Trágico e cômico de Diogo Salles

Título: Trágico e cômico - Os protestos em charges
Autor: Diogo Salles
Ano: 2014
Editora: Primavera Editorial
Páginas: 72 
Skoob: Adicione

Sinopse: O cartunista Diogo Salles apresenta, misturando quadrinhos e charge política, a questão dos protestos que têm ocorrido no Brasil, bem como contextualiza os fatos que levaram as pessoas às ruas. Nenhum partido ou político é criticado ou privilegiado; é discutido e apresentado de forma ácida e ao mesmo tempo bem-humorada o que vendo sendo amplamente divulgado na imprensa, como fraudes em licitações, mensalão, privilégios indevidos, e os jogos políticos, as alianças entre partidos, a questão da Copa do Mundo no Brasil, o caso de empresas estatais, como a Petrobras, que fica à mercê do jogo político.A intenção do autor é confrontar algumas certezas e debater nossa realidade, partindo do pressuposto de que nada é intocável.

   Trágico e cômico é uma leitura obrigatória a todo leitor brasileiro que deseja de uma forma mais descontraída e engraçada entender como funciona (ou não funciona) a política brasileira, mesmo que as charges sejam um pouco antigas. O livro vai trazer várias charges sobre as manifestações de 2013 e também de 2014, criar ironias e sarcasmos em cima de fatos e “boatos” sobre os mais diversos políticos em alta naquele ano.
      O livro traz diversas reflexões sobre a nossa política e mesmo sendo uma reflexão feita de situações mais antigas ainda podemos notar características bem atuais, a cada charge e comentário do autor eu via naquela história "passada" reflexos atuais, o que de certa forma é bem irônico não é mesmo? charges e contos de 2013 que parecem reflexo da situação atual.
  Trágico e Cômico é um livro bem curto, mas engraçado, cheio de ironias e realidades, é uma leitura leve mas de cunho bem reflexivo, a intenção do autor parece despretensiosa mais ainda sim causa certo peso quando se para pra analisar a profundidade da piada.
Nota:


13 comentários:

  1. Adore, e olha que eu não suporto política em espécie alguma, mas fiquei curiosa para ver a forma como ele trabalhou assuntos tão pesados e complicados e que hoje em dia só tem piorado cada dia mais. Adorei amiga. Parabéns.

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Bom! Nunca ouvi falar desse livro, mas confesso que ele não me chamou tanto atenção... Achei legal o modo que você falou que o autor fez, mas sinceramente esse tipo de tema não me chama muito atenção.

    Hoje em dia a Política está "como posso dizer" muito corrupta! Não tempos mais confiança em nossos governadores e só o que esperamos é que zelem por nós, sem fazer tanta roubalheira que eles fazem.

    Os brasileiros já se cansaram e não querem injustiças! É muito bom você ter falado desse livro em plena situação Política, assim aqueles que não conhecem podem se aprofundar ainda mais nesse conhecimento.

    Parabéns! Atenciosamente Um baixinho nos Livros.

    ResponderExcluir
  3. Oi, Paac!

    Apesar de o livro ser interessante por tratar sobre política com bom humor, não é um livro que eu tenha vontade de ler, não. :)

    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Oi oi!
    Que interessante esse livro, apesar de não ser a maior fã de política, procuro sempre saber sobre oque está acontecendo e criar minha própria opinião e expressá-la, então acabo sempre curtindo essas charges.
    Apesar de ser de 2013-14 acho que muita coisa deve valer para agora, então com certeza leria.
    Beijão!

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Achei bastante legal a forma como esse livro foi produzido. Porque ao mesmo tempo que é um assunto pesado e que pode ''Sobrecarregar'' o livro, é também algo das nossas realidades, e também cheio de espontaneidade. Gostei disso!

    GAROTINHA ADOLESCENTE.

    ResponderExcluir
  6. Hi baby, tudo bem? esse livro é uma boa pedida graças ao tempo que estamos vivendo hoje, com toda essa confusão e indignação politica, deve ser ótimo também para pessoas que assim como eu não entendem muito bem sobre o assunto mas se interessam pelo mesmo! adorei e vou ler com certeza!

    Lilian Valentim
    http://speakcinema.blogspot.com.br/
    beijinhos

    ResponderExcluir
  7. Olá,
    Adorei o livro, acho que estou mesmo precisando entender essa bagunça melhor!
    Beijos
    Jana

    ResponderExcluir
  8. Oi Pacc, adorei essa dica de leitura, ainda mais nesse período em que a nossa política está uma verdadeira bagunça e mais parece um circo. Eu adoro charges, acho essa uma maneira muito interessante de expressar o descontentamento com os atuais acontecimentos.

    Abraços
    Literaleitura

    ResponderExcluir
  9. Oii,

    Não conhecia esse livro, e fiquei bem curiosa para ler, ainda mais para conhecer um pouco mais sobre política. Já coloquei ele em minha lista. Parabéns pela resenha.

    beijos

    ResponderExcluir
  10. Oi Paac!
    Adorei a dica. Não conhecia este livro, mas adorei o tema abordado. Acho que fica mais fácil de se compreender algumas coisas quando elas estão expostas de formas mais descontraidas.

    Beijos
    http://ummundochamadolivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Um livro com título bem sugestivo, que com certeza vai despertar a curiosidade de muita gente, apesar de não ser minha prioridade de leitura, é um livro que gostaria de conhecer um dia. Bjs

    ResponderExcluir
  12. Oie
    também tenho e dei uma lida no livro, achei mega interessante e essencial para dar uma entendida na politica em geral, gostei da sua resenha e que bom que gostou e aproveitou a leitura

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Olá, tudo bem?
    Nossa, não conhecia o livro Trágico e cômico e que leitura mais interessante.
    Como vc disse deveria ser obrigatorio para a gente aprender mais sobre a politica sem ser aquela coisa chata de sempre.
    A diagramação me chamou a atenção e o assunto tb.
    Adorei a dica.
    Beijos.

    Livros e SushiFacebookInstagramTwitter

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário, ele fará o autor do post se sentir feliz e correspondido e mais próximo de você que leu até aqui, obrigada e lembre-se: literatura é arte que empodera e liberta! @bardaliterária.

@bardaliterária