Curiosidades: C.S.Lewis

Nas nossas curiosidades de hoje vamos falar de um dos melhores autores da vida! Clive Staples Lewis ou C.S.Lewis é autor de vários livros acadêmicos, leitura obrigatória até hoje em Oxford, escreveu para crianças, escreveu para adultos, fez audições na rádio BBC durante a Segunda Grande Guerra e na minha nada humilde opinião é o melhor autor do mundo porque sim! Então vamos conhecer só um pouquinho desse gênio irlandês que conquistou e conquista até hoje o mundo com as suas fantasias.

1ª Curiosidade

Lewis serviu na Primeira Guerra onde conheceu um jovem chamado  Paddy Moore. Por se estender sua amizade, ambos prometeram que se um deles viesse a morrer um cuidaria da família do outro. Paddy Moore faleceu em 1918 e Lewis cumpriu sua promessa chegando a morar com a família de Moore por algum tempo.

2ª Curiosidade

Formado aos 22 anos em letras e literatura ele escreveu muitos livros e textos ao longo de sua vida. Além de textos ficcionais e não- ficcionais Lewis também escrevia poemas. Ele tinha a intenção de ser um poeta conhecido internacionalmente.

3ª Curiosidade

 A esposa de Lewis que faleceu de cancêr, era americana e fugiu dos EUA por causa do marido, que era bêbado e violento. Joy Davidman encontrou refugio em seu amigo escritor Lewis, que se casou com somente para que el a e os dois filhos pudessem permanecer na Inglaterra. No entanto após a descoberta do câncer que matou Joy, Lewis percebeu que a amava e realizaram a cerimonia religiosa dentro do hospital. Joy ainda viveu quatro anos ao lado de Lewis antes de sua morte.

4ª Curiosidade

Lewis sempre respondia as pessoas que lhe enviavam cartas. Até a semana de sua morte ele respondeu a cartas de amigos, alunos e até mesmo desconhecidos que queriam tirar duvidas.

5ª Curiosidade

Lewis era um dos professores mais queridos de Oxford enquanto lecionava. Suas palestras eram sempre lotadas e agendadas com antecedência. Enquanto dava aulas ena Universidade conheceu Tolkien, que foi seu amigo até o fim, apesar de divergirem quanto á algumas questões.

14 comentários:

  1. Oiii Gabriela, tudo bem???
    Eu nunca li nada do autor, dá para acreditar? Que vergonha, eu sei hahahha, mas um dia pretendo mudar isso =D
    Mesmo assim, gostei de conhecer algumas coisas sobre ele. Deu até mais vontade de conhecer sua obra. E que bacana que ele sempre respondia as cartas. É tão difícil encontrar pessoas com essa humildade :(
    Beijoooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Gabriela,

    Excelentes curiosidades, final do ano passado participei de um Simpósio em homenagem ao autor aqui em minha cidade. E se não estou enganada eles se conheceram enquanto faziam faculdade..

    Acrescentando as suas curiosidades...
    Tolkien era Cristão e Lewis ficou admirado por existir cristãos inteligentes...rs...(na época ateu), se tornou ateu por conta da morte da mãe, enquanto criança.
    Tolkien e alguns amigos apresentaram a ele novamente o evangelho...

    E outra curiosidade é que na época da morte de Lewis (em 1963) eles já não se falavam por quase dez anos.

    E a pouco li em algum lugar que sairá um filme sobre a amizade e tenho tentado caçar o filme sobre o casamento dele...rs

    Parabéns pelo post

    ResponderExcluir
  3. Eu não conheço o autor, quer dizer, por nome, mas ainda não tive a oportunidade ler nenhuma obra dele. Mas esse post sobre as curiosidades foi bem legal.
    https://nerdbookblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  4. Já conhecia o autor,não tão profundamente, claro! Então posso dizer que amei o post. Ele realmente foi um grande homem.
    Abraços;

    http://estantelivrainos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Olá lindona.
    Eu conhecia um pouco da história dele. Mas nunca fui muito a fundo.
    Gostei de conhecer um pouquinho mais.
    beijos linda.

    www.meumundosecreto.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oiii, tudo bem?
    Fiquei completamente impressionada com essas novidades, nunca tive muito conhecimento deste autor e isso me deixou bem feliz em ter a oportunidade de conhecer melhor. Achei super criativo a sua postagem e ele é um encanto em sua escrita.
    Beijão

    ResponderExcluir
  7. Olá, gostei muito do post, eu vi os filmes de As Crônicas de Nárnia e desde então tenho muita vontade de conhecer mais sobre o trabalho do autor.

    ResponderExcluir
  8. Olá Gabi, adorei conhecer um pouquinho mais sobre o autor. Até então eu desconhecia de algumas questões pessoais da vida do mesmo e achei super interessante essas informações que você forneceu.

    Beijokas da Quel ¬¬
    Literaleitura

    ResponderExcluir
  9. Ele sempre foi um dos meus autores favoritos porque ele foi o meu primeiro autor. Queria muito ter vivido numa época onde seria possível conhecê-lo pessoalmente ou ao menos ter uma aula com ele.

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi Gabriela!
    Adoro posts sobre curiosidades de autores, adorei a história dele e da esposa, muito bonita!! Imagina ter ele como professor, devia ser mesmo um querido!
    Beijos

    LuMartinho | Face

    ResponderExcluir
  11. Gente que lindo! Toda vez que chego aqui este blog está mais lindo! Parabéns Paac! =)

    Gabriela que post perfeito! Adorei as curiosidades sobre o autor. informações são sempre bem vindas né!? Coluna nota 1000.

    Um beijo pra vocês!!

    ResponderExcluir
  12. Olá!

    Adorei a postagem! Achei super interessante *-*

    Acredita que nunca li nada do C.S.Lewis :O me sinto uma noob por isso dlksjaldkas ):

    Beijos, Kamila
    www.vicio-de-leitura.com

    ResponderExcluir
  13. Oie
    nunca li nada do autor e nunca tive curiosidade mas confesso que sempre quis saber um pouco mais sobre ele e essas curiosidades estão mega legais haha adoreeeei

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oi Gabriela, adorei saber um pouco mais sobre Lewis, ano passado eu li a biografia do Tolkien e nela fala-se muito sobre a amizade de Tolkien com Lewis, eles eram muito amigos e foram amigos durante muito tempo, mas por questões religiosas, Tolkien era um fanático, este cortou a amizade com Lewis.:T Uma pena.
    Fiquei curiosa agora para ler a biografia de Lewis, eu nunca li nada dele, mas tenho sim muuuuuuuuita vontade de ler.

    Beeijos, Erica Regina
    Blog Parado na Estante / Fanpage Parado na Estante

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário, ele fará o autor do post se sentir feliz e correspondido e mais próximo de você que leu até aqui, obrigada e lembre-se: literatura é arte que empodera e liberta! @bardaliterária.

@bardaliterária