As Letras do Amor de Paula Ottoni

Título: As letras do amor
Autor: Paula Ottoni
Editora: Novas Páginas
Ano: 2016 
Páginas: 224
Skoob: Adicione
Compre na Amazon
Sinopse: Bianca acabou de largar um curso de graduação de que não gostava, seus pais vão se divorciar e seus irmãos pequenos estão cada dia mais barulhentos. A oportunidade perfeita de escapar surge quando seu namorado, Miguel, resolve ir a Roma abrir uma empresa para o pai. Bianca decide que aprender italiano, arrumar um trabalho temporário e ajudar Miguel em seu negócio será um bom começo. O que parecia um sonho, porém, torna-se uma incerteza ainda maior quando Miguel fica sempre fora de casa, os empregos de Bianca não duram mais que uma semana, e, cada dia mais próxima de Enzo – o melhor amigo de Miguel, com quem moram –, ela começa a questionar seus sentimentos.

    Entrar na vida adulta é uma fase complicada e que exige mudanças, e decisões difíceis. Bianca se viu nessa situação quando, após desistir da faculdade de Pedagogia, recebeu um convite do namorado para passar um período de seis meses com ele na Itália, pois ele iria abrir uma loja e precisaria de ajuda. Enquanto isso ela tem a oportunidade de conhecer as raízes de sua família e descobrir o que vai querer ser como uma profissional. O único problema é que Bianca está insegura com a ideia de morar com o namorado fora do país, afinal, eles ainda não tiveram relações sexuais e ela se sente cada vez mais pressionada. 
    A narrativa da autora é leve e por isso o livro flui muito rapidamente, o que pode ser bom e ruim ao mesmo tempo. Antes de ler cinquenta páginas eu já sabia qual seria o final do livro, que foi exatamente como eu suspeitava e extremamente previsível. Não gostei do enredo e achei que os personagens são muito rasos e fúteis, mal trabalhados. Talvez pra alguém mais novo e que goste de livros com uma pegada bem leve, a história dê certo. Só é bom pra passar o tempo. 
    Apesar de não ter me identificado e não ter gostado nada do rumo que as coisas tomaram, preciso dizer que o livro não é mal escrito. Paula soube escolher as palavras e acredito que tenha trabalhado muito bem nas pesquisas, pois me senti como se tivesse na Itália realmente. Eu gosto bastante do gênero também, mas este em especial não me conquistou, fiquei o tempo todo com a impressão de estar lendo uma fanfic. 
    Dei uma nota muito baixa ao livro e não o recomendaria aos leitores, mas se você gosta de livros mais "leves" e pra ler em um dia, boa leitura. A diagramação está legal, adorei a capa e o tamanho da fonte também, encontrei pouquíssimos erros de revisão, quase nada. Talvez eu não leia outros livros da autora, mas acredito no potencial dela e creio que ainda tem muito à oferecer para a Literatura Nacional.








13 comentários:

  1. Olá!
    Gostei da resenha, mas também não senti vontade de lê-lo. Talvez um dia, né?

    ResponderExcluir
  2. Oi, tudo bem?
    Não senti vontade de ler o livro, mas que bom que apesar de tudo ele é bem escrito, não gostar de um livro e ele ser mal escrito é doído.
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Oi, Thaisa!
    Vai ver a intenção da autora era essa mesmo, escrever um livro leve e mais superficial. Que bom que ainda assim ele é bem escrito. Mas eu te entendo, também prefiro enredos mais trabalhados e personagens com personalidades mais aprofundadas e tal. Não senti vontade de ler o livro, talvez funcione bem para quem ainda está pegando o gostinho pela leitura, né?!

    Beijos, Entre Aspas

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Após ler a sinopse não senti nenhum interesse pelo enredo do livro e ao concluir a leitura da resenha tive certeza de que ele não entrará na minha lista neste momento. Gostei da sua sinceridade e de que acredita no potencial da autora.

    Beijo,

    http://contosdacabana.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Gostei bastante da capa! Achei super fofa *_* A premissa do livro me encantou . Realmente o final é bastante previsível, até mesmo para aqueles que leem somente a sinopse e é uma pena a autora não ter aprofundado os personagens. Não vou anotar, mas recomendaria para aquele que estão iniciando seu caminho literário por livro apresentar essa fácil leitura e uma boa fluição da história. Beijos do Wes ^^

    ResponderExcluir
  6. menina, eu li ano passado e me arrependi das horas que gastei com ele... fui dando uma chance mas não rolou... além de ter achado mal escrito e previsível, como voce mesma falou ele é raso. os personagens não me cativaram...nada... só a ambientação valeu, e foi por isso que escolher... eu tbm não indico a ninguém...
    bjs...

    ResponderExcluir
  7. Oi
    Eu não curti o enredo do livro, a história de Bianca me parece mais de adolescente mimada, em nada me cativou.

    ResponderExcluir
  8. Oi, Thaisa ^^
    Bom, eu gosto de enredos leves e clichês para curar aquela ressaca literária, acredito que são uma ótima pedida para revitalizar a alma e preparar a mente para novos enredos bem estruturados que existem por esse mundão.
    Infelizmente, acredito também qual seja o finalmente dessa obra e isso incomoda um pouco, mas para mim acredito no recheio, não na última bolacha do pacote. Esse livro me lembra muito o filme Cartas Para Julieta então seria uma delícia poder ler a obra num futuro próximo. E ainda mais sendo nacional. <3
    Obrigado pela sua resenha sincera, viu.
    Bjs

    ResponderExcluir
  9. Olá, tudo bem? Quando li a premissa pense que seria um livros do quais gostaria, porém ao saber que o enredo é raso, coisa que não curto mesmo em leitura, fiquei com o pé atrás. Essa questão do autor ter feito uma exímia pesquisa da Itália é benéfico, mas pesando na balança não sei se contaria ainda. Ótima resenha!
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Oi, tudo bem?
    Eu já vi algumas resenhas sobre e estava animada, mas lendo a sua agora desanimei bastante, pois não parece ser uma obramuito bem desenvolvida mesmo.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    Que pena que você não curtiu tanto assim a leitura! O que mais me chamou a atenção foi essa ambientação na Itália, mas confesso que a história em si não me chama muito não. Adorei a sinceridade na sua resenha.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  12. Oi, tudo bem?
    Eu tinha visto esse livro antes, mas infelizmente ele não me chamou atenção e depois de ler sua resenha, fiquei um pouco desanimado, mas talvez irei dar uma chance a ele brevemente pelo fato de ser um nacional e fiquei curioso para saber mais sobre a história desta jovem! Adorei sua resenha, muito bem escrita! Ah, vim aqui rapidinho pra falar que adoro suas fotos do instagram, são lindas <3 <3 <3 <3

    Beijos,
    Lu - @justificou

    ResponderExcluir
  13. Oii, tudo bem?

    Já li ótimos comentários a respeito de "As letras do amor" e coloquei na minha lista de futuras aquisições.

    Ainda não tive oportunidade de realizar a leitura! Uma pena saber que esta leitura funcionou para você para "apenas passar tempo" mas fiquei muito feliz em saber que é uma obra bem escrita.

    Espero poder ler em breve! Abraços!

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário, ele fará o autor do post se sentir feliz e correspondido e mais próximo de você que leu até aqui, obrigada e lembre-se: literatura é arte que empodera e liberta! @bardaliterária.

@bardaliterária