Dartana de André Vianco

 Título: Dartana
Autor:  André Vianco  
Ano: 2016
Editora: Fábrica 231/ Rocco

Páginas: 784

Skoob: Adicione

Sinopse: "Novo livro do escritor e roteirista André Vianco, um dos maiores nomes da literatura de fantasia nacional, Dartana apresenta um mundo retalhado entre vida e morte, fé e descrença, mitologias e mentiras. No romance, o primeiro de uma trilogia, Dartana é um planeta castigado por uma maldição da qual somente as feiticeiras escapam. Quando um novo deus da guerra surge, muitos habitantes daquele mundo sombrio marcham com ele rumo ao Combatheon, uma plataforma de guerra que representa sua única chance de se libertar da terrível maldição. Esbanjando criatividade e domínio narrativo, André Vianco constrói uma obra surpreendente em que deuses guerreiros, feiticeiras, soldados e construtores se unem para forjar um novo mundo. Ponto forte: fantasia nacional contemporânea escrita por um dos maiores representantes do gênero. Prateleira: fãs de Raphael Draccon e Eduardo Spohr."


   Que sou a louca das fantasias já sabemos, mas que eu nunca havia lido nada de Vianco é novidade haha, porém mesmo esse livro sendo um calhamaço eu venci haha, sofri mas venci, e olha que foi uma vitória que posso descrever como: TOPERRIMA.
  Dartana é uma planeta diferente, seus habitantes sofrem com uma terrível maldição em que não conseguem reter conhecimento e evoluir em sua forma intelectual, pois uma força mágica estranha denominada ''vorazes'' se alimentam do conhecimento adquirido pelos habitantes, impossibilitando de ter conhecimentos e experiencias que os ajudem a evoluir. Porém existe uma salvação, para sobreviver e se livrarem dessa maldição eles devem guerrear em Combatheon, um lugar que muitos não acreditam que realmente exista mas é a unica forma do planeta sair dessa situação. Os habitantes devem confiar em seu Deus e esperar que ele vença o combate e salve a todos.
   Vianco é um belo exemplo de autor nacional que sabe escrever uma boa ficção, em suas quase 800 páginas o autor traz a obra assuntos e temas de discussão social e individual, acertando em cheio nas falhas humanas, em especial a cede de poder e a ganância e o uso de alguns tipos de violência como instrumento mantenedor desse ''poder'', - um exemplo disso é uma cena de canibalismo narrada na obra...é jovens a coisa é bem louca. Mas em contra ponto podemos bem dizer que Vianco também trouxe bons exemplos de personagens que com sua consciência ética e moral em dia haha.
    Dartana é um livro difícil, pois as muitas perguntas e poucas respostas, e pra cada pergunta desse universo há uma ansiedade que o leitor deseja suprir haha, e pra cada ansiedade do leitor há uma reflexão deixada pela obra. A ideia e não estarmos sozinhos no universo sempre nos assolou, mas Vianco inovou e foi original ao colocar o 'conhecimento' como motivação principal do desejo e da ganância humana e uma ficção incrivelmente bem escrita!




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, ele fará o autor do post se sentir feliz e correspondido e mais próximo de você que leu até aqui, obrigada e lembre-se: literatura é arte que empodera e liberta! @bardaliterária.

@bardaliterária