Curiosidades Emily Bronte

Hey, people! Como vocês estão?
Bom, faz um tempinho que não posto curiosidades e ainda tem um milhão de autores pelo mundo que merecem aquela bisbilhotada na vida ; ) Então voltamos hoje para falar da nossa, ou melhor de uma das nossas inglesinhas preferidas Emily Brontë, a queridíssima que escreveu O Morro dos Ventos Uivantes e apenas este, mas isto veremos em detalhes...

1ª Curiosidade 
Emily era irmã das também escritoras Anne Brontë e Charlotte Brontë. As irmãs escreviam principalmente poemas e chegaram a publicar juntas. Emily utilizava o  pseudônimo masculino Ellis Bell 

2ª Curiosidade 
Das irmãs Brontë, Emily era a mais calada. Na realidade poucas informações se tem sobre ela. A irmã Charlotte fala um pouco sobre a irmã em um de seus livros, mas apenas ressalta a timidez dela.

3ª Curiosidade
Após  morte da mãe, na infância e a chegada da tia para a criação dos sobrinhos. As irmãs escritoras, juntamente com o irmão Patrick e mais duas irmãs Maria e Elizabeth foram mandadas para o internato. No entanto as condições do internato eram péssimas e as crianças sofriam violência e se alimentavam mal. Com a morte de Maria e Elizabeth o pai resolve tirar as crianças da escola. 

4ª Curiosidade 
Emily cresceu em Yorkshire, um condado que serviu para a criação de suas personagens. Ao voltar do internato foi educada por uma ama que lhe contava muitas histórias que mais tarde seriam publicadas em jornais locais por Emily e suas irmãs. 

5ª Curiosidade 
Emily Brontë faleceu aos 30 anos, apenas um ano após a publicação de seu primeiro e único livro O Morro dos Ventos Uivantes. Hoje considerado um clássico da literatura inglesa  que na época foi pouco aceito pela difícil compreensão de seus personagens e pelas muitas críticas a uma história que parece isenta de juízos dos valores entre a bondade e maldade.

6 comentários:

  1. Adoro saber maisnsobre os grandes autores. Não sabianquebelantinha morrido tão nova, o que é una pena. Peba também é que não se colheu os frutos de seu trabalho né? Não só ela mas como Jane Austen também, entre tantos. Gostei do topico parabéns.

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Hey, Gabi!
    Que vida difícil a da Emily! Não fazia ideia de que não era só ela, mas as outras duas irmãs também escreviam! Na verdade, não sabia nada sobre a autora... rs. Infelizmente, ainda não li "O Morro dos Ventos Uivantes", mas tenho muita vontade.
    Se ela já era tímida, imagina depois da morte da mãe... E ainda ir parar em um internato nessas condições? Que bom que ao menos, ela encontrou uma ama capaz de acalentá-la com histórias...
    Uma pena ver que tantos autores brilhantes, só tiveram sua genialidade de escrita reconhecida depois da morte...
    Amei o post! Mil beijokas... entreumlivroe-outro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Olá,
    Ainda não li O morro dos ventos uivantes, mas realmente é um clássico que tenho negligenciado. Vida muito difícil da Emily e uma pena que ela não viveu mais para ver como sua obra iria se tornar um grande marco.
    É bem interessante saber um pouco mais sobre autores tão incríveis.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Que bacana seu post.
    Antes ler ainda comentei com minha filha, que eu confundia as irmâs. Mas bem burrice minha né? Pq Morro dos Ventos Uivantes não tinha de ter confundido nada rsrsrs
    Adorei!
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Muito bacana a postagem.
    Para ser escritora, ela era a mais calada? Nossa. Eu não sabia. Ela faleceu bem jovem. Eu não sabia!
    Bem pontual sua postagem.

    ResponderExcluir
  6. A primeira obra que li das irmãs foi "O morro dos ventos uivantes" e desde esse dia me apaixonei por cada uma. A vida delas não foi fácil, ainda mais para época. Uma pena Emily não ter conseguido ver todo o sucesso que a sua obra se transformou.
    Bjim!
    Tammy

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário, ele fará o autor do post se sentir feliz e correspondido e mais próximo de você que leu até aqui, obrigada e lembre-se: literatura é arte que empodera e liberta! @bardaliterária.

@bardaliterária