Contos da Barda: Dia da Toalha!

   E eis aqui nossa semana nerd em homenagem a esse universo que a cada dia cresce mais e ganha mais espaço entre os fãs.  O dia 25 de Maio (hoje) é conhecido mundialmente como O Dia da Toalha que nada mais é que uma referência e homenagem ao queridíssimo e amado Douglas Adams o autor da trilogia O Guia do Mochileiro das Galáxias, o dia se tornou um marco pois os fãs resolveram homenagear o autor em 25 de Maio de 2001, o ano que o autor faleceu, então o dia começou como uma forma de recordar o autor.
   No dia 25 de Maio de 2006 um grupo de Geeks na Espanha resolveu se reunir em orgulho a sua "carteirinha Nerd", esse evento reuniu um número considerável de pessoas que estavam ali não somente pra celebrar mas também para homenagear a saga Star Wars que teve seu primeiro filme lançado em 25 de Maio de 1977.
Muitos fãs não gostam dessa mistura ou não consideram o dia como dia do orgulho do nerd, por isso o dia é mais conhecido e considerado como O dia da Toalha, e mesmo não estando dentro desse pensamento e achar que podemos comemorar tudo ligado a esse universo no mesmo dia acho interessante, principalmente a teoria da Toalha, de acordo com o guia o mochileiro  interestelar pode esquecer quase tudo, exceto sua toalha, que é um item essencial e até mesmo salvador de vidas:
“A toalha é um dos objetos mais úteis para um mochileiro interestelar. Em parte devido a seu valor prático: você pode usar a toalha como agasalho quando atravessar as frias luas de Beta de Jagla; pode deitar-se sobre ela nas reluzentes praias de areia marmórea de Santragino V, respirando os inebriantes vapores marítimos; você pode dormir debaixo dela sob as estrelas que brilham avermelhadas no mundo desértico de Kakrafoon;
Pode usá-la como vela para descer numa minijangada as águas lentas do rio Moth;
Pode umedecê-la e utilizá-la para lutar em combate corpo a corpo; enrolá-la em torno da cabeça para proteger-se de emanações tóxicas ou para evitar o olhar da Terrível Besta Voraz de Traal (um animal estonteantemente burro, que acha que, se você não pode vê-lo, ele também não pode ver você – estúpido feito uma anta, mas muito, muito voraz);
Você pode agitar a toalha em situações de emergência para pedir socorro;
E naturalmente pode usá-la para enxugar-se com ela se ainda estiver razoavelmente limpa.
Porém o mais importante é o imenso valor psicológico da toalha. Por algum motivo, quando um estrito (isto é, um não-mochileiro) descobre que um mochileiro tem uma toalha, ele automaticamente conclui que ele tem também escova de dentes, esponja, sabonete, lata de biscoitos, garrafinha de aguardente, bússola, mapa, barbante, repelente, capa de chuva, traje espacial, etc., etc.
Além disso, o estrito terá prazer em emprestar ao mochileiro qualquer um desses objetos, ou muitos outros, que o mochileiro por acaso tenha “acidentalmente perdido”. O que o estrito vai pensar é que, se um sujeito é capaz de rodar por toda a Galáxia, acampar, pedir carona, lutar contra terríveis obstáculos, dar a volta por cima e ainda assim saber onde está sua toalha, esse sujeito claramente merece respeito.”
 No final das contas o que vale é comemorar e ser feliz com as suas nerdices!

10 comentários:

  1. Olá,

    Eu não sabia da referência a esse dia e todo a história por trás dessa homenagem. Achei incrivelmente atencioso homenagear essa data e embora eu ainda não tenha lido as obras do autor, estou querendo comprar o volume único dos livros dele, recentemente lançado pela editora arqueiro. No mais, adorei o post e os esclarecimentos.

    Abraços
    colecoes-literarias.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Então, ainda não li O guia do mochileiro nas galáxias (NÃO ME JULGA! Tô esperando a edição nova da Arqueiro chegar e prometo que vou ler haha),mas sempre achei curioso esse "Dia da toalha" nunca entendi muito bem, mas hoje eu já vi um vídeo da aleph bem esclarecedor kkkkkk Então, feliz dia da toalha!
    www.belapsicose.com

    ResponderExcluir
  3. concordo, dá pra comemorar de boas sem esse 'hatismo' todo...
    minha comemoração foi lendo sci-fi hahahhaha
    tô numa leitura bacana demais... O guia da mochileiro é muito foda. <3
    Belo post, Paac...
    bjs...

    ResponderExcluir
  4. Oi flor!
    Li O Guia do Mochileiro das Galáxias faz algum tempo, é um ótimo livro sem dúvidas alguma. Mas, o que mais me encantou foi sua homenagem ao autor, muito bacana isso. Parabéns, também pela seu post, que achei maravilhoso.
    http://www.cristinadeutsch.org/
    Saudações literárias.
    Beijos no ♥
    CD

    ResponderExcluir
  5. Oi, Paac
    Foi uma novidade ver que existia o dia do orgulho nerd, agora saber que na verdade é O dia da toalha é mais novo ainda para mim hehe
    Adorei o post. Eu tenho O Guia do Mochileiro das Galáxias inteiro em casa, mas ainda não li.

    ResponderExcluir
  6. Oioi! Tudo bem?
    Eu não me considero nerd, mas adoro essa semana nerd.
    O Guia do Mochileiro das Galxias eu vi a muito tempo e na epoca achei doido demais o filme, hoje eu ja entendo mais o conceito da toalha e do 42 haha. Adoro!
    Tb acho que o que vale é comemorar e ser feliz com as nossas nerdices!
    Beijos

    Livros e SushiFacebookInstagramTwitter

    ResponderExcluir
  7. Oie
    esse dia da toalha é muito legal, eu não curto coisas mais nerds porém quero começar a ver/ler certas coisas de tanto que comentam, muito legal seu post

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Olá Paac, adorei o post...muito esclarecedor para aqueles que não são tão ligados no universo geek.
    Embora eu nunca tenha lido nem assistido a adaptação de 'O guia do mochileiro das galáxias' já conhecia a referência.

    Abraços

    ResponderExcluir
  9. Oi Paac, tudo bem?
    Melhor que o dia ta toalha são esse posts cheios de referências, adorei ♥

    ResponderExcluir
  10. Não me acho geek para comemorar esse dia da toalha mas acho super legal esse universo nerd!
    beijos

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário, ele fará o autor do post se sentir feliz e correspondido e mais próximo de você que leu até aqui, obrigada e lembre-se: literatura é arte que empodera e liberta! @bardaliterária.

@bardaliterária