Os Bons Segredos de Sarah Dessen

Título: Os Bons Segredos
Autor(a): Sarah Dessen
Ano: 2015
Editora: Seguinte
Páginas: 403
Skoob: Adicione
Sinopse: Sydney sempre viveu à sombra do irmão mais velho, o queridinho da família. Até que ele causa um acidente por dirigir bêbado, deixando um garoto paraplégico, e vai parar na prisão. Sem a referência do irmão, a garota muda de escola e passa a questionar seu papel dentro da família e no mundo. Então ela conhece os Chatham. Inserida no círculo caótico e acolhedor dessa família, Sydney pela primeira vez encontra pessoas que finalmente parecem enxergá-la de verdade. Com uma série de personagens inesquecíveis e descrições gastronômicas de dar água na boca, Os bons segredos conta a história de uma garota que tenta encontrar seu lugar no mundo e acaba descobrindo a amizade, o amor e uma nova família no caminho.
     
     Descobrir um livro que te faz repensar um pouco da tua opinião sobre certos gêneros literários é realmente bem positivo, e por incrível que pareça uma leitura que começou meio sem pretensões terminar sendo uma das positivas do ano é ainda melhor. Sarah tem o dom de nos fazer sentir o que escreve, e estar dentro da história que lê é umas das melhores sensações de se ter ao acompanhar a história de um livro.
Só que eu não sabia. Não mesmo. Pra mim, ser o primogênito só implicava receber todos os privilégios. Nunca tinha pensando no outro lado da moeda, na responsabilidade, no fato de ser o primeiro a passar por todas as situações.
      A história aqui contada é a de Sydney, uma adolescente comum e solitária que vive cercada pelos erros do irmão mais velho, Peyton, que entre vários erros entre drogas e álcool, acabou cometendo um acidente que deixou um garoto paraplégico e levou  Peyton direito pra cadeia. Entre os problemas causados pelo irmão, os pais negligentes – que o tratam como um inocente injustiçado, e a dor que tudo isso está causando não somente a ela mas a toda a família, Syd decide que a melhor opção é recomeçar, e assim decide mudar de ares e ir pra uma nova escola.
   O livro é de uma profundidade enorme, cada personagem dentro da história é essencial no crescimento de Syd, que está aprendendo a lidar com os julgamentos dos pais, a sombra dos erros do irmão e seu próprios problemas. Ela é um personagem com uma personalidade um tanto comum, e ver seu crescimento durante a história é o grande ponto do livro, que trata de temas importantes como amor, aprendizado e superação, e apesar de ser um livro com adolescentes ele tem muitos momentos de tragédias que pra ela eram de proporções gigantescas, e um ponto importante aqui é a empatia do leitor com a personagem, de início me senti como se tivesse lendo um gossip girl versão drama demais, mas então me toquei que apesar de realmente a personagem e as situações me remeterem um pouco a essa comparação, ela era humana, ser rica e de “boa família” não a impedia de sofrer, pelo contrário sua boa condição pode ter ser sido um influenciador em boa parte de seu sofrimento, e ler sobre isso, encarnar essa dor e sentir ela junto de Syd, foi o que tornou a leitura ainda melhor.
    Não encontrei pontos ruins na história, achei o final um pouco corrido e um certo personagem (Ames) não teve o final que merecia – fazer o que né? Mas em oposto a esse desânimo relacionado ao personagem em si fiquei bem feliz do pouco de romance que teve não ser enrolado ou dramático demais, acho que a autora soube dosar bem essa parte e trazer ao relacionamento dos personagens essa responsabilidade de pensar mais frente, medir as consequências e não somente sair fazendo. O livro é reflexivo, envolvente e como eu disse no inicio da resenha ele te transporta para aquele ambiente, aquelas situações, você vive com a personagem tudo que acontece, algumas coisas mais sutis outras mais assustadoras, mas de um modo geral tudo na dosagem certa. 
   Quero deixar aqui meu obrigada a Elis do Eu Insisto que me indicou para receber o livro, e poder ler uma obra que me deixou horas pensando foi uma experiência muito boa.

Nota:


11 comentários:

  1. Olá, tudo bem? Olha, primeira vez que leio algo sobre esse livro e confesso que gostei muito da sua resenha. É ótimo saber que ele te fez pensar bastante, vou pesquisar mais sobre ele e tentar adicionar na lista. Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    A história desse livro é muito bom. Eu já ouvir muitas pessoas comentaram o quanto amam ele. Mas também já ouvir pessoas discordarem. Porém, meu interesse por ele continua grande e quero ler urgentemente. Bom, você arrasa nas resenhas e essa não foi diferente!! A diagramação é linda, muito mesmo...

    Bjoos
    Oxente, Leitora!

    ResponderExcluir
  3. Oi Paac! Tudo bem? Já vi vários falando desse livro, mas nunca tive aquela vontade de ler... Vendo a sua resenha pude perceber o quanto o livro é bom, gosto quando os autores fazem a gente pensar um pouco e espero poder surgir a oportunidade de ler assim como foi com você.

    Bjs! Atenciosamente Um baixinho nos Livros.

    ResponderExcluir
  4. Oiii Paac, como vai garota?
    Eu achei o livro tão amorzinho, ainda mais com essa capa maravilhosa <3 e é um grande amor em desvendar esse segredo e ver no que levaria a personagem a encontrar o amor puro e real <3 parabéns pela resenha, ela fez eu ver o quanto o livro parece ser bom, com toda certeza leria.
    Beijinhoss

    ResponderExcluir
  5. Olá, Paac!
    Eu tenho visto ótimos comentários sobre esse livro e apesar de ser um livro com bastante drama - algo que ando fugindo - eu fiquei interessada na obra.
    Acho a premissa do livro bacana, fiquei curiosa sobre o que levou o irmão dela a cometer essas burradas e a razão pela qual os pais são tão negligentes. Gostei de saber que acompanhamos o crescimento da personagem na obra.
    Eu adorei a resenha e pretendo lê-lo assim que tiver oportunidade.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Olá, tudo bom? Nunca havia ouvido falar sobre o livro e gostei bastante da premissa. Nunca tinha parado pra pensar no outro lado da moeda em ser o primogênito, e realmente, deve ser muito difícil não ter referências e ser o primeiro a passar pelas situações. Amei sua resenha e espero ter a oportunidade de ler esse livro. Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Já comecei a ler o livro uma vez, mas por algum motivo que eu não faço ideia no momento parei. Eu fui muito atraída pela capa, vou retomar e ver no que dá.
    www.belapsicose.com

    ResponderExcluir
  8. Parabéns pela ótima resenha. Não conhecia a obra mas me conquistou totalmente. Amo dramas e que nos deixam reflexivos principalmente.
    Abraço;

    http://estantelivrainos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Adorei ler esse livro, mas eu acho que a mãe de Sid merecia uma lição, assim como Ames, duas pessoas que mais me deu raiva no livro, uma cega para as atitudes do filho, e o outro um aproveitador, de resto a leitura foi rápida. Bjs

    ResponderExcluir
  10. Olá Paac, desdo lançamento deste livro eu estou bem curiosa para lê-lo, como a sua resenha todas as que eu leio são sempre bem positivas e destacam o bom desenvolvimento que a autora deu para a historia *-* Espero poder lê-lo em breve.

    Visite "Meu Mundo, Meu Estilo"

    ResponderExcluir
  11. Oie
    que linda sua resenha, eu adoro a sarah dessen e já tenho esse livro, com certeza sei que vou adorar tanto quanto você, adorei a dica e ver ele por aqui

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário, ele fará o autor do post se sentir feliz e correspondido e mais próximo de você que leu até aqui, obrigada e lembre-se: literatura é arte que empodera e liberta! @bardaliterária.

@bardaliterária