundo falando muito bem do enredo desse livro e eu tô louca pra ler.

    laoliphant.com.br

    ResponderExcluir
  10. Olá Paac tudo bem, eu gostei muito da escrita de Gayle no livro Eu estive aqui, e no filme adaptado Se eu ficar, as questões que ela aborda no livro são bem profundas e nesse livro O que há de estranho em mim não fica atrás, ele despertou minha curiosidade no lançamento e sua resenha reforçou minha vontade de ler! Bjkas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu não li eu estive aqui mas fiquei bem curiosa por causa das resenhas que li

      Excluir
  11. Olá; venho adiando ler algo da autora que está sendo super comentada ultimamente, mas desde que li a sinopse desse livro, tenho uma vontade enorme de lê-lo. Ótima resenha!

    petalasdeliberdade.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Oie, tudo bem? Tenho lido várias resenhas deste livro e sempre fico mais curiosa ainda para ler. A história começa interessante desde a sinopse e é impossível ficar alheio a ela. Essa autora é incrível e nos conquista pela sua escrita. Sua resenha ficou excelente. Beijos, Érika

    - www.queroseralice.com.br -

    ResponderExcluir
  13. Oie
    eu adoro a autora apesar de ter lido poucos dela, quero ler todos, ela sempre escreve enredos que me atraem e esse parece ser mega interessante, adorei sua resenha e só estou mais curiosa

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário, ele fará o autor do post se sentir feliz e correspondido e mais próximo de você que leu até aqui, obrigada e lembre-se: literatura é arte que empodera e liberta! @bardaliterária.

@bardaliterária