Mentirosos de E. Lockhart

Título: Mentirosos
Autor: E. Lockhart
Ano: 2014
Editora: Seguinte
Páginas: 272
Skoob: Adicione
Sinopse: Os Sinclair são uma família rica e renomada, que se recusa a admitir que está em decadência e se agarra a todo custo às tradições. Assim, todo ano o patriarca, suas três filhas e seus respectivos filhos passam as férias de verão em sua ilha particular. Cadence - neta primogênita e principal herdeira -, seus primos Johnny e Mirren e o amigo Gat são inseparáveis desde pequenos, e juntos formam um grupo chamado Mentirosos.
Durante o verão de seus quinze anos, as férias idílicas de Cadence são interrompidas quando a garota sofre um estranho acidente. Ela passa os próximos dois anos em um período conturbado, com amnésia, depressão, fortes dores de cabeça e muitos analgésicos. Toda a família a trata com extremo cuidado e se recusa a dar mais detalhes sobre o ocorrido… até que Cadence finalmente volta à ilha para juntar as lembranças do que realmente aconteceu.

    Sabe aquele livro que você começa a ler sem expectativas, porque tomou um spoiler que jurou ser a verdade? Pois é, eu li Mentirosos depois de um suposto spoiler que contava parte importante do final, jurei que não ia me surpreender justamente por já saber o que ia acontecer mas quando realmente finalizei a leitura pensei: QUE TAPA NA CARA!
    A família Sinclair é perfeita, todos são altos, magros, loiros e de queixo quadrado, ninguém tem problemas, ninguém aceita um não como resposta, são as pessoas perfeitas da família perfeita. Candence sofreu um acidente, ela não lembra o que aconteceu, ela imagina que possa ser algo ruim, mas sua cabeça dói demais e as lembranças são uma bagunça, são fragmentos...
    Mentirosos é um livro difícil de se lidar, você imagina motivos, cria uma solução, desvenda o mistério todo e acaba lendo algo possível, real, mas que não passou pela sua cabeça. Harris e Tipper (os avós de Candence) são os patriarcas da família, sempre quiseram filhos homens, sempre acharam que suas filhas poderiam ser empresárias e que fariam o nome “Sinclair” durar por mais longos anos e até mesmo séculos, acreditam que a ilha era seu mundinho particular; Carrie, Bess e Penny (as filhas) sempre viveram como queriam, gastaram mais do que podiam, tudo era luxo, o dinheiro sempre foi o que mais importou...até o acidente; Cadence, Mirren, Gat e Johnny ( os mentirosos), primos inseparáveis (exceto Gat), melhores amigos, companheiros, faziam tudo juntos, tinham o sonho de fugir dessa realidade da Ilha, morarem juntos, longe de tudo e todos, apenas eles, apenas os Mentirosos, até o acidente...
      Lockhart tem uma narrativa muito boa, eu já havia lido outra obra da autora – uma obra que amei e foi favoritada, e sabia que podia confiar que ela não iria me decepcionar, e realmente não decepcionou, Mentirosos é um misto de temas interessantes e discutíveis, unidos ao suspense, a vida de adolescentes até então quase desinteressantes se torna o alvo dessa história que prende o leitor e deixa aquele gostinho de ‘e agora?’. Não consegui achar pontos negativos na história, meu único problema foi realmente o ‘meu eu cansado’ influenciando na leitura, mas mesmo assim terminei o livro em duas noites – pra vocês entenderem como ele é bom. Eu criei diversas teorias, ideias, soluções e fiquei chocada quando descobrir o que aconteceu, é um final possível, lógico e emocionante que provavelmente você não vai pensar nele como primeira, segunda ou até mesmo quinta opção.
“Não estou falando de destino. Não acredito em destino, almas gêmeas ou sobrenatural. Só sei que entendíamos um ao outro. Completamente”
    Mentirosos é um livros sobre famílias, pessoas falhas, preconceitos e pré-conceitos, amizades, paixão, emoção, metáforas sobre a vida e reflexão. Cada personagem ali pode ser eu ou você, a construção falha de cada entrelaçada a história e a escrita da autora tornam a experiência da leitura algo ainda mais fascinante. É um livro que vai te deixar algumas horas pensando e refletindo ao final.
Nota:


13 comentários:

  1. Hey amiga,
    Tem resenha desse livro lá o blog, mas não foi eu que fiz assumo, foi meu ex colunista, enfim.
    Tenho que assumir que sua resenha ficou infinitamente melhor e bem mais instigante do que a dele, não sei se leria por agora, mas irei colocar na minha lista de desejos, e ai já até sei aonde arrumar o livro. rsrs
    Parabéns pela resenha.

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Eu li esse livro há umas semanas atrás e ele é mesmo incrível!
    Mas diferente de você, eu já tinha matado o final antes da página 100, rs. Percebi pistas durante toda a leitura e o que eu suspeitava acabou se confirmando. Ter descoberto o final logo de cara não tornou a leitura previsível, mas sim mostrou o quanto a autora foi inteligente.
    Nunca tinha lido nada dela e fiquei encantada com a narrativa.
    Sem dúvidas é um livro que merece ser lido.

    ResponderExcluir
  3. Eu li uma resenha desse livro em outro blog! A Candense me pareeu ser a vítima entre esse grupo. Ou não? Apesar de serem perfeitos fisicamente, a sua resenha mostra a verossimilhança que tem conosco. Na condição de seres que erram, mas amam, e a união familiar que quase ou sempre prevalece. Cada resenha que leio desse livro é um desejo ainda maior para compra-lo.

    ResponderExcluir
  4. Olá.
    Você me deixou muito , muito curiosa. Quero já ler.
    Se com até Spoilers vc se empolgou. Imagina sem?
    Eu particularmente não me importo com spoilers , as vezes eles acabam me instigando mais.
    Sinceramente amei a resenha.
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Menina do céu, sua resenha foi a primeira positiva que li desse livro! Até então só via o pessoal falar em vídeos "não era aquilo que eu esperava", "não pretendo ler de novo", etc, então neeeem tinha ido atrás da sinopse ou algo assim. Agora sim eu sei do que se trata e, cá entre nós, essas temáticas de gente-que-vive-de-aparências me atrai muito JDNFDJGNJDFN Me inspiram a escrever de um jeito que nem sei. O mistério por trás do que acontece com Candence também me deixou curiosa. Vou dar uma chance a essa leitura <3

    ResponderExcluir
  6. Esse livro é tão incrível que eu nem sei lidar. Sério! Muiiiiiiiiiito boa a narrativa, os personagens são essenciais. Socorro kkkk
    www.belapsicose.com

    ResponderExcluir
  7. Olá Paac, toda resenha que leio sobre esse livro é sempre mega positiva como a sua *-* Ele parece ter um enredo bem forte e adorei saber que a narrativa do autor é boa *-* Espero lê-lo em breve.

    Visitem o blog ► Meu Mundo, Meu Estilo || Facebook

    ResponderExcluir
  8. Paac, acho que toda resenha que vejo as pessoas dizem que não esperavam muito desse livro, mas acabaram amando.
    Desde o final do ano passado que tenho uma vontade enorme de lê-lo.
    Espero que isso ocorra em breve.

    ResponderExcluir
  9. O livro é bom, às vezes pode parecer maçante, mas vai fazer sentido no momento certo. Você vai encontrar esse momento enquanto lê e tudo se encaixa. Eu gostei muito da leitura.

    http://euinsisto.com.br

    ResponderExcluir
  10. Senti todas essas emoções ao ler mentirosos, consegui fazer a leitura sem spoiler e fiquei totalmente chocada com a revelação. Com certeza é um livro que mexe conosco, eu o favoritei também de tanto que me envolvi e amei a história.

    ResponderExcluir
  11. Recebi a prova do livro e até hoje eu não li, mas depois da resenha fiquei curiosa para saber sobre esse mistério.

    ResponderExcluir
  12. Oie
    eu adoro esse livro principalmente pelo final que é de matar hahah adorei sua resenha e que bom que curtiu tanto a leitura, adorei sua resenha

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Já li tanta coisa boa sobre esse livro. Está na minha lista faz tempo. Gosto de uma boa narrativa que nos envolva e faça pensar!
    Bjs

    Blog Coisas da Juu Participe do Top Comentarista: você escolhe o livro

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário, ele fará o autor do post se sentir feliz e correspondido e mais próximo de você que leu até aqui, obrigada e lembre-se: literatura é arte que empodera e liberta! @bardaliterária.

@bardaliterária