Entrevista: Lilian Farias

Heey como vão?
Hoje é dia de Entrevista!! Creio que alguns já conhecem a Lilian, e hoje trouxe uma entrevista com essa autora que curiosamente antes de ser parceira do blog é uma boa amiga, espero que gostem de conhecer um pouquinho mais a Lilie.


1. Nos conte um pouco sobre você.
Sou autora dos livros O Céu é Logo Ali, Mulheres Que Não Sabem Chorar e Desconectada. Em meus livros abordo temas como sexualidade, liberdade, amor, preconceito, homossexualidade, violência sexual e alcoolismo entre outros. Tenho um blog literário e tento estar sempre bem informada sobre questões sociais que acontecem em nosso país. Defensora da tese de que todos são diferentes e merecem ser tratados com equidade. Amo escrever sobre temas que incomodam e não ter medo do preconceito. Trabalha no movimento social e acredita que a educação é capaz de trazer mudanças significativas ao país.

2. O que te inspirou a escrever?
Sempre escrevi, mas queimava.
Minha motivação inicial para publicar foi de um trabalho da faculdade sobre Fluxo da Consciência, a professora solicitou que fizéssemos um textos que fosse ‘ficção que considera a psique humana como tema central’. Eu escrevi um pequeno texto e ver a expressão de meus colegas de turma enquanto lia meu texto, foi um sinal motivador. Assim nasceu a certeza da escrita de O céu é logo ali, puro fluxo da consciência.

3. Conte um pouco sobre os seus livros.
Como disse anterior mente, O céu é logo ali é uma ‘ficção que considera a psique humana como tema central’. Mulheres que não sabem chorar também tem muito dessa característica e sempre tendo a mulher como principal foco. Me baseio (tento) fortemente na filosofia Biocêntrica para composição e arranjo dos textos que nascem da oralidade, ou seja, de diálogo com mulheres, muitas, em forte situação de vulnerabilidade social. 

4. Qual o maior desafio que enfrentou na criação de suas obras?
Gostaria de poder me dedicar mais a escrita, mas não consigo pagar minhas contas como autora.

5. Quanto tempo demorou para finalizar cada livro? Teve alguma dificuldade em relação a isso?
O que demanda tempo é a pesquisa, para mim, a escrita é mais rápida. Mas, mesmo assim, cada livro tem processos diferentes. Em O céu é logo ali foram quinze dias e noites acordada apenas escrevendo. Mulheres que não sabem chorar foram quatro anos.

6. O que podemos esperar de seus livros?

Filosofia biocêntrica, alguns conceitos do arquétipo da Mulher Selvagem, fluxo da consciência, subjetividade, sexualidade, liberdade, amor, preconceito, homossexualidade, violência sexual e alcoolismo entre outros.

7. Sabemos que ainda existe muito preconceito com a temática homossexual na literatura, você como escritora acha que isso influenciou muito na hora de publicar seu livro e também na hora do leitor decidir se vai ler ou não a obra.
Eu não tenho dúvidas que influenciou.

8. Dê uma dica para os leitores que desejam escrever um livro nos dias atuais.
Pesquise e escreva. Escreva e pesquise.  

9. Por último conte como foi essa experiência e todo esse processo pelo mundo editorial e deixe um recado para os leitores do My little garden of ideias.
A experiência está sempre sendo de aprendizagem junto ao mundo editorial.
Deixo aos leitores do My little garden of ideias o trecho de um livro que aprecio muito:
"Fico perplexa com o fato de as mulheres hoje em dia chorarem tão pouco e, quando o fazem procuram justificativas. Fico preocupada quando a vergonha ou desabito começam a eliminar uma função natural. Ser uma árvore florida e estar cheia de seiva é essencial, senão você pode se quebrar. Chorar faz bem, e é certo. Chorar não cura o dilema, mas permite que o processo continue em vez de entrar em colapso."
(Clarissa Pinkola Estes, trecho do livro Mulheres que correm com os lobos)
Esse mês a Lilian teve uma enorme surpresa, passou na seleção de autores para o livro colaborativo Muito Prazer, uma antologia de contos da editora empíreo, o conto Uma noite com Matilde, conto escrito por ela foi um dos selecionados. O livro colaborativo é uma oportunidade dos autores terem seu trabalho publicado e você leitor pode ajudar, entre no site do cartase (AQUI)  e dê sua colaboração, assim você ajuda não só a Lilian mas também os outros autores que participam do livro.

Espero que tenham gostado de conhecer um pouco mais sobre a Lilian e que consiga colaborar para que o
livro seja publicado!




13 comentários:

  1. Olá :)
    A Lilian é maravilhosa <3 Ela ajudou meu evento ano passado e vai colaborar novamente esse ano e sempre foi muito atenciosa quando eu procurava falar com ela :D
    Adorei a entrevista pois pude saber mais sobre a autora.
    Abraço
    http://interessantedeler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oiii Paac, tudo bem?
    Eu sou completamente apaixonada pelas obras da Lilian, além do mais ela é maravilhosa também como pessoa, super querida. Já tive oportunidade de ler um livro da autoria da autora e amei!! Quero ver se leio os outros. Achei a entrevista maravilhosa, pois tinha coisas que realmente não conhecia algumas coisas a respeito dela e fiquei feliz com isso.
    Beijão

    ResponderExcluir
  3. Olá Paac!

    Adorei a entrevista com a Lilian, nunca tive a oportunidade de ler alguma obra dela, mas foi legal ler a entrevista para conhecer uma pouco mais sobre ela, como funciona o processo de criação e sobre suas obras. Parabéns pela publicação. www.sagaliteraria.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi Paac,
    Eventualmente já conhecia o Blog da Lilian. Os textos dela são maravilhosos mas não sabia que ela já tinha escrito 3 livros! A entrevista foi bem bacana, desejo tudo de bom para o seu blog e para o dela, Realmente pra ser escritor hoje no Brasil é preciso coragem, mas quando o talento não falta, vale a pena todas as dificuldades.
    Beijos
    Blog Relicário de Papel
    relicariodepapel.wordpress.com

    ResponderExcluir
  5. Oiii Paac!
    Gosto muito da Lilian. Que também é minha parceira no Blog. Ela faz um ótimo trabalho. Gostei de saber um pouquinho mais sobre esta pessoa incrívelmente talentosa. Muito sucesso pra ela!

    Beijinhos...
    http://estantedalullys.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Estou sempre acompanhando o blog da Lilian e adoro os posts e resenhas dela.
    Adorei saber um pouco mais sobre a escrita dela.

    Beijos
    http://aventurandosenoslivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oie! Conversei poucas vezes com a Lilian, mas conheço o trabalho dela. Frequentemente visito seu blog e ela, o meu. Porém, como autora, ainda não tive a oportunidade de ler suas criações. O que mais despertou minha atenção foi "O Céu é Logo Ali". Lilian escreve postagens tão lindas no blog que tenho certeza de que ler as obras será uma experiência maravilhosa. Acho muito interessantes todos os temas abordados por ela em seus enredos. Adorei conhecer um pouco mais sobre ela. *-* A entrevista ficou ótima!

    Beijos,
    Fernanda F. Goulart,
    Império Imaginário.

    ResponderExcluir
  8. Olá, gostei muito da entrevista e de conhecer um pouquinho mais sobre a Lilian, que já acompanho pelo blog dela.

    ResponderExcluir
  9. Olá, adorei a entrevista...adoro a ideia de saber um pouquinho mais sobre os autores. Adorei saber um pouco mais sobre a Lilian, já acompanho o blog dela faz um tempinho e adoro!

    Abraços
    Literaleitura

    ResponderExcluir
  10. Olá,
    Interessante a entrevista, acho muito importante quando o autor se dedica a uma pesquisa sobre o tema que vai escrever, faz toda a diferença no produto final.

    http://euinsisto.com.br

    ResponderExcluir
  11. Oie
    a autora parece ser ótima, adorei a entrevista e sempre tive curiosidade de ler algo dela, estou aqui com um que recebi e em breve lerei ehhe

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oi!
    Eu conheço o blog, mas não sabia que a Lilian era autora.
    Adorei conhecer mais coisas dela!

    Bjs :*

    ResponderExcluir
  13. Eu ainda não li nenhum dos livros da Lilian, mas eu sempre achei os temas que eles abordam interessantes e sempre foram livros que me atrairam enquanto leitora. Espero ter a chance de ler algo dela em algum momento.

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário, ele fará o autor do post se sentir feliz e correspondido e mais próximo de você que leu até aqui, obrigada e lembre-se: literatura é arte que empodera e liberta! @bardaliterária.

@bardaliterária