Os Goonies de James Kahn


Título: Os Goonies 
Autor: James Kahn 
Editora: Darkside Books
Páginas: 240
Skoob: Adicione
Sinopse: O clássico filme infanto-juvenil, "Os Goonies", volta direto dos anos 1980, adaptado para livro. Às vésperas de serem despejados de seus lares, um grupo de crianças - os Goonies - segue em busca de um tesouro escondido, em uma história fantástica de amizade. 

   Diferente da maioria das pessoas, eu não me recordo de ter assistido ao filme quando era mais nova, posso até me recordar vagamente de partes da história, mas não tenho certeza se o assisti então essa resenha não vai ser uma meia comparação entre o filme e o livro e sim minha opinião sobre o que li.
   A história se inicia com o drama dos Goonies, um grupo de amigos que se conhecem a anos mas que após alguns anos acabam se vendo prestes a perderem suas casas e seus amigos. Mikey, Dado, Gordo e Bocão são os Goonies e se consideram assim porque moram nas Docas Goon. Um dia antes de terem suas casas vendidas, os Goonies se encontram na casa de Mikey, e acabam encontrando no sótão um mapa do tesouro do famoso pirata Willy Caolho e decidem em ir busca desse tesouro para salvarem as suas casas e manterem os amigos. Porém essa aventura os leva direto aos Fratelli uma gangue criminosa que está sendo procurada em vários estados.


   Eu não tenho todo aquele sentimento nostálgico que normalmente levem os leitores a lerem esse livro, mas acho que isso não influenciou na minha visão da história, pelo contrário, minha experiência foi bem positiva. Goonies é um livro de aventura em que o foco não é o quanto eles precisam salvar suas casas e sim o quanto se esforçam para se manterem juntos, o quanto se esforçam juntos para chegarem ao final daqueles enigmas criados por Willy Caolho. Eu não consegui escolher um personagem favorito, acho que fiquei tão presa a como cada um completava o grupo que não consegui colocar apenas um personagem num pedestal um pouco mais alto, porém confesso que o senso de lógica e dedução do Mikey é muito bom, me pergunto como ele conseguia enxergar pequenos detalhes e saber que tinha algo no meio de uma parede de rochas?



  Os Goonies é uma aventura que te mantém preso ali até saber o que vai acontecer com eles, se vão conseguir se manter unidos ao final da aventura e além disso, a leitura é narrada toda por Mikey e amei notar seu crescimento pessoal e amadurecimento durante toda a trajetória, também achei interessante a forma como Sloth foi acrescentado na história, quem diria que um grandalhão até então bobalhão se encaixasse tão bem aquele grupo estranho de desajustados.

Então, o que eu queria dizer é, se você tentar pegar coisas que pertencem a outras pessoas, não vai obter o que pensou que estava pegando, vai acabar obtendo apenas o que deve obter. Mas se você pegar o que alguém está tentando lhe dar enquanto você pedia pelo que imaginava querer, você acaba recebendo muito mais do que pudesse imaginar. Foi o que aprendi com o Willy.

Nota: 
Crédito das Imagens: Uma leitura a mais.

29 comentários:

  1. Olá,

    Como você eu também não lembro do filme, mas fiquei muito curiosa pelo livro pois a história realmente parece carregar um clima de aventuras e suspense, e isso me agrada muito, principalmente quando os personagens são um grupo de amigos. Fiquei curiosa para conhecer os lugares que eles visitam, os mistérios que eles desvendam. Achei o trabalho da editora darkside excelente e é isso que me anima ainda mais a ler o livro. Fico feliz que você tenha gostado tanto da história.

    Abraços
    colecoes-literarias.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Eu acho que nunca vi o filme, mas tenho muita vontade de ler o livro. O problema é que sempre tem um na frente hahaha ai nunca vai pra frente. Que bom que você gostou da leitura, espero gostar quando eu - finalmente - ler kkkk
    www.belapsicose.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Paac. Esse livro me lembra aquelas histórias onde o foco é a amizade entre garotos. Vi muito isso em O Clube dos Sete e a Droga da Obediência, ambos nacionais. Sem contar que eu amei essa capa! Linda, sedutora e claro, bastante misteriosa.
    Um beijo!
    http://oreinoencantadodeumaleitora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oiii Paac, tudo bem?
    Menina eu sou louca para ler este livro, acho incrível o tema abordado pelo autor, mesmo sendo aventura, realmente despertou muito interesse essa sua edição, no qual eu conhecia apenas a mais simples.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  5. Olá Paac eu assisti a esse filme inúmeras vezes quando mais nova, bem tem 34 anos então fez parte da minha infancia, o livro quero ler em breve, por que ele tem detalhes super legais que meus amigos que já leram me contaram, portanto minha curiosidade fica ainda mais aguçada. Sua resenha ta ótima. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda bem que você também é da geração "Goonies na Sessão da Tarde!" hahahaha
      Estava com medo de ser a única "trintona" a comentar aqui hahahaha

      Excluir
  6. Aquele momento que você vai visitar um blog super de boas e quase infarta ao descobrir que um dos filmes que marcou sua infância tem livro e você não sabia!!!!
    Eu tô tipo surtando aqui aguardando ansiosamente o próximo salário bater na conta pra comprar esse livro!!
    Embora eu tenha assistido umas 1000x (era um filme clássico de Sessão da Tarde em período de férias principalmente) eu não me lembro de muitos detalhes, mas lembro que o Mikey é o Sam Gamgi de O Senhor dos Anéis S2
    Agora que você leu o livro, assista ao filme! É bem legal!
    Lembro que na época eu era doida pra ter um grupo de amigos dispostos a embarcar numa aventura maluca tipo a deles.
    Bjus querida!

    ResponderExcluir
  7. Oioi! Tudo bem?
    Estou louca para conhcer esse livro Os Goonies, achei o filme tao divertido, que fiquei com vontade de ler mais.
    Sou como vc e tb nao tenho aquele sentimento nostálgico, mas ainda sim é legal acompanhar essas historias mais antigas, que faziam tanto sucesso e que agora volta com tudo para pegar as proximas gerações.
    Adorei a dica.
    Beijos

    Livros e SushiFacebookInstagramTwitter

    ResponderExcluir
  8. Esse livro é muito divertido! O Bocão tem realmente um bocão... e o Sloth é só amor

    ResponderExcluir
  9. Oiiie
    que edição mais linda, adorei haha sua resenha me deioxu mega curiosa pela leitura, eu gosto muito do gênero apesar de ler pouco e o enredo está muito legal

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Já eu vi o filme, Paac. Então carrego comigo toda a nostalgia de um tempo que não volta mais. Você pontou muito bem a questão da amizade. É isso que deixa essa história tão envolvente, não que a aventura não seja também envolvente. Quero muito esse livro.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Oiii
    Estou louca para ler esse livro. Coisa boa quando lemos e voltamos a infância. Fora que essa edição está linda de morrer! Está na fila, em breve lerei!
    Bjus

    ResponderExcluir
  12. Eu lembro do filme, assisti muito na minha infância. O Livro tá lindo e parece ser tão divertido quanto o filme. Adorei a resenha.
    Abraço;

    http://estantelivrainos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Oie, tudo bem? Omg, como assim eu não sabia que tinha um livro dos Goonies? Esse é um dos meus filmes favoritos desde sempre. Que edição mais linda, a capa, o mapa, e claro a vontade de ler. É incrível a amizade entre eles, o sonho dele em conhecer o pirata, é impossível alguém não conhecer essa história. Gostei muito da sua resenha. Beijos, Érika ^^

    ResponderExcluir
  14. Olá Paac, também não me recorde de ter assisti algum dia o filme, mas mesmo assim morro de vontade de ler esse livro, pela sua resenha deu para perceber que ele foi muito bem escrito e tem personagens bem construídos *-*

    Visite "Meu Mundo, Meu Estilo"

    ResponderExcluir
  15. oi ^^
    mana eu lembro de algumas coisas do filme vagamente, mas tbm é quase nada a ponto de se eu ler o livro não vou me sentir nostálgica nem nada.
    acho a capa dessa edição muito linda *---*
    gostei da sua opinião, to pensando em ler esse livro em breve. Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
  16. Paac minha flor, esse livro é maravilhoso, ainda mais para quem acompanhou o filme na infância. Eu li faz quase dois anos e parece que foi ontem. A sensação de estar dentro do filme é incrível, pura nostalgia <3

    Quero muito essa versão Limited Edition <3

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário, ele fará o autor do post se sentir feliz e correspondido e mais próximo de você que leu até aqui, obrigada e lembre-se: literatura é arte que empodera e liberta! @bardaliterária.

@bardaliterária