As Letras dos Beatles de Hunter Davies

Título: As Letras dos Beatles - A história por trás das canções
Autor: Hunter Davies
Editora: Planeta do Brasil
Ano: 2016 
Páginas: 386 
Skoob: Adicione
Sinopse: A primeira coletânea de manuscritos de letras dos Beatles já publicada! Pela primeira vez, as versões originais das letras de músicas essenciais dos Beatles são agrupadas em livro após exaustiva pesquisa. Além disso, As letras dos Beatles traz várias delas que nunca haviam sido publicadas. Esses documentos hoje pertencem a colecionadores e a amigos dos Beatles, muitos deles sob a custódia de museus e universidades mundo afora. Hunter Davies conviveu com os Beatles no apogeu da banda e escreveu sua primeira e única biografia autorizada. Desde então, pesquisou e encontrou mais de cem letras de suas músicas, escritas à mão, que são reproduzidas aqui. Os Beatles compunham a qualquer hora, em qualquer lugar- as músicas podiam começar no verso de um envelope, num guardanapo ou num papel de carta de hotel. Esses escritos, entre eles vários rascunhos e versões revisadas, propiciam uma visão única e íntima do marcante processo criativo dos maiores compositores de música popular de todos os tempos- o que eles pensavam, como mudavam de ideia e de que maneira realizavam letras de músicas hoje conhecidas em todo o mundo. Cada música é considerada aqui em seu contexto- o que os Beatles estavam fazendo naquele momento, como compuseram e gravaram a faixa, como a primeira versão difere da finalmente gravada. Quase todas as canções dos Beatles têm uma grande história por trás delas, de Yesterday e Eleanor Rigby a Yellow Submarine . Embarque nesta viagem aos bastidores destas obras-primas do pop.



   É tão bom pegar um livro sem pretensões e acabar gostando, não é? Pode parecer meio besta se parar pra analisar e notar que é um livro biográfico, mas ainda sim é interessante ler algo que você acaba gostando de certo modo.
   As Letras dos Beatles pode ser mais uma das inúmeras biografias feitas pelo mundo, eu já havia lido uma ano passado eu gostei, não somente pela história mas pela influência que a banda teve durante anos e de certo ainda tem até hoje.
   Hunter Davies não escreveu uma biografia comum, ele fez uma coletânea de músicas, não somente as uniu no livro como também contou sobre a época em que foram escritas, o contexto histórico mundial e como foram influencias por ele, Hunter conta sobre o que o motivou a escrever o livro como tudo foi desafiador, como alguns manuscritos foram difíceis de encontrar – ele os colecionava desde 1960, para terem noção do esforço colocado na obra.
   Eu não sou a maior fã dos Beatles, não me considero assim por não ser como muitos que realmente compram os cd’s, colecionam coisas e etc, porém tenho um certo amor pela música HELP, e essa foi a motivação ao ler o livro, e no final encontrei uma obra encantadora aos olhos, aos ouvidos – já que acabei ouvindo algumas das músicas indicadas na obra e que eu não conhecia, e também ao coração já que Beatles é amorzinho.
   Eu recomendo a obra pra quem é fã da banda em todos os sentidos, não importa se é super fanático ou mais de boa, se gosta deles e se te deixei curioso sobre a obra, leia! Apenas leia!
Nota:


6 comentários:

  1. Essa sensação de pegar um livro sem pretensão e adorar é maravilhosa mesmo.
    Eu nunca tinha ouvido falar desse livro, mas deve ser porque não sou muito fã de Beatles e nem de biografias, rs. Mas que bom que você gostou ☺ Flores no Outono 

    ResponderExcluir
  2. Eu não gosto de Beatles nem um pouquinho, então essa não é uma leitura para mim :( Mas gostei de saber que essa foi uma biografia diferente, com as músicas, contexto histórico mundial, época em que foram escritas... achei bacana.

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Eu sou muito fã do Beatles ou só do Lennon rs
    E sim vou ler com certeza.
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Oi Paac!
    Esse é um livro que eu definitivamente não leria. Não sou nem um pouco chegado aos Beatles e por isso a leitura não passaria de um grande tédio.

    Beijos
    www.mundoinvertido.com

    ResponderExcluir
  5. Olá Paac, eu não costumo ler biografia então esse livro não me chamou a atenção, mas tenho certeza que os fãs vão adora-lo *-*

    http://meumundo-meuestilo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Eu sou completamente apaixonada pelos Beatles. Na minha playlist do celular há alguns álbuns deles porque, nossa, que banda maravilhosa! ♥ Esse livro, já tinha ouvido falar dele e o quero MUITO! Que bom que cê foi ouvindo algumas músicas enquanto o lia, isso é sempre bom - ainda mais se tratando desse quarteto incrível.

    ;*

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário, ele fará o autor do post se sentir feliz e correspondido e mais próximo de você que leu até aqui, obrigada e lembre-se: literatura é arte que empodera e liberta! @bardaliterária.

@bardaliterária