Cultive: Amizade na Blogosfera

   Comentar sobre esse assunto é algo complicado, e que muitas vezes pode ferir o ego de quem lê. Já não é de hoje que notamos o quanto os blogueiros estão se tornando cada vez mais egoístas, não estou dizendo que todos são assim, mas é notável que um grande número pensa apenas em si e em seu ganho próprio, o foco é apenas no individual. Eu lembro bem que na época em que criei o meu primeiro blog, lá em meados de 2010 senão me engano, eu não compreendia muito como funcionava essa atmosfera de blogueiros, mas quase todos os blogs que eu visitava tinha algum comentário positivo e existiam mais posts sobre os blogs que eles gostavam, até o ano passado eu via muitos posts em que alguns blogs "famosos"deixavam um espaço pra os leitores divulgarem seu trabalho e aquilo era muito legal (conheci dois blogs incríveis assim).

   Acho que já deu pra entender o que quero dizer não é mesmo? Cada vez mais tenho notado que os blogueiros só contribuem entre si em sorteios ou promoções e muitas vezes até o contato pra isso é totalmente impessoal, sem vínculo, sem algum tipo de amizade e sem contar aquela pequena (que eu prefiro acreditar ser uma pequena) minoria que ou quer crescer em cima do outro ou quer derrubar o outro, sim eu já vi isso e se não bastasse ainda tem uns e outros que tratam tudo como se fosse "concorrência", como se ambos estivessem concorrendo a um emprego incrível no google, o que é bem ridículo. Não estou dizendo que é apenas isso que existe na blogosfera atual, estou apenas dizendo que este tipo de atitude e comportamento está se tornando cada vez mais aparente e mais incômodo. Blogueiros que criam seus blogs porque acham que vão ser famosos e receber coisas, blogueiros antigos e novos que tentam derrubar uns aos outros, grupos de blogueiros onde a galera apenas joga seus links mas não se preocupa em olhar o link do outro, entre outras atitudes bem egoístas. Se você que está lendo isso acha que o intuito é tocar a ferida, você acertou, eu quero tocar na ferida, quero que a carapuça sirva e isso gere algum tipo de mudança em você que age dessa maneira.

   Não me julgo perfeita, pelo contrário, eu erro e erro muito, mas a cada dia tento melhorar e mostrar isso nas minhas atitudes em relação a minha vida e ao meu blog, prefiro criar bons amigos blogueiros, ter esse nicho lindo e pessoal com vínculos de amizade do que fingir que gosto e agir de forma que não condiz com meu caráter, e apesar desse pequeno puxão de orelha que estou dando aqui (momento mãe) não creio que falar e não fazer também seja produtivo, então eu me propus a pequenas atitudes nesse caminho para as mudanças, a primeira delas foi criar um cantinho pros meus favoritos, fui lá e criei meu Blogroll, sempre que puder e gostar vou divulgar blogs que acompanho com posts que acho úteis, sim é divulgação do trabalho alheio, sim estou fazendo "de graça" e sim eu sei que estou crescendo o trabalho do outro (e não vejo problema nisso), eai eu te pergunto:  Qual o mal em fazer isso? Qual o mal em divulgar algo que você gosta e que te acrescenta de alguma forma? Porque não fazer isso? Quando tiver as respostas pra essas perguntas, reflita e tome as pequenas atitudes cabíveis, se proponha como eu me propus, seja a mudança que você quer ver, porque eu quero uma blogosfera mais unida, mais amiga e sei que pra isso preciso fazer minha parte. 

   Estou sempre aberta a opiniões e mudanças, o que você acha da blogosfera atual, o que você queria que mudasse, quais suas opções de mudança? Conta pra mim.





41 comentários:

  1. Achei o texto maravilhoso e muito realista.
    Infelizmente é a mais pura verdade. Essa concorrência é chata e visivel. Estou nesse meio faz muito tempo, porém o blog literário tem só dois anos. De inicio achei que fosse o tema para o blog que escolhi, mas com o tempo percebi que foi a na época que criei.

    É uma triste realidade, mas pense bem, infelizmente não é só no meio literário que sofremos essa concorrência, o mundo real também está esse caos.

    Como já disse; é uma triste realidade. :/

    Beijos

    Débora | www.emcadapagina.com

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Adorei o tema da sua postagem! Infelizmente o que mais está se tornando crível na blogosfera é esse egoísmo. Tento entrar em contato com blogs, pra conversar ou até mesmo pedir dicas de como ele começou... e recebo tanto arrogância. Sempre que alguém me procura, vou lá e ajudo da maneira que for.

    E infelizmente tenho que concordar com a Débora, no comentário acima, não é só o meio literário e blogosfera de uma forma geral, mas o mundo real que está um caos. =/

    Beijos
    www.lendoeapreciando.com

    ResponderExcluir
  3. Amei amiga, sério, você tirou as palavras da minha boca, o mundo de blogs está uma coisa horrível, muitos querendo ser mais do que o outro, e gente, o intuito e só falar de livros, sempre a espaço para fazer isso, não precisa passar encima de ninguém, o que for para ser seu será, na hora certa!!!
    Mas não e só aqui que está um caos não e mesmo? E tudo, o mundo está doente por essa ganancia, infelizmente.
    AMEI sua postagem de hoje sério, parabéns.

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Muito legal o post, Paac! Me identifico bastante com o que você diz. O motivo? Vamos lá. Já tive mais de um blog, mais ou menos desde 2008, quando a sensação era o "Marina By Templates" e o "Evelyn's Place". Naquela época, quando eu escrevia diários e não me preocupava em conteúdo e em ter ou não público, era mais fácil aprender porque todos que tinham blogs tinham satisfação em ajudar. Eu ajudei alguns blogueiros e fui ajudada por outros, desde html a como melhorar postagens e conheci pessoas legais por isso. Depois que comecei no meio literário, muitos blogueiros me ajudaram também. Mas, com o tempo, independente de qualquer fator, percebi que é cada um por si. Não vejo há um bom tempo pessoas se ajudando, a não ser que eu entre em sites de html e afins, que já são voltados para isso. O que vejo é blogueiro tentando passar outro em número, vlogueiro negando ajuda a um certo programa porque, você sabe, "se o outro souber mexer, eu ganho concorrência" e por aí vai. Isso acontece em qualquer área da nossa vida, né, fato. Mas como é chato! Parece que a blogosfera, seja do tema que for, está viciada. Como se uma pessoa fosse maior que outra. É tenso. Essa foi uma das várias razões pelas quais eu optei por seguir a escrita e acabar com o meu blog literário, embora ainda ame ler e resenhe no Skoob. Nem todo mundo entende que há blogs bacanas tentando parcerias, que há blogs que não querem só número ou só ganhar livros, sem comprar. Enfim, é um tema que dá pano para manga. Acho que se voltássemos alguns anos as coisas e pessoas não seriam tão influenciáveis. Beijos, amei!

    Carolina Gama

    ResponderExcluir
  5. Você falou apenas verdades. Os blogueiros mais antigos e que são mais famosos, eles acabam pisando em cima dos mais novos, como se eles não precisassem mais de público. Sei lá, não é porque você cresceu que vai esquecer os coleguinhas, quanto mais você ajuda o próximo, mais você vai ganhar com isso. Mas enfim, eu comecei agora na blogosfera, e algumas coisas as vezes me desanima.
    https://nerdbookblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  6. Oi Paac! Adorei o texto! Sim tocou na ferida uhahuhauhua brincadeira! Confesso pra vc que sinto saudade da blogsfera antiga, dos diários mesmo, que falava da vida e tals, sei lá, acho que rolava uma identificação uma amizade mesmo. A Carol aí em cima falou de dois sites que eu amava e me senti uma velha srsrsr faz parte, mas a gente comenta nos blogs pq sei la, identifica com a leitura ne? Lá no blog a gente ainda não arrumou o blogroll afinal somos 3 postando tem de sentar e ver. Mas o que vc disse é verdade, falta a amizade, a essa 'coisa' de qrer o bem do outro tbm. Vou te ser sdincera, la no grupo Blogueiros Geek achei muita gente bacana (inclusive seu blog!) , que quando comenta ou algo assim, vc vê que é gente como a gente =D acho que isso tem de continuar. Blogueiros não são seres inacessíveis não?! Beijos linda! =*

    www.poisonmakeup.com

    ResponderExcluir
  7. Hello Paac! Sou muito a favor de cultivar a amizade entre os blogs, eu bato nessa tecla há muito tempo sabe, meu blog tem apenas 3 anos, mas eu sempre visitei blogs para comentar, e sempre vejo o descaso de certas pessoas que nem ao menos leem os post ou tem um comentário construtivo. Só querem seguidores, comentários de qualquer jeito visando somente números para parceria. Eu prefiro não ter nenhum comentário, do que pessoas que chegam e falam, não gostei desse livro e passo.! Poxa gente presta atenção, eu tenho parceria com a editora e comentários assim é pura perda de tempo, por que comentar então... Mas eu tenho esperança que as pessoas se tornem mais solidárias, que pense no próximo como se fosse ele mesmo! Adorei seu post! Bjkas

    ResponderExcluir
  8. Falou tudo, Paac. Nós estamos no mesmo barco e sempre aprendemos alguma coisa, é no minimo decepcionante que essas experiencias não possam ser compartilhadas. É tão comum que mesmo quando os blogueiros se juntam para além do sorteio eles na verdade estão se preparando para um próximo. O que me consola são as exceções, assim como eu já busquei ajuda e encontrei, já vieram me pedir uma dica, explicação e eu dei na hora. Eu acredito, de verdade, que nós possamos restaurar pelo menos um pouco daquele lugar aconchegante que era a blogosfera. Não vai voltar tudo, infelizmente, mas se cada um fizer um pouquinho nós poderemos melhorar.

    ResponderExcluir
  9. Paac, que texto incrível!

    Eu penso exatamente como você.
    No passado, os blogueiros interagiam muito mais, tinham amizade mesmo, né?
    Hoje, na blogosfera, amizade é out e contatos é in, né não?
    Mas eu ainda faço parte daquela minoria que preza pelas amizades e que não se importa em recomendar gente boa.

    Parabéns!



    Beijos!


    www.oblogdasan.com

    ResponderExcluir
  10. Que Post bacana!
    Concordo,existem muitos blogueiros egoístas e principalmente imaturos,que não sabem nem ao menos diferenciar uma opinião de uma crítica,quanto mais acatar aquela que não é exatamente um elogio. Tá meio complicado,mas a esperança está em ver pessoas decentes e amáveis e que exerçam o bem,assim como você e seu texto.
    Parabéns,adorei!
    Abraço;

    http://estantelivrainos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Oi Paac, gostei muito do texto, ele certamente vai incomodar muitas pessoas, mas e daí? É esse mesmo o objetivo, cutucar o pessoal "acorda meu querido...você não vai chegar a lugar nenhum desse jeito!".
    Quando criei o blog, eu não tinha pretensão nenhuma, foi uma coisa espontânea. Ele surgiu como uma extensão da página que eu havia criado no facebook um ano antes, a qual criei pelo simples fato de não ter ninguém com quem falar sobre os livros que eu andava lendo, pois a maioria dos meus amigos não tinham muito esse hábito (hoje acontece algo até engraçado...começou andar comigo, dançou! Certamente em um curto espaço de tempo você comprará um livro para iniciar uma leitura ou vai pegar um dos meus emprestados...é quase impossível isso não acontecer), alguns dos meus melhores círculos de amizade eu formei através do blog...aquele tipo de amizade que você nunca viu a pessoa e pode ser que você nunca terá a oportunidade de conhece-la pessoalmente, mas sabe que quando precisar é só mandar uma mensagem pelo facebook que seu amigo certamente estará lá para acalmar seu desespero e ouvir aquilo que está te angustiando.
    Não sei por qual motivo as pessoas tendem a achar que esse universo não passa de uma competição, acredito que possa ser pela crescente e desesperada busca por parcerias com editoras, o que é uma bobeira na minha opinião. Tudo bem, uma coisa é certa..."Quem não quer uma parceria com uma editora bacana?" Mas isso não justifica sair por ai denegrindo o trabalho das outras pessoas. Tem gente que cria um blog literário pensando em conseguir uma biblioteca com os livros que recebe de parcerias, tudo bem que é super legal ganhar um livro, quem não gosta? Mas para mim a parceria deveria ser vista não como uma forma de conseguir livros e sim uma confirmação do trabalho que o blogueiro está desenvolvendo, se alguém quer ser seu parceiro é porque o seu esforço está sendo reconhecido...alguém está realmente gostando de algo que você criou...quer coisa mais maravilhosa que isso? Mas na realidade o que mais vemos são pessoas querendo fazer parceria com outros blogs (entre blogs) somente por conta do número de seguidores e editoras parceiras que o "amigo' tem.
    Concordo com você quando fala que esse meio tornou-se cada vez mais mesquinho, precisamos ser mais amigos e menos 'Humanos', que ao meu ver é uma palavra que está se transformando em sinônimo para termos como egoístas e hipócritas. Parabéns pelo texto!

    Beijokas da Quel ¬¬
    Literaleitura

    ResponderExcluir
  12. É por isso que eu gosto de você, tá vendo? Eu queria muito que acabasse essa competição entre os blogueiros. Digo, um leitor pode gostar e acompanhar quantos blogs ele quiser, ninguém precisa ser o melhor, entende? Se as pessoas se ajudassem mais, talvez os blogs pudessem crescer juntos.

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. leitores decidem o que gostam, sabotar o outro não te ajuda nisso, mas colaborar ajuda não é mesmo? também adoro vc debs kkkk

      Excluir
  13. Oii, Paac! Tudo bom?
    Adorei seu texto! Veio bem na hora certa. Tenho o blog há mais de 2 anos e recentemente tenho sentido um desgaste na minha relação com outros blogueiros, e isso pode ter algo a ver com falta de tempo, mas o mais provável é que esses laços, criados com tanto entusiasmo, já não tenha mais tanta força por conta do egoísmo e falta de consideração de alguns. Infelizmente, tudo o que citou é real, e isso é muito, muito triste :(

    Beijos!

    ResponderExcluir
  14. Oi, Paac! Tudo bem?

    Olha, infelizmente, é possível ver que o exemplo do texto não se aplica apenas na blogosfera... Por exemplo, em praticamente TUDO na vida existem pessoas assim: no trabalho, na escola, na faculdade... É muito triste perceber esse tipo de comportamento e, pior ainda, atrevo-me a dizer que a hipocrisia é beeeeem pior! Vejo tanta gente reclamando de tanta coisa que eles mesmos fazem. É complicada a situação! Você perguntou ao final do texto o que eu gostaria que mudasse na blogosfera e eu digo que eu gostaria de ver menos mimimi, mais atitudes e mais amizades sinceras. :)

    Beijos,

    Juliana Garcez | Livros e Flores

    ResponderExcluir
  15. olá!!!
    Gostei muito do seu texto e estou há bem pouco tempo nesse mundo da blogosfera.
    Já vi pessoas bem egoístas e outras que ajudam bastante (tive ajuda de algumas meninas que conheci na internet quando fiz o blog pois, eu não sabia nada, nem criar uma página no blog eu sabia e elas me ensinaram).
    Enfim, acredito que nesse mundo virtual há muitas pessoas que querem crescer junto e muitas que ainda estão dispostas a ajudar uns aos outros e é nisso que prefiro focar.
    Gostei muito do sseu blog. parabéns!!
    Beijos linda!


    www.meumundosecreto.com.br

    ResponderExcluir
  16. Oie,
    É muito chato ver no que a blogosfera está se tornando, não era assim a uns tempos atrás, antes era a maioria sendo bacana, sem visão materialista(não tanto como agora pelo menos), agora virou uma competição, como você disse. Deveria haver mais amor e união na blogosfera, e não essa competição por "sucesso" que está rolando.
    Enfim, gostei muito do seu texto, abordou um tema que realmente precisa ser discutido.
    Beijos
    Bru, Cantinho da Bruna

    ResponderExcluir
  17. Oi!!
    Gostei muito do seu post. Ele é bem real, já vi cada coisa por aí... Cada coisa feia. Pra que, né? Muita gente acha que por haver um espaço com uma temática parecida com a sua esse espaço se torna um rival. Acho que os blogueiros esquecem muito uma coisa: quem vai acompanhar seu blog é uma pessoa, e essa pessoa tem gostos próprios e ela pode gostar de você ou não, querendo ou não os textos de um blog espelham muito quem o cria e nem sempre vai agradar quem lê, não é uma competição, você terá seguidores x, o outro terá seguidores Y, não entendo mesmo essa disputa que vejo.
    Outra coisa que me incomoda é o egoísmo de muitos blogs (inclusive que parei de seguir), é visível as vezes que a pessoa só quer fama e publicidade(dinheiro), aí o espaço não se torna confiável e apenas deixo pra lá, pq se a gente fala algo... o negócio vira pra gente né?
    Mas prefiro ficar de fora sabe? Focar nas minhas postagens, no que quero trazer de bom, inclusive as vezes também indico outros blogs, pois é que nem você falou, que mal tem?
    E pode contar comigo para uma blogosfera mais unida <3 e quem sabe num futuro a gente não faça algo juntas em nossos blogs?
    um abraço!
    Pan
    Pan's Mind

    ResponderExcluir
  18. Oi!
    Gostei do seu texto e concordo com você, as pessoas nesse mundo estão cada vez mais individualistas, não estou julgando ninguém e falo também por mim que muitas vezes deixei algo passar par meu próprio benefício :/

    Bjs!

    ResponderExcluir
  19. Oi Paac, sua linda, tudo bem?
    Quando li seu texto fiquei triste, porque sei que é verdade. Eu simplesmente amo, de verdade, ler. Então, pensei que o Universo da Literatura fosse mágico, com pessoas compartilhando esse sonho. Mas infelizmente, pessoas são pessoas em qualquer lugar. Recentemente tivemos a triste notícia de blogs que foram simplesmente hackeados e depois totalmente apagados. Eu não entendo e acho que nunca vou entender.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É complicado, no inicio também achei que era assim, quando cai na real...

      Excluir
  20. Paac, arrasou, como sempre!
    Não tenho blog a muito tempo e não me recordo de como era a blogosfera quando eu era apenas leitora (memória mega fraca aqui), mas vejo muitas pessoas interesseiras nesse ramo. Infelizmente a maior parte das pessoas são individuais mesmo, e isso de divulgar o colega de graça é praticamente raro de se ver (parabéns pela iniciativa). Já perdi a conta de comentários spams que recebi e não entendo como alguém pode ser sem noção desse jeito. Estamos todos no mesmo barco, porque não fazer dessa experiência algo melhor para todos?

    Beijos, Gabi
    Reino da Loucura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é? é bem mais fácil colaborar e se unir do que ficar gastando tempo num esforço que acaba incomodando os outros e prejudicando a si mesmo.

      Excluir
  21. Polêmico mesmo. Também concordo. Desde que voltei, já vi (e vivi) cada uma, que só Deus...
    Mas sabe o que conforta? Pessoas assim, não vão longe. Graças a Deus nunca fincam raízes. Tive o prazer de fazer muitos amigos nesse meio e sonho conhecê-los pessoalmente. A troca é mútua, a amizade existe e o principal: o amor ao que fazemos também.
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, também obtive bons amigos nessa blogosfera, alguns que quero sempre em minha vida.

      Excluir

Deixe aqui seu comentário, ele fará o autor do post se sentir feliz e correspondido e mais próximo de você que leu até aqui, obrigada e lembre-se: literatura é arte que empodera e liberta! @bardaliterária.

@bardaliterária