A história do Brasil para quem tem pressa de Marcos Costa

Título: A História do Brasil Para Quem Tem Pressa
Autor: Marcos Costa
Editora: Valentina
Ano: 2016
Páginas: 200

Sinopse: Ilustrado e didático, um livro essencial para todos que procuram um ponto de partida para se aprofundar na história do Brasil.
Diz o poeta alemão Bertold Brecht: “De nada vale partir das coisas boas de sempre, mas sim das coisas novas e ruins. ” Seguindo tais conselhos, A História do Brasil para Quem Tem Pressa faz uma digressão sobre a história do país para tentar compreender o tempo presente e responder a algumas perguntas essenciais:
• Por que, do ponto de vista político, o Brasil ainda é um país muito frágil?
• Por que a nossa imensa riqueza natural não se reverte em um estado de bem-estar social universal?
• O que estava por trás da viagem que trouxe Cabral ao Brasil?
• Por que o território foi dividido em Capitanias Hereditárias?
• Por que fomos a última nação do mundo ocidental a abolir de forma oficial o trabalho escravo?
Além de responder a essas perguntas, Marcos Costa trata também de outros temas essenciais da nossa história: os verdadeiros milagres brasileiros -- a cana-de-açúcar, o café e o ouro; a abdicação de D. Pedro I; a Guerra do Paraguai; o papel de D. Pedro II e da Princesa Isabel no cenário da futura República; a República do Café com Leite; a Inconfidência Mineira; a Revolução de 1930; o Estado Novo; a morte de Getúlio; a ascensão de JK; Jango e o golpe militar de 1964; o milagre econômico; o movimento das Diretas Já; FHC e o Plano Real; Lula e o PT no poder.


   É tudo muito lindo, muito bom, bem explicado e sem erros ortográficos, mas falta imparcialidade...
   Esse livro não é exatamente um livro comum, na realidade o intuito dele é ser o mais informativo possível, se iniciando na nossa suposta descoberta e terminando de certa forma com uma visão crítica e objetiva de crises importantes no Brasil, como mensalão, as corrupções sendo escancaradas, grandes empresas ganhando e superfaturando e claro a maioria humilde sofrendo.
    O livro é muito bem escrito e de forma curta e objetiva Marcos vai nos guiando pela nossa história, a história que ouvimos, mas normalmente pouco lembramos, bem aqueles estilos dos livros de história do ensino médio lembram? Ele abrange nossa história desde aspectos econômicos e políticos até os sociais. Mas se ele é bom assim, então qual o problema? O problema é que o autor informa, mas também pode manipular, pelo simples fato de que mesmo nas entrelinhas ele expõe sua opinião politica sobre certas situações. E dependendo de quem o lê, essa opinião implícita pode influenciar na visão do leitor.
     Marcos Costa é um historiador e professor,sua escrita é leve e instiga o leitor a continuar, e isso é positivo, já que é sempre bom reler sobre nossa história, mas acho que pecou ao esquecer que está apenas recontando um passado e narrando um presente e que a opinião dele pode influenciar o pensamento alheio. Tirando isso o livro é bom pra refrescar a memória e fazer o brasileiro reaprender de onde veio e saber guiar os passos no caminho correto, sempre em frente.

Nota:







12 comentários:

  1. Gostei muito de saber que o livro tem uma escrita objetiva. Sempre aceito suas recomendações e acabo comprando os livros haha Mas desse vez vou deixar passar, pois não estou no clima de ler livros assim! Apesar que séria ótimo, pois é sempre ótimo reaprender algo.

    ResponderExcluir
  2. Oi, tudo bem?
    A proposta dele é super interessante, gosto de livros assim, e é ótimo para quem gosta de HISTÓRIA, assim como eu! Achei bem bacana mesmo, já está na minha wishlist!


    Beijos,
    Lu - @justificou

    ResponderExcluir
  3. Já vi esse livro em diversas livrarias e promoções on-line, mas fiquei com medo de comprá-lo justamente por temer uma imparcialidade...
    Porém, é bom ver livros de história objetivos com uma linguagem simples, pois muito não gostam de história por acharem-na complicada demais!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Oiiie Paac!

    Menina, estou em ano de vestibular e assim que vi a capa me interessei. Fiquei um pouco receosa por conta da falta de imparcialidade. Mas acho que de repente vale a pena para dar uma refrescada na história do Brasil, já que faz anooos que eu não leio nada sobre.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Parece ser super interessante. Uma das minhas matérias preferidas é História e descobri um amor pela História do Brasil que não tinha antes.
    Adorei a resenha, apesar de ter curtido muito a ideia do livro acho que não compraria pelo o que você disse sobre ele colocar muito sua opinião implícita :))
    Beijo!

    Sorriso Espontâneo

    ResponderExcluir
  6. Hey! Eu super me interessei, eu amo história, mas eu gosto de estudar linearmente, ou seja, do passado para o futuro na ordem que fatos aconteceram, muitas vezes isso nem acontece nas escolas e por isso eu odiava história até meu terceiro ano, sabe? Eu me interessei muito pelo livro. Acho que isso de escrever imparcialmente é um grande desafio, né? Mas que deve ser tomado, afinal as pessoas devem ter sua própria capacidade de tirar conclusões sobre o que lê e conhece, adotando sua visão politica a partir do que acha mais justo. Pelo menos é minha opinião, rs. Gostei da sua resenha, ficou o máximo! Flores no Outono 

    ResponderExcluir
  7. Olá! Parabéns pela resenha, gostei bastante da sua opinião. Tenho curiosidade em ler esse livro, gosto bastante de História. Achei legal ser ilustrado e concordo contigo, seria melhor ter sido escrito de uma maneira mais imparcial. Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Paac, eu não li o livro e não tenho interesse, primeiro, não gosto das produções da editora Valentina, segundo, História pra sociedade líquida? História do Brasil Para Quem Tem Pressa já é um título, no mínimo, indecente, precisamos estudar história, conhecer de forma séria, não como como um enlatado de super mercado, que por sinal, faz muito mal a saúde.

    ResponderExcluir
  9. Olá Paac, o livro parece ser muito interessante trazendo esse apanhado geral da historia do Brasil, uma pena que o autor tenha colocado sua opinião na narrativa, mas mesmo assim fiquei curiosa para lê-lo.

    Meu Mundo, Meu Estilo

    ResponderExcluir
  10. Oie,
    Achei a proposta do livro muito interessante. Muitos de nós brasileiros desconhecemos ou sabemos muito pouco sobre a nossa própria história. O interessante é que o livro é bem objetivo, porém fico receosa pois você disse que falta imparcialidade e sou uma pessoa facilmente influenciável nesses assuntos. Gostaria de ler o livro para conhecer melhor a historia do Brasil e também para saber mais sobre acontecimentos atuais e compreendê-los melhor.
    Beijos
    Blog Relicário de Papel

    ResponderExcluir
  11. Eu comecei a ler o livro e achei bem interessante a maneira da narrativa, mas senti essa mesma coisa - a falta de imparcialidade.
    Eu acho que infelizmente isso é muito característico dos livros de história, que parecem não ficar contentes em apresentar fatos e deixar o leitor ver por si só onde estão os problemas. E vamos combinar que tem muita coisa que é facil de ver, e muita coisa que é mais importante e que acaba se perdendo no caminho pois a visão pessoal de quem escreve acaba sempre puxando mais para um lado do que outro.
    Ainda pretendo terminar de ler o livro, mas pelo visto sei que continuarei meio incomodada com o texto a medida que ele for chegando ao presente...
    Beijinhos,
    Lica

    ResponderExcluir
  12. Oie Paac tudo bem? Eu morro de curiosidade de ler esse livro, gostei bastante dá sua resenha e acho q me convenceu, vou aproveitar que ainda está disponível e solicitar!

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário, ele fará o autor do post se sentir feliz e correspondido e mais próximo de você que leu até aqui, obrigada e lembre-se: literatura é arte que empodera e liberta! @bardaliterária.

@bardaliterária