Orange de Takano Ichigo

Nome: Orange
Tipo: Mangá
Autor: Takano Ichigo
Desenho (Art): Takano Ichigo
Categoria(s): drama, escolar, ficcao, romance, shoujo
Editora: JBC
Ano: 2012
Leia: MangaHost
Sinopse: Em um dia, Naho recebe um carta de sí mesma de dez anos no futuro. Como Naho lê sobre, a carta recita exatamente os acontecimentos do dia, incluindo a transferência de um novo aluno em sua classe chamada Naruse Kakeru. A Naho de dez anos mais tarde, repetidamente afirma que ela tem muitos arrependimentos, e ela quer corrigir esses por certificando-se que a Naho do passado pode fazer suas certas decisões, especialmente em relação Kakeru.

   Hoje inicio minha primeira resenha de um mangá, como já disse algumas vezes aqui no blog, eu leio mangá já faz alguns anos, iniciei isso junto com meu vicio em assistir animes, porém nunca resenhei nenhum por achar que não se adequaria ao modelo do blog, porém esse é um ano de mudanças e depois de ter iniciado minha coluna nerd "Contos da Barda" decidi que sim, escrever resenhas dos mangás que gosto se adequa ao blog sim porque é um pedaço de mim, um pouco do que leio e essa foi uma das motivações que tive ao iniciar o blog.

   Orange vai contar um pouco sobre a história de 6 amigos: Naho, Kakeru, Suwa, Chino, Hagita e Murasaka. No primeiro dia de aula, Naho recebe uma carta esquisita, na carta dizia que ela e os amigos não deveriam convidar o aluno novo 'Kakeru' para voltar para casa com eles, porém Naho desconfiou que a carta fosse alguma piada pois dizia ter sido escrita por ela mesmo de 10 anos no futuro. Mesmo surpresa por realmente a carta dizer a verdade sobre o aluno novo, Naho não cumpriu o que a carta pedia e isso gerou uma consequência enorme na vida dos amigos, pois após isso Naho descobre que no futuro Kakeru se suicidaria e que esse seria um dos maiores arrependimentos de sua vida.

   O mangá tem como história principal, os amigos, com maior enfoque em Naho e Suwa que correm contra o tempo para que Kakeru se sinta bem e feliz e não cometa o suicídio, mas entre esses momentos existem também todos torcendo e fazendo de tudo para que Naho e Kakeru fiquem juntos, pois ambos se gostam, mas são tímidos demais para assumirem ou tentarem dar um passo adiante nessa ''relação''. Uma das coisas que mais gostei no mangá de um modo geral é como todos se dedicam para que Kakeru se sinta bem, desabafe com eles e não guarde a dor e a culpa que o corrói, a história é cheia de sutilezas, momentos fofos, românticos e demonstrações de amizade, em muitos momentos da leitura me vi emocionada e até caíram algumas lágrimas haha.

   Os personagens que mais gostei foram Suwa e Kakeru, Suwa é um bom amigo, a todo momento tentando fazer com que Naho e Kakeru fossem felizes juntos mesmo que isso significasse ficar sem a garota que ele tanto gosta, já Kakeru é o reflexo daquela pessoa que toma a culpa pela tragédia e sofre de um modo muito intenso, ao ponto de não ver mais valor na vida, que não se acha merecedor dessa oportunidade mesmo tendo pessoas que o amam ao seu redor, mas ainda sim me encantei pelo quanto ele se esforçava para sorrir e fazer as pessoas ao seu lado se sentirem bem mesmo com todos os seus sofrimentos internos. Naho é uma personagem que me incomoda um pouco, sua timidez muitas vezes tornou coisas simples uma enorme confusão desnecessária, mas ainda sim o crescimento da personagem ao longo da história é enorme. Um ponto interessante é que em alguns capítulos podemos acompanhar os personagens 10 anos mais velhos e o quanto suas decisões passadas influenciaram em suas vidas, nunca havia lidou um shoujo que trouxesse ''viagens no tempo'' como ponto decisório na história, pois foi graças a isso que erros de seus passados puderam ser modificados.

   Eu li o mangá online, mas deu pra ter uma miníma noção do quanto o mangá tem um traço lindo, Takano tem um traço simples mas ainda sim encantandor e sutil, o mangá em um contexto geral tem uma beleza em todas as formas, a história não deixa a desejar em nenhum aspecto mas infelizmente deixa uma curiosidade no ar ao final. Eu super indico o mangá para quem gosta de um drama cheio de emoções, reflexões sobre a vida, a amizade a superação de nossos traumas e as consequências de nossas atitudes
Nota:


26 comentários:

  1. Toda forma de leitura é bem vinda. Eu também adoro mangás e animes. Breve estarei resenhando em vídeo, mas enquanto isso não acontece, vou conhecendo outros mangás através das diversas resenhas que encontro. Não se preocupe, você está apenas compartilhando com seu publico àquilo que ,ais gosta, pra isso existe os blogues, são diários pessoais.
    E eu adorei conhecer este mangá, uma pergunta tem somente on line? E quantos volumes?
    Fiquei muito interessada, mas prefiro os físicos. Vou pesquiar mais sobre ele. ^^
    Valeu a dica!
    Ni
    Cia do Leitor

    ResponderExcluir
  2. Olá Paac,

    conheço poucos sobre mangás, geralmente são branco e pretos mesmo? Achei legal sua resenha de Orange, esse mangá nos traz uma relação de amizade, drama, ficção e nos leva a refletir, também não deixa de ser um mistério, pois Naho recebe um carta de 10 anos à frente no futuro sobre Kakeru. Gostei também da dedicação dos amigos para com Kakeru. Adorei sua publicação foi bom para eu começar a conhecer mais sobre mangá e é bom né quando gostamos das leituras que fazemos, gostei de saber que você gostou. Bjusss. www.sagaliteraria.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. realmente o mangá tem muitos assuntos e direções, e eu realmente amei amei

      Excluir
  3. Hello!
    Que post mais lindo!
    Amoooo MangáS! E ainda nao conhecia esse Orange, mas pelos traços eu ja quero mto ler.
    Nossa, to impressionada com tudo e com certeza quero mtoooo conhecer.
    Já quero fazer parte desse grupo e conhecer mais de Naho, Kakeru, Suwa, Chino, Hagita e Murasaka!
    Sou mto de drama cheio de emoções, e esse é um prato cheio.
    Beijos.

    Livros e SushiFacebookInstagramTwitter

    ResponderExcluir
  4. Oi Paac, não sou lá de ler mangás, acho fofo, mas não tenho o hábito de comprar esse tipo de quadrinho. Adorei a resenha, espero um dia poder conferir também.

    Abraços
    Literaleitura

    ResponderExcluir
  5. Oi Paac!
    Tenho pouco conhecimento em mangás.
    Muito interessante.
    Darei uma chamnce a leitura para sair um pouco do que estou habituada a ler.

    Beijinhosss...
    http://estantedalullys.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Claro que deve fazer resenhas de mangás! Eu adoro ler alguns e sempre quero trazer aos meus leitores essas dicas. Orange, por exemplo, estou relendo. Eu já li quando nem tinha sido lançado no Brasil, na época em que a mangaká quase me matou de susto porque entrou em hiato. Quando soube do lançamento no Brasil, comprei o pacote completo de cinco volumes. Já recebi e li os 4. Estou aguardando o desfecho. Lendo sua resenha, percebo que meu amor por esse mangá não é algo só meu (rs). E adoro pensar que o enredo de Orange não me emocionou apenas, mas me colocou num grupo de leitores que compartilha os mesmos sentimentos positivos sobre ele.

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. realmente, orange é maravilhoso, um universo curioso e emocionante.

      Excluir
  7. Já faz anos que não pego um Mangá pra ler, a primeira e última vez que li um foi a mais de 6 anos atrás, mas pretendo voltar a ler em breve esse tipo de livro e sua sugestão foi de muito bom grado.

    Frases, Trechos e Pensamentos

    ResponderExcluir
  8. Oiii Paac, tudo bem?
    Menina que coisa mais linda essa sua postagem, faz muito tempo que não leio um mangá, sempre tive aquela mania de comprar para ler sabe? E este eu com toda certeza irei ler online, como tu consegue escrever tão bem estes textos? Me encantam <3
    Beijão

    ResponderExcluir
  9. Oi Paac <3
    Orange é muito amor mesmo <3 Eu tenho os mangás como já conversei com você pelo facebook, meu personagem favorito era o Suwa, tudo o que ele fazia pela Naho e Kakeru era inacreditável, ele resolveu abdicar do futuro dele pelo amigo. Admito que fiquei com medo de com as mudanças acabasse interferindo no futuro do Suwa e da Naho (que são lindos e fofos).
    Gostei muito da sua resenha!
    Beijos, Larissa (laoliphant.com.br)

    ResponderExcluir
  10. Oi!
    Uma amiga minha e resenhista no meu blog leu esse mangá e só falou maravilhas, não sou habituada a ler mangás mas soube que essa série terá anime e pretendo assistir pois a história parece ser legal. ^^
    Beijos,
    Andy - http://www.starbooks.com.br

    ResponderExcluir
  11. Ahhhhhhhh <3 adorei o mangá, não tenho o costume de ler mangá (acho que li 1 na vida), mas esse me interessou bastante. Vou acessar o site que você colocou no post!
    Ps: seu blog me encanta justamente por ter coisas diferentes como essa resenha de mangá!
    www.belapsicose.com

    ResponderExcluir
  12. Oie, tudo bem? O mangá parece interessante. Pode parecer heresia da minha parte, mas eu não curto muito mangá, prefiro anime. Vai ver porque eu não tive esse hábito de ler mangá, já fui direto para o anime. Eu já pensei muito em abri uma sessão no blog para mangás, mas me falta alguém para falar por mim, já que não leio muito rs
    Mudanças são boas. Continue com elas :)
    Beijos

    Academia Literária DF

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obrigada luciano e se dê essa chance, alguns são muito bons

      Excluir
  13. Oii!

    Minhas amigas já leram esse mangá e disseram que é ótimo ^^
    Estou com muita vontade de ler! Elas disseram que é bem triste, mas vale a pena :)
    Amei a sua resenha! Com certeza irei ler em breve ^^

    Beijos, Amanda
    www.vicio-de-leitura.com

    ResponderExcluir
  14. sim ele tem muitos momentos tristes mesmo =/ mas é muito bom.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário, ele fará o autor do post se sentir feliz e correspondido e mais próximo de você que leu até aqui, obrigada e lembre-se: literatura é arte que empodera e liberta! @bardaliterária.

@bardaliterária