A Garota sem Passado de Michael Kardos


Título: A Garota sem Passado
Autor: Michael Kardos
Ano: 2016
Editora: Arqueiro
Páginas: 304
Skoob: Adicione


Sinopse: Num domingo de setembro de 1991, Ramsey Miller deu uma festa em casa para os vizinhos. Depois, assassinou a esposa e a filha de 3 anos. Todo mundo na pacata cidade de Silver Bay conhece a história. Só que todos estão errados. A menina escapou. Sob o nome falso de Melanie Denison, ela passou os últimos quinze anos escondida com os tios numa cidadezinha remota. Nunca pôde viajar, ir a uma festa na escola ou ter internet em casa, porque Ramsey jamais foi encontrado e poderia ir atrás dela a qualquer momento. Mas, apesar das rígidas regras de segurança impostas pelos tios, Melanie se envolve com um jovem professor da escola local e engravida. Ela decide que seu filho não terá a mesma vida clandestina que ela e, para isso, volta a Silver Bay para fazer o que nem os investigadores locais, nem a polícia federal, nem o FBI conseguiram: encontrar seu pai antes que ele a encontre.

   A Garota sem Passado é um thriller que te deixa curioso e ansioso sobre tudo que sucede o crime e sobre tudo que antecede o crime, mas pode ser uma leitura tão prazerosa quanto chata, depende do que se espera ao iniciar a leitura.
    Melanie Denison é uma garota de 17 anos e mora escondida com seus tios a 15 anos, após o surto que seu pai, Ramsey, teve e acabou assassinando sua mãe em uma festa quando Melanie tinha apenas 3 anos, por esse motivo atualmente ela mora com os tios em uma cidade pequena, nunca pôde viajar ou fazer tudo o que queria pois a liberdade que tanto deseja poderia ser perigosa, já que o pai ainda estava livre e a sua procura. Mesmo com todas as regras e imposições dos tios Melanie acaba tendo um relacionamento com seu ex-professor e ao descobrir que está grávida toma a decisão de ir atrás do pai, para finalmente saber os motivos que o levaram a matar a própria esposa.
  A Garota sem Passado é narrado em 3º pessoa, o que nos possibilita ter vários olhares sobre uma mesma história, e passar pelo presente e pelo passado de todos os personagens importantes da mesma. A história de um modo geral é surpreendente, nos deixa curioso sobre o que acontecerá com Melanie quando encontrar o pai e as motivações que levaram Ramsey a assassinar a mulher que tanto amava.  A história tem pontos positivos que fazem a leitura valer a pena, porém devo confessar que o romance entre Phillip e Melanie foi realmente desnecessário à história, a gravidez foi o pontapé para que tivessemos o desenrolar de tudo porém os personagens não me pareciam ter muita química, foi quase forçado eu diria, e para história foi a parte chata (em minha opinião).
   Melanie é uma personagem curiosa e podemos até dizer que é meio determinada, não é um exemplo de coragem que se espera nesse estilo de leitura e não me senti totalmente cativada por ela, porém é notável que ela quer realmente descobrir o que houve no passado e compreender o porquê, mas sem ultrapassar os seus próprios limites. Ramsey foi um personagem que me despertou muita curiosidade, ora tínhamos um homem gentil e amoroso que realmente parecia amar as mulheres de sua vida ( Melanie e Allie, mãe de Melanie) e ora tínhamos o ponto de vista de um cego por um ideal deturpado, a criação do personagem é bem crível, e isso é um ponto positivo para a narrativa do autor.
   O livro é mais do que recomendado se você gosta de um estilo investigativo com cenas cheias de suspense, personagens curiosos e reais, uma narrativa fluída e uma história que te prende do início ao fim.

Nota:


15 comentários:

  1. Já tem um tempo que eu estou com esse livro na minha fila de leitura e toda hora que eu vou ler acontece algum imprevisto o raiva, a historia parece deixar todo mundo que esta lendo bem curioso, espero gostar.

    Beijos - www.coisasdemineira.com

    ResponderExcluir
  2. Ola,

    Há um tempo eu vi esse livro no site da amazon e fiquei muito curiosa pela premissa e também pelo nome que é bem instigante. Eu gosto muito de mistérios e como você disse que a história flui de forma leve me interessei mais ainda. Como você as vezes eu também tenho esse sentimento de que alguns romances em livros de suspense, não são lá tão significativos, ficam muito forçados. E por isso nem fico desanimada a ler, vou me ater a investigação da protagonista, porque agora estou muito curiosa para saber por que o pai dela matou a mãe e será que ele está procurando a Melanie para fazer o mesmo também ? Suas resenhas são excelentes como sempre. Fico feliz que sua leitura tenha sido proveitosa.

    Abraços
    colecoes-literarias.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi, tudo bem? Gostei bastante da sua resenha e não conhecia o livro, mas pela sua resenha ele deve ser muito bacana, pois você diz que as cenas são cheias de suspense e adoro isso nos livros, pois me prendem na leitura. Não vou ler esse livro agora pelo fato de estar cheia de leituras atrasadas, mas sem a menor dúvida pretendo ler mais pra frente.

    ResponderExcluir
  4. Oii!
    Não sou muito fã de livros investigativos, mas a a história me cativou muito. Fiquei muito curiosa! Triste saber que o romance parece forçado... =(

    Vitória, www.vicio-de-leitura.com

    ResponderExcluir
  5. Olá lindona.
    Como sempre estou amando as suas resenhas.
    Só li um livro investigativo e amei. Esse já entrou para minha lista.
    Beijos.

    www.meumundosecreto.com.br

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Eu adorei esse livro e foi totalmente diferente do que eu esperava hehehe
    Mas me surpreendeu de uma forma boa sabe! Eu achei a narrativa totalmente cativante e os personagens muito bem construídos.
    Adorei sua resenha!

    Beijos
    http://aventurandosenoslivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Olá, "A garota sem passado" é um livro que tenho vontade de ler, mas confesso que tenho um certo receio de me decepcionar ao descobrir o que realmente aconteceu com o pai e a garota no dia da morte da mãe, quase sempre me decepciono um pouco com livros do gênero. Ótima resenha.

    ResponderExcluir
  8. Eu não achei que eu fosse me interessar pelo livro por não ser o tipo de gênero que me atrai, mas eu vou por essa leitura na minha lista porque realmente me interessou muito o enredo.

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Olá Paac, eu não conhecia o livro, mas como uma boa fã de romance policial fiquei bem curiosa para lê-lo apesar desse romance que você comentou que é desnecessário e sem química. Adorei a dica e espero poder lê-lo em breve *-*

    Visite "Meu Mundo, Meu Estilo"

    ResponderExcluir
  10. Oie
    será uma das minhas próximas leituras e espero adorar, sou fã do gênero e vejo muitas resenhas elogiando como a sua, bela dica e adorooo essa capa

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oiii
    Quero muito ler esse livro. GA Sinopse chamou muito minha atenção. gosto bastante de livros do gênero. Parece ser um livro que prende a gente na leitura mesmo!
    Bjus

    ResponderExcluir
  12. Olá! Eu gostei do ritmo desse livro quando li, a linha do tempo usada para contar a história dos dois lados foi uma atitude que gostei do autor. Gênero que curto muito ler. Bjs

    ResponderExcluir
  13. Já dizia a minha mãe: "A curiosidade matou o gato" Ela sabe que o pai matou a mãe e ainda assim arrisca-se em procurá-lo sozinha!? Eu tenho muita vontade de ler esse livro, mesmo com opiniões adversas sobre a obra.
    Estou esperando uma oportunidade pra comprá-lo.
    Ótima resenha
    Ni
    Cia do Leitor

    ResponderExcluir
  14. Olá Paac, já conferi algumas resenha sobre a obra e a cada uma delas vou ficando ainda mais interessada em ler. A trama parece ser bem instigante e misteriosa, do jeitinho que eu gosto. Parabéns pela resenha!

    Abraços

    ResponderExcluir
  15. Olá! Estou bem interessada nesse livro, apesar de assumir que o estilo me deixa bastante angustiada! Apenas por sua resenha, já fiquei super curiosa para saber o que levou o marido a matar a esposa e o que acontece quando a personagem principal procura o pai.
    Valeu a dica!
    Beijos!

    Karla Samira
    http://pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário, ele fará o autor do post se sentir feliz e correspondido e mais próximo de você que leu até aqui, obrigada e lembre-se: literatura é arte que empodera e liberta! @bardaliterária.

@bardaliterária