Três Coisas Sobre Você de Julie Buxbaum

Título: Três coisas sobre você
Autor: Julie Buxbaum
Editora: Arqueiro
Ano: 2016 
Páginas: 288 
Skoob: Adicione
Sinopse: Setecentos e trinta e três dias depois da morte da minha mãe, 45 dias após o meu pai fugir para se encontrar com uma estranha que ele conheceu pela internet, 30 dias depois de a gente se mudar para a Califórnia e apenas sete dias após começar o primeiro ano do ensino médio numa escola nova onde conheço aproximadamente ninguém, chega um e-mail. Deveria ser no mínimo esquisito, uma mensagem anônima aparecer do nada na minha caixa de entrada, assinada com o bizarro nome Alguém Ninguém. Só que nos últimos tempos a minha vida tem estado tão irreconhecível que nada mais parece chocante.

       Falar sobre bullying em livros é uma onda crescente na literatura atual, e acho essa iniciativa dos autores uma coisa linda, até porque sabemos bem as consequências disso na vida dos adolescentes, sabemos o peso que isso tem no crescimento das pessoas após esses traumas. Três coisas Sobre Você é um livro que parte dessa premissa, mas dessa vez e nesse livro o bullying se torna apenas o coadjuvante da história.
       Jessie perdeu a mãe a pouco tempo, sua vida desmoronou e antes mesmo de se recuperar se viu partindo de Chicago, perdendo sua melhor amiga Scarlet, sua escola, e tudo que lembrasse sua mãe, pra em troca ir pra cidade sempre ensolarada num colégio com pessoas esnobes, uma casa estranha, um meio-irmão grosseiro e uma madrasta que fala alto demais. Após seu primeiro dia de aula Jessie recebe um e-mail de AN ou Alguém Ninguém como se intitulava, contando tudo que ela supostamente precisava para sobreviver aquele colégio que exalava prepotência e arrogância.
      Três Coisas Sobre Você tinha tudo pra ser mais um livro meio termo, eu imaginei mais um YA cheio de dramas complicados e recebi em troca um livro cheio de ironias e um humor leve – sim vocês leram bem, um livro sobre bullying que tem um certo humor. Jessie é uma garota decidida, mesmo tendo perdido a mãe recentemente e tentando lidar com tudo ao seu redor tenta levar sua vida e seguir em frente, se adaptar e não demonstrar fraqueza. Alguém Ninguém é uma pessoa desconhecida, porém receptiva, que faz com que Jessie vá se adaptando e tendo com quem conversar e desabafar sobre coisas que antes ela não contaria a ninguém, nem mesmo sua melhor amiga. Theo é o meio-irmão de Jessie, aquele personagem que de início você odeia e depois descobre que é apenas um mais tentando sobreviver a uma grande perda, assim como Jessie.
      Imagine um universo que por fora é perfeito, esse universo é Wood Valley (escola nova de Jessie) onde todos são ricos, lindos e perfeitos com suas vidas emocionantes e luxuosas, porém por traz de tantas mascaras encontramos pessoas comuns, algumas fúteis e cheias de si, outras tentando apenas seguir suas vidas e sobrevivendo aquele mundinho nada acolhedor em muitos momentos.
      Julie Buxbaum é uma autora que comove e prende com sua escrita, ela traz muitos temas dentro da história não somente o bullying mas também o uso de drogas e a depressão, e ainda assim é prazeroso de se ler, aqui não vemos uma personagem cedendo ao bullying, ou sucumbindo a ele por não ter mais forças ou ajuda, encontramos uma adolescente sobrevivendo a tudo e mostrando que pode sim passar por tudo isso de cabeça erguida, não é um exemplo muito visto, mais ainda achei ele válido, Jessie sofre bullying psicológico e físico nesse caminho, mas o apoio dos amigos e a presença das memórias da mãe a tornam forte perante tudo isso.
      Três coisas sobre você pra mim é um livro que acima de tudo fala sobre superação, sobre o poder da amizade e a importância de se seguir em frente, de ver a realidade e molda-la a seu favor, tentar ao seu modo torna-lá melhor.
Nota:

14 comentários:

  1. Oieee, tudo bem? Não conhecia o livro e gostei da ideia dele, gostei muito da sua resenha tbm! Ele é o tipo de livro que vou deixar na lista de espera, pois no momento estou lendo outras coisas.

    ResponderExcluir
  2. Oi, flor!
    Esse parece ser o tipo de livro que lemos e nos sentimos felizes por tê-lo feito. Gosto de enredos assim, que – embora pareçam um tanto clichês – sempre nos envolvem e transmitem boas mensagens. Gostei de saber que há um humor leve na narrativa e que o tema bullying é abordado de um modo não muito focado. :)

    Beijos!
    http://www.myqueenside.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oie Paac, eu to muito afim de ler esse livro e fiquei ainda mais curiosa depois da sua resenha. Adoro livros que envolvem temas assim!

    ResponderExcluir
  4. Oie. Eu tenho sentido muita vontade de ler esse livro e sua resenha me empolgou ainda mais. Adorei saber que trata de temas fortes como a depressão e o uso de drogas mas que ao mesmo tempo temos uma história de escrita leve e uma personagem sem mimimi. Espero ler logo

    ResponderExcluir
  5. Oiee Paacle :P
    Eu não tinha visto esse livro da arqueiro ainda, me apaixonei por essa capa e invejei teus postits, gostei bastante dessa premissa, parece ser uma leitura agradável pra caramba né? Tua resenha tá muito fofa, acabei cheia de vontade de fazer a leitura.Vai pra minha lista.
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Eu tenho visto bons comentários sobre esse livro por aí e ficado cada vez mais curiosa sobre ele. A premissa é interessante, gosto bastante da temática abordada e curti saber que a escrita da autora prende e comove.
    Já tenho minhas suspeitas sobre quem é o A.N. rs
    Dica anotada!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Oiii!!!
    Eu já tinha lido comentários sobre esse livro, mas é a primeira resenha que leio dele.
    Acho interessante o tema bullying, por ser algo tão atual e antigo também, agora envolver um pouco de comédia rs me deixou curiosa.
    Eu leria com certeza para descobrir quem é o tal anônimo rs
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Oi, Paac
    Estou louca para ler esse livro. Já li muitas resenhas sore ele e todas só confirmam minha vontade. Gosto muito de YA e gosto do tema bullying.
    Quanto tiver oportunidade, lerei.
    Bjus

    ResponderExcluir
  9. Oie,
    Por ser YA e se tratar de uma temática do momento o Bullying acredito que seja uma leitura válida! E eu sou apaixonada mesmo pela capa desse livro. Tem um enredo psicológico bem forte por trazer a questão da depressão e drogas. Penso que a amizade pode nos tirar de um buraco ou msm passar por cima.
    Bjs

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário, ele fará o autor do post se sentir feliz e correspondido e mais próximo de você que leu até aqui, obrigada e lembre-se: literatura é arte que empodera e liberta! @bardaliterária.

@bardaliterária