5 Coisas que eu não gosto na Blogosfera Atual

Heey como vão?
Já faz um tempo  que eu queria fazer esse post mas não tinha muita coragem nem animo, mas acho que dar opinião e defender meu ponto de vista em algumas questões também é importante então pensando nisso desenterrei esse tema e criei coragem pra falar um pouco sobre algo que é importante pra nós blogueiros.
O que mais vejo, e sempre vi nessa blogosfera atual é que muitos blogueiros parecem que acabam ''virando reis e rainhas'' quando criam um blog e ele se torna um pouco reconhecido. Um pouco de fama e já se sentem superior aos que estão começando agora ou que os veem como inspiração, se você é um desses, pode parar, é feio, é falta de educação e não te torna melhor, na verdade te faz alguém que ninguém vai querer perto.
De uns tempos pra cá o que tem acontecido com muita frequência são pessoas criando blog porque acha que vai ganhar algo, vê um ou outro ganhando produtos e acha que se criar um blog também vai ganhar, e isso é bem incomodo, porque as empresas acabam criando uma visão ruim de todos os blogueiros e muitas vezes nos tratam de forma desrespeitosa porque uns e outros topam tudo e falam todo tipo de coisa apenas por um produto de graça.
Cuidar e manter um blog é meio difícil, mais do que parece, e mesmo não tendo o blog mais lindo do mundo eu sempre tento melhorar mas tem uns blogs por ai que parecem não saber ponderar a mistura de cores ou pondera demais, um layout muito colorido e cheio de brilhos acaba atrapalhando mas um layout todo de uma cor acaba se tornando confuso sobre onde começa o post e onde termina. Outro problema é que muitos desses blogs parecem não se dedicar nem o mínimo para fazer um post, enchem o post de imagens, não cuidam da escrita e do conteúdo e tudo parece sem sentido.
Além daquela galera voltada pro lado interesseiro que quer apenas produtos também existe um grande número que faz blog pra ser famoso, sinceramente eu não sei de onde tiram essas ideias tortas, é possível ser famoso com o blog? Sim é, mas a caminhada é longa e nesse percurso você vai sofrer.
Eu não sei o que anda acontecendo na cabeça de uma galera que tem por ai mas parece que muitos não sabem curtir a própria alegria ou não gostam de ver outros blogueiros felizes. É horrível entrar no seu blog e ver comentários ruins sobre um post ou sobre você, ler alguém disseminando ódio por nada ou por te ver bem e feliz. Imagino como deve ser ficar perdendo seu tempo pra ofender o outro por motivos bem bizarros.
Uma coisa bem ruim é entrar em um blog e ver um tipo de layout, um jeito de escrita, uma tabela de cores e entrar em um outro diferente e ver a mesma coisa, parece que muitos blogueiros perderam a personalidade e não sabem mais deixar o seu blog com a identidade do dono.

30 comentários:

  1. Hey, Paac!
    Estamos juntas nessa!
    Tem muito blogueiro/youtuber que se acha estrela mesmo e se sentem superior aos demais. Sim, é feio... rsrs.
    Quem entra nesse mundo achando que é só fazer um blog que vai ganhar livro de graça, está bem enganado. Isso demanda tempo e dedicação. Manda e-mails, responde e-mails, posta foto, lê o livro, faz resenha... O blog toma uma grande parte do nosso tempo e a gente faz porque gosta, não pra ganhar coisas de graça, porque não é de graça. Não deixa de ser um trabalho. A editora nos oferece o livro, nós oferecemos nosso tempo para divulgar. Mas tem gente que não entende. Fazer o que?
    Sobre a escrita, esse é um capítulo à parte... ahahaha. Tem resenha que eu leio, que me dá vontade de chorar.
    Acredito que se alguém escolhe ter um blog e quer que seu blog seja legal, a primeira coisa que essa pessoa deve fazer é procurar melhorar a escrita e o conhecimento sobre a gramática e o vocabulário da nossa língua. Se não fizer isso, o leitor passa por ali, não dá valor ao que lê - se conseguir entender o que foi escrito - e não volta nunca mais.
    Há uma infinidade de coisas sobre o que fazer e o que não fazer neste mundo, né?

    Adorei o post!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Olá,

    Como eu sou novata na blogosfera (apesar de acompanhar alguns blogs), gostei muito dos pontos que você destacou, principalmente a questão do interesse, que realmente é algo que eu tenho visto regularmente, a disputa por parcerias tem sido árdua e claro essa é com certeza uma grande conquista, mas acredito que o foco central seria escrever sobre o que você gosta, independentemente da receber ou não algum benefício por isso. Quanto ao layout, discordo um pouco de você pois nem todo mundo tem condições financeiras de pagar por um, ou sabe fazer um, então alguns recorrem a doações, ou layouts prontos, entre outros. É claro que uma bela imagem faz a diferença, mas acredito que o conteúdo se destaque mais nesse quesito. Enfim, o seu blog está muito lindo e parabéns pelo trabalho árduo.

    Abraços
    colecoes-literarias.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Olá Paac!
    Adorei sua postagem... concordo em número, gênero e grau! Infelizmente muita gente que tem altos seguidores, é conhecido e bláblá perde a humilde por se achar superior aos demais. São um bando de trouxa, isso sim! kkk
    A cerca da personalidade casa muito bem com plágio até. Infelizmente tem muita gente que se "inspira" em um blog e acaba copiando tudo, desde o lay até o teor das postagens. Tá osso!
    Mas o bom é que pessoas do tipo não vingam não... ter blog só pra ganhar as coisas? hahaha Não vão aguentar esperar, sejamos sinceros, pra termos conquistas reais tem que se ter trabalho e isso é gradativo. Não dá pra conquistar algo do dia pra noite.

    Enfim, já disse que adorei sua postagem? rs
    Beijos

    www.lendoeapreciando.com

    ResponderExcluir
  4. Oii!
    Concordo plenamente com o que você postou! Só porque seu blog se torna famoso, essas pessoas se perdem e acabam se achando melhores que os outros! Além das pessoas que começam seus blog apenas com o pensamento de ganhar!

    Vitória,
    www.vicio-de-leitura.com

    ResponderExcluir
  5. Realmente temos tudo isso nesse mundinho dos blogs. Muita gente copiando textos, querendo ser famoso e, principalmente, querendo ganhar livros e produtos. Isso me chateia muito porque realmente desenvolvo esse trabalho porque amo o universo cultural em geral, principalmente o da leitura. De toda forma, estou bem feliz nesse mundo, pois fazer e ver outros bons trabalhos é o que nos anima a cada dia.
    Beijos.
    Karla Samira
    www.pacoteliterario.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Realmente temos tudo isso nesse mundinho dos blogs. Muita gente copiando textos, querendo ser famoso e, principalmente, querendo ganhar livros e produtos. Isso me chateia muito porque realmente desenvolvo esse trabalho porque amo o universo cultural em geral, principalmente o da leitura. De toda forma, estou bem feliz nesse mundo, pois fazer e ver outros bons trabalhos é o que nos anima a cada dia.
    Beijos.
    Karla Samira
    www.pacoteliterario.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. O que mais tem é ''Quero ser Famoso'' o povo já cria blog pensando na fama e reclama se com dois meses não tem um milhão de views. Quando criei o blog se era uma pessoa que via meu blog eu já tava surtando, hahah
    Haters por todo lado é a pior coisa :/ Parece que as pessoas preferem espalhar o ódio do que o amor...
    Beijo!

    Sorriso Espontâneo

    ResponderExcluir
  8. Oi Paac, realmente, tem bastante coisa que irrita no blogosfera. O que mais me incomoda nem é tanto o povo da fama, já que tem muita gente vendendo blog como melhor estilo de vida, mas a falta de cuidado com layout e texto me chamam bastante a atenção. Não tanto por eu achar feio, porque acho isso bem pessoal, mas por encontrar muita coisa mal feita mesmo.

    Belo post!

    Beijos, Cass | www.livroseoutrascoisas.com.br

    ResponderExcluir
  9. oi ^^
    pow a blogosfera já voi muito boa, em 2008 o lance era bem melhor, mas enfim.
    se tem uma coisa que me incomoda é gente que não consegue criar o próprio conteúdo e tem que plagiar os outros. Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
  10. Oi! estou na blogosfera faz um bom tempo, desde 2009, antes meu blog não era literário mas visitava alguns é claro. E todos eram bem diferentes, via conteúdos mais diferentes nos blogs, o modo de escrever de todos eram bem diferenciados, hoje em dia como você falou, entramos em um e no outro é praticamente a mesma coisa. Olha e esta parte de querer ganhar coisas,produtos e mais com o blog é algo que me irrita. Você faz um blog porque gosta, pois quer dividir as alegrias, tristezas,frustaçoes com.outros leitores que entendem tudo àquilo que esta passando mas atualmente criam um blog com apenas interesse de ganhar algo, nao por prazer e felicidade mas por interesse. É triste que a nossa realidade da blogosfera está lotada de pessoas com más intenções.

    Beijão da Lari!
    brilliantdiamond-bg.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Um post que deveria ser lido por todo blogueiro. Principalmente para "novatos". Concordo com tudo que foi dito e acho triste. Porém tento ser recíproco sabe? Blogueiros interesseiros e sem conteúdo eu praticamente ignoro. Prefiro os poucos, porém bons :)
    Amei o Post.
    Abraço;

    http://estantelivrainos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Oi Paac! Adorei seu post! Acho que tem muita gente que deveria ler para ver se cai na real... O conteúdo repetitivo é algo que me desanima quando visito alguns blogs, é tão chato entrar num blog e ver sempre a mesma coisa dos outros! E gente que se acha melhor que os outros por ter um blog? Nossa, tem aos montes... Infelizmente, né?

    Parabéns pelo post, mesmo! Precisamos de mais amor e menos blogagens vazias e por interesses. Beijos!

    Blog Ei, Carol!

    ResponderExcluir
  13. Olá,
    Creio que o pessoal interesseiro é um dos mais irritantes. É um dos fatos que mas faz restringir bastante em quais blogs acreditar.

    http://euinsisto.com.br

    ResponderExcluir
  14. Pois é vejo muito gente criando blog por criar, para ter parceria, para ganhar notoridade mas não é capaz de criar amizade. Sempre criticando, armando o barraco e só. Mas creio que ainda existam blogs bons e com boas intenções.

    ResponderExcluir
  15. Oie, Paac.
    Concordo muito com tudo que você disse.
    É triste como a blogosfera está se tornando cada dia mais do mesmo.
    A grande parte só tem blogs para conseguir livros em troca ou ser famoso, como você mesmo disse.
    Horrível!
    Espero muito que mude.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  16. Paac, não poderia concordar mais com você! Mas na verdade o que mais me incomoda são as pessoas que comentam sem nem mesmo lerem nossa postagem, comentam só pra receberem comentários de volta. Acho isso uma bobagem enorme, principalmente porque não é assim que se formam leitores fieis. :/
    Sobre os problemas que você levantou na lista, acredito que eles existam por causa do crescimento exagerado dessa onda de blogs literários. Mas não se preocupe não, porque a maioria não dura. ;)

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário, ele fará o autor do post se sentir feliz e correspondido e mais próximo de você que leu até aqui, obrigada e lembre-se: literatura é arte que empodera e liberta! @bardaliterária.

@bardaliterária