Não Pare! de Fml Pepper

Título: Não Pare!
Autora: Fml Pepper
Editora: Valentina
Ano: 2015
Páginas: 327
Skoob: Adicione
Onde comprarE-book | Livro físico
Sinopse: "Uma vida normal e tranquila seria tudo que uma adolescente odiaria ter, certo? Não para Nina! Por que tinha que viver como uma nômade (ou fugitiva!), mudando de cidade ou país a cada piscar de olhos? Por que não podia saber nada sobre o paradeiro de seu pai? Por que sua mãe era tão neurótica e supersticiosa? Milhares de perguntas.Nenhuma resposta."

Oie gente, tudo beleza? Esta é minha primeira resenha como colaboradora do blog e eu escolhi o livro perfeito para começar, mesmo sem querer. Me deparei com “Não Pare!” várias vezes, mas só agora tive  tempo na lista de prioridades para ler e só me arrependo de não ter lido antes.
     Eu comecei a ler do jeito que eu gosto: sem ler sinopse e sem criar expectativas, mas algo lá no fundo já me dizia que eu iria me apaixonar pela história e, bom, não deu outra.
    Nina e sua mãe se amam e vivem apenas uma com a outra, mas Stela esconde muitos segredos da filha e também a faz passar pelo estresse de ter que se mudar várias vezes. Ambas as personagens são interessantes e te deixam curiosa  para continuar lendo página atrás de página, mas confesso que no começo fiquei irritada com a repetição de algumas expressões e achei o começo da história um pouco "bobo", mas minha opinião logo mudou: entendi que o começo é leve para introduzir aos poucos o leitor numa trama muito maior e mais complexa do que parece.

Créditos: Livros de Romance
    A protagonista é azarada, extremamente azarada e se envolve em muitos problemas e isso faz com que o livro seja movimentado o tempo todo: uma aventura atrás da outra. E também quebra aquela regra de que toda mocinha tem tudo fácil e de mão beijada nos livros: a Nina tem sim algumas regalias porque ok né ela É a protagonista, mas o fato de ela ser tão azarada me fez rir várias vezes e até me identificar. Achei a personagem bem construída e próxima do real. Os outros personagens também tem personalidades incríveis e convidativas, alguns até nos enganam e outros nos surpreendem , mas o fato é que é impossível não se apaixonar por alguns deles.
    O universo criado pela autora vai surgindo aos poucos. No começo não dá pra sequer imaginar nada, apenas desconfiamos de que há algo estranho e capítulo por capítulo ela vai nos levando em uma viagem INCRÍVEL pelas profecias; lendas; universos paralelos e  realidades completamente diferentes e a narrativa é tão boa que nos faz imaginar se tudo não poderia ser verdade. Eu mergulhei de cabeça no enredo que flui muito rapidamente com uma escrita surpreendente. 
    A autora soube construir com calma o começo, o meio e o fim. Soube a hora exata de incluir detalhes e a hora de ser objetiva e clara. Eu fiquei impressionada com o quanto me apaixonei pelo livro e adoraria que ele fosse mais reconhecido, afinal, ele é muito melhor que alguns livros internacionais que eu li em questão de enredo e criatividade. Consegui criar na minha cabeça um filme perfeito para adaptação, que seria um sonho se acontecesse.
    Para concluir eu diria que o livro é uma montanha russa muito bem planejada. Dá algumas voltas, mas sabe a hora certa de subir e descer e rodar e nos causar todas as caras e bocas possíveis. Eu ri; chorei; achei fofo; fiquei brava e no final eu queria ler tudo de novo. Queria mais uma volta no mundo que Fml Pepper criou. É o segundo livro nacional que eu leio este ano e o primeiro nacional pelo qual eu me apaixonei completamente. Mal posso esperar para ler Não olhe!, segundo livro da trilogia. Como eu li em e-book não posso dizer nada sobre a diagramação, mas recomendo o livro pra quem está procurando um enredo original e diferente de tudo o que o mercado literário anda oferecendo.

Nota:

8 comentários:

  1. Oi Thaisa!!Eu tenho esse livro aqui e ainda não li, mas em breve eu lerei. Fico feliz que tenha gostado, e saber que a história proporciona várias emoções diferentes, me deixa mais animada. Sempre falam tão bem desse livro, preciso tirar a prova haha. Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Nossa, vc não lê a sinopse, que coragem!! Sua resenha me deixou bem curiosa.
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Esse livro já foi muito comentado fiquei bem curiosa para ler com sua resenha então. To evitando ler e-book nacional, quero comprar todos hahahaha
    beijos
    http://estudiodecriacaoblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi. eu conheço o livro da autora, é um juvenil bacana para o público alvo, ela escreve bem.

    ResponderExcluir
  5. Não sou fã de primeira pessoa, mas gostei do modo em que a autora escreveu. A autora fez um excelente trabalho também em fundamentar a mitologia usada na história, é divertido descobrir, outro bom ponto é que a história é rápida e corrida. Eu adorei tb ^^

    ResponderExcluir
  6. Olá Thaisa, eu li a trilogia antes dela ser lançada pela Valentina e sem duvida os três livros entraram na minha listinha de favoritos, a Pepper conseguiu criar um mundo tão bem que te envolve completamente *-*

    Visite "Meu Mundo, Meu Estilo"

    ResponderExcluir
  7. Olá, Thaisa! Parabéns! O blog da Pac é muito legal. Espero ver muitas resenhas sua por aqui :) Conheci a autora na bienal do livro do Rio. Ela é bem empolgada. Eu não sei se leria o livro, pois não é meu gênero de leitura predileto. Parabéns pela resenha e sucesso no blog!
    Beijos

    Academia Literária DF

    ResponderExcluir
  8. Oi Thai! Que bom te ver por aqui, agora vou poder acompanhar ainda mais do seu trabalho.
    Primeiramente, a resenha ficou ótima.
    Eu sou doido para ler este livro pois todos os booktubers que eu acompanho que leram só elogiaram, e como eu sempre gosto do que eles indicam, sei que vou amar este livro.

    Beijos
    http://ummundochamadolivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário, ele fará o autor do post se sentir feliz e correspondido e mais próximo de você que leu até aqui, obrigada e lembre-se: literatura é arte que empodera e liberta! @bardaliterária.

@bardaliterária