Criaturas Estranhas de Neil Gaiman

Título: Criaturas Estranhas - Histórias Selecionadas Por Neil Gaiman
Autora: Neil Gaiman
Editora: Fantástica Rocco/ Rocco
Ano: 2016
Páginas: 400
Skoob: Adicione

Sinopse: Dezesseis histórias fantásticas, algumas escritas há mais de cem anos, outras inéditas, selecionadas por ninguém menos que o aclamado autor de Coraline e outros tantos sucessos, Neil Gaiman. Como o título sugere, Criaturas estranhas é uma coletânea de contos povoada por seres fantásticos, magníficos e às vezes assustadores. Assinadas por autores clássicos de ficção científica e fantasia, como Anthony Boucher e Diana Wynne Jones, a escritores contemporâneos, como Nnedi Okorafor e o próprio Gaiman, as histórias, que parecem ter saído de um sonho, ou talvez de um pesadelo, têm em comum o olhar atento e único de Neil Gaiman para o insólito. Cada conto é precedido de um comentário do escritor, que visa a provocar ainda mais a imaginação do leitor.


     Como já tinha contado pra vocês, eu meio que ‘’descobri’’ o quão Neil Gaiman é bom escritor recentemente, e na primeira leitura me senti apaixonada pelo autor e por sua imaginação tão grande e complexa.
    O livro é um compilado de diversos contos que foram escolhidos por Neil Gaiman para estarem na obra, temos aqui o prazer de ler 16 contos escritos por autores diferentes, cada um famoso por alguma obra ou situação de sua época e que de algum modo acabaram sendo alguma fonte de inspiração para Neil.
     É curioso porque com o pouco que conheço de Neil é notável que cada conto escolhido e cada estilo de escrita segue um pouco desse raciocínio “Gaiman”, alguns contos tem um quê confuso mas muito mágico que deixa nas entrelinhas ou mesmo em aberto o sentido de toda aquela história. Alguns contos realmente me surpreenderam bastante, um ou outro me deu um certo medinho se é que posso dizer isso, mas em sua maioria os contos prendem e fascinam por serem diferentes do habitual, por ter esse quê de estranheza que é bem comum ao universo desse autor tão famoso por ousar nas excentricidades quando escreve.
    O primeiro conto na minha opinião foi o mais intenso e confuso e de quebra o melhor, porque ele tem uma questão do sobrenatural e o final é complicado porque não te explica nada, deixa em aberto, e o 'objeto' de medo é difícil de ser descrito por não ter exatamente uma forma concreta, então imaginem minha confusão tentando entender aquilo e falhando lindamente haha.
    Criaturas Estranhas é um livro despretensioso que agrada na edição, que ficou realmente linda, mas encanta mesmo pela inovação das histórias, pela mistura de escritas que mesmo diferentes não destoam dos outros, mas agradam a diversos estilos de leitores.

Nota:




12 comentários:

  1. Isso é incrivel. Esse livro me chamou atenção principalmente pela capa maravilhosa e por ser outra obra do Neil Gaiman. Mas a história do livro e impressionante e eu estou querendo compra esse livro a muito tempo. Vi algumas criticas negativas na internet sobre esse livro que me fizeram desanimar um pouco. Espero que elas estejam erradas.

    ResponderExcluir
  2. Isso é incrivel. Esse livro me chamou atenção principalmente pela capa maravilhosa e por ser outra obra do Neil Gaiman. Mas a história do livro e impressionante e eu estou querendo compra esse livro a muito tempo. Vi algumas criticas negativas na internet sobre esse livro que me fizeram desanimar um pouco. Espero que elas estejam erradas.

    ResponderExcluir
  3. Eu também solicitei esse livro para a editora, mas meu namorado se apossou do livro huaushaus
    Estou louca para ler, o livro tem críticas super positivas!
    Beijão.

    www.garotabibliotecaria.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Meu primeiro contato com Neil Gaiman foi Coraline, ainda no Ensino Médio, e eu amei. Alguns anos depois li Lugar Nenhum e igualmente gostei muito. Mas, no ano passado, li "O oceano no fim do caminho" e não gostei.
    Tenho grandes expectativas nesse livro, tanto por causa do dedo do Gaiman na seleção dos contos, quanto por serem bons autores abordando um tema que me agrada bastante.

    ResponderExcluir
  5. Meu coração fica como quando eu vejo o nome do Neil Gaiman? Adoro! A escrita dele é tão simples e intensa que é impossivel não mergulhar no universo que ele cria.

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Eu já havia escutado falar desse livro, mas nunca tinha lido uma resenha "até agora"! Achei legal que ele é seleção de contos, assim podemos conhecer um pouco de cada autor né? Já estou curioso para conferir, anotando aqui.

    Parabéns pela resenha! Continue assim.
    Atenciosamente Um baixinho nos Livros.

    ResponderExcluir
  7. Oi Paac, tudo bem? Vou sem sincera e dizer que não conhecia o autor, mas eu gostei muito do livro e a sua resenha me deixou bem curiosa. Amei as suas fotos. Parabéns!
    http://www.facesemlivros.com/

    ResponderExcluir
  8. Hey, Paac, tudo bem?
    Amei a capa desse livro! Seria capaz de comprá-lo só por causa disso. *-*
    Eu já devo ter dito aqui, não sou muito fã de contos, é difícil eu ler. Então, certamente não leria esse livro, mas o teria na minha estante, rs.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Olá, preciso dizer que essa capa está maravilhosa e a diagramação pelo que vi nas fotos lindas também,confesso que não conhecia a obra e me interessei por ser diferente do que geralmente leio. Vou procurar a obra e espero ler em , bjs

    ResponderExcluir
  10. Fui fisgada por essa capa que está perfeita, e fiquei com vontade de ler, eu adoro contos, e Neil é muito bom, sua imaginação não tem limites. Bjs

    ResponderExcluir
  11. Olá,
    Ainda não tive contato com a escrita de Neil, mas fiquei curiosa para conferir esse jeito Gaiman que os contos apresentam.
    Fiquei bem intrigada com esse primeiro conto e confusa também, tentando imaginar o que pode ser e suas tentativas falhas rsrs
    A capa com certeza é muito bonita!

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Eu não tinha reparado que era um livro de contos...
    Não sou muito fã de contos, mas quando são coletaneas e quando elas sem complementam - sejam pelas histórias terem o mesmo estilo, se passarem no mesmo mundo ou então, como você comenta possuir essa estranheza bem estilo Gaiman me deixa curiosa.
    Adorei saber um pouquinho mais sobre o livro, e mesmo tendo um toque que deixam com um certo medinho, espero poder ler em breve :)
    Beijinhos,
    Lica
    Amores e Livros

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário, ele fará o autor do post se sentir feliz e correspondido e mais próximo de você que leu até aqui, obrigada e lembre-se: literatura é arte que empodera e liberta! @bardaliterária.

@bardaliterária