Renato Russo – O filho da Revolução de Carlos Marcelo

Título: Renato Russo - O filho da revolução
Autor: Carlos Marcelo
Editora: Planeta Brasil
Ano: 2016 
Páginas: 464
Skoob: Adicione
Sinopse: A mais completa biografia do vocalista da Legião Urbana ganha edição revista, atualizada e ampliada pelo autor. Escrita a partir de mais de cem entrevistas e de pesquisas realizadas ao longo de nove anos, Renato Russo – o filho da revolução narra, de forma fluente e minuciosa, a transformação do adolescente Renato Manfredini Junior no maior ídolo do rock brasileiro. A vivência intensa em Brasília sob a ditadura militar nos anos 1970 é reconstituída em detalhes neste best-seller lançado em 2009, presença constante na lista dos mais vendidos de não ficção daquele ano. Manuscritos com os planos ambiciosos do iniciante
Renato e os rascunhos de sucessos como Tempo perdido e Eduardo & Monica também são reproduzidos com exclusividade, bem como as letras vetadas pela Censura Federal. Além dos depoimentos de integrantes da Legião, Capital Inicial, Plebe Rude, Paralamas e de outras bandas da era de ouro do rock nacional, a nova edição inclui capítulo inédito elaborado a partir de entrevistas com amigos e colegas, como Marisa Monte, que trabalharam e conviveram com Renato Russo no período final de sua vida, encerrada prematuramente aos 36 anos, em 11 de outubro de 1996. Lembranças e histórias do maior ídolo de sua geração e que, com a sua poética incisiva e lírica, continua a fascinar – e a emocionar – jovens de todas as idades.

     Desde meu 15 anos eu tenho essa ideia inconstante de que deveria ter nascido na época em que o rock nacional estava no auge, sempre me imaginei no meio da famosa geração coca-cola, e me pergunto se muitos também não se sentiam e ainda se sentem assim. Ler um livro sobre o Renato e a Legião é algo que pra mim é muito prazeroso, porque mesmo não sendo fanática por famosos eu adquiri uma certa paixão por Renato e suas músicas e posteriormente pela pessoa por traz daquelas letras que tanto me fascinavam e ainda fascinam.
    Renato Russo – O filho da Revolução é uma biografia escrita por Carlos Marcelo que assim como muitos nesse país, são muitos fãs não somente da banda mas também do artista por traz dela. A 20 anos atrás falecia o líder e vocalista da Legião, e mesmo com tantos anos as músicas e as histórias que envolviam os integrantes ainda é atual, legião ainda é uma grande banda ouvida por adultos e adolescentes da nova e da velha geração. Em homenagem a esses 20 anos a Planeta decidiu lançar essa obra.
     Diferente do que normalmente lemos em biografias, Carlos não se deteve apenas em contar a história do cantor, mas também todo o contexto social da época, tudo que acontecia aqui e no mundo e a forma como essas mudanças influenciavam na vida de Renato. Compreendemos um pouco da ditadura da época, como era a Brasília de 1970, os movimentos culturais que explodiam por entre os blocos das famosas asas. O livro tem uma escrita simples, mas rica em detalhes, com diálogos e letras criadas pelo cantor. Sua trajetória por movimentos culturais, a ida do punk ao poeta solitário, o encontro de si mesmo pela nova Legião urbana. Tudo intercalado com manuscritos e fotos das épocas de crescimento e relação que Renato foi tendo ao longo da vida.
      Renato Russo – O filho da Revolução é uma obra pra fãs, cheias de detalhes e histórias que todo curioso e apaixonado quer saber sobre esse artista complicado, intenso mas fascinante.

Nota:

2 comentários:

  1. Renato Russo é um icone de uma geração, cresci ouvindo suas músicas mas infelizmente não tive chance de ir a um show, isso livro é feito pra mim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sou apaixonada pelo Renato Russo, queria muito ter ido num show tbm mas como iria sendo bebê kkkkkk mas entendo esse sentimento bate ai o/

      Excluir

Deixe aqui seu comentário, ele fará o autor do post se sentir feliz e correspondido e mais próximo de você que leu até aqui, obrigada e lembre-se: literatura é arte que empodera e liberta! @bardaliterária.

@bardaliterária