Felicidade clandestina de Clarice Lispector

Título: Felicidade clandestina
                      Autora: Clarice Lispector                    
Ano: 1998
Editora: Rocco
Páginas: 160
Skoob: Adicione

Sinopse: Caracterizada sempre como uma poeta desprendida, Clarice Lispector é muitas vezes entendida como escritora do cotidiano tedioso. Ao insinuarmos que alguém é “Lispector”, subtendemos que a pessoa disse o que estava claro, o que não era necessário enfatizar. Nessa obra, porém, a autora nos mostra pequenas partes de momentos preciosos, que ocorreram numa infância simples e pobre, mas nem por isso infeliz. Nos vinte e cinco contos temos personagens alegres e sorridentes, sempre lidando com o inevitável e o corriqueiro.

     De todos os escritores e escritoras brasileiros, talvez a mais cativante seja Clarice Lispector. Com uma linguagem simples que endeusa o cotidiano, a autora mostra pequenos pontos que nos levam a reflexão. Em “felicidade clandestina”, somos convidados a perceber pequenos detalhes, que emocionam e ensinam.
    No primeiro conto, cujo título batiza a obra, Lispector demonstra como as crianças vivem seu mundo paralelo. Com seus juízes, vilões, anjos, princesas e dragões, os pequenos aprendem em brincadeiras um futuro parecido. Nesse texto temos a personagem de Clarice criança, que se encontra na posição de garota bonita. E sua colega de escola, que se caracteriza como a vilã. A intriga de crianças nos leva a refletir como solucionamos nossos problemas: sem uma autoridade maior para apascentar, é possível que cedamos a intriga e a “criancice”?

“ E eu então, mulherzinha de 8 anos, considerei pelo resto da noite
que enfim alguém me havia reconhecido: eu era, sim, uma rosa. ”
(Restos de carnaval, Clarice Lispector)

    Outro texto muito simples, mas igualmente valoroso, é “restos de carnaval”. Nas poucas páginas do texto, o leitor retorna a uma Recife antiga e perdida pelo tempo. Longe de toda e qualquer exposição, com seus gigantes bonecos de Olinda e fantasias, a capital do Pernambuco era a casa da personagem Lispector criança. 
Lá morava com sua família, e sua amada mãe padecia de uma doença que carecia de atenção e todas as economias. Uma vez por ano, como que se Deus lhe abençoasse com alegria e paz de espírito, Clarice saia pelas ruas a cantarolar e dançar. Era carnaval! Era preciso celebrar! Lamentavelmente num determinado carnaval, sua mãe piora muito. Despida de todo o incentivo, a criança desiste e vira adulta. Contava então oito anos.
    A dura forma com que Clarice Lispector leva o leitor a refletir a tristeza, o faz ser grato pela sua alegria. Por mais infeliz que uma criança seja, poucas tristezas se equiparam a ver a mãe sofrer. Tal experiência demanda maturidade, e causa muita dor. 
    Em frente a tantas demonstrações alegres, narrativas tristes, sabedoria dosada e linguagem fácil, o livro é uma ótima escolha, para quem quer que seja. Vale a pena se abrir e ponderar olhando para o céu. Pois como diz a autora: “o desconhecido é sempre azul”.
Nota:
Crédito da Imagem: Cheirando Livros

4 comentários:

  1. Que resenha legal! Ainda não tive o prazer de ler esse livro, mas vou assim que possível!

    ResponderExcluir
  2. Oie

    Maravilhoso!!
    Eu sou apaixonada por Clarice, por sua escrita e sempre me encanto. Clarice sempre mexe com minhas emoções e esse livro foi um dos meus favoritos.
    Gostei muito de ver a resenha dele aqui, muito bem feita por sinal. Parabéns!!

    bjs
    Fernanda Y.

    ResponderExcluir
  3. Oi Paac, tudo bem? Já tinha ouvido falar desse livro, mas nunca parei para ler. Acho linda a escrita da Clarice. Dica anotada, espero conseguir ler em breve. Beijos

    ResponderExcluir
  4. Nunca li nenhuma obra da Clarice, tenho essa vontade porém não me sinto animada, lendo sua resenha vejo que ele e bem reflexivo.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário, ele fará o autor do post se sentir feliz e correspondido e mais próximo de você que leu até aqui, obrigada e lembre-se: literatura é arte que empodera e liberta! @bardaliterária.

@bardaliterária