Mr. Mercedes de Stephen King

Livro: Mr. Mercedes
Autor: Stephen King
Série: Trilogia Bill Hodges – Livro 1
Editora: Suma de Letras
Páginas: 400

Sinopse: Nas frigidas madrugadas, em uma angustiante cidade do Centro-Oeste, centenas de pessoas desempregadas estão na fila para uma vaga numa feira de empregos. Sem qualquer aviso um motorista solitário irrompe no meio da multidão em um Mercedes roubado, atropelando os inocentes, dando ré e voltando a atropelá-los. Oito pessoas são mortas, quinze feridos.
Em outra parte da cidade, meses mais tarde, um policial aposentado chamado Bill Hodges é ainda assombrado por um crime sem solução. Quando ele recebe uma carta enlouquecida de alguém que se auto-identifica como privilegiado e ameaça um ataque ainda mais diabólico, Hodges acorda de sua deprimente e vaga aposentadoria, empenhado em evitar outra tragédia.
Brady Hartfield vive com sua mãe alcoólatra na casa onde ele nasceu. Ele adorou a sensação de morte sob as rodas da Mercedes, e ele quer aquela corrida de novo. Apenas Bill Hodges, com um par de aliados altamente improváveis, pode prender o assassino antes que ele ataque novamente. E eles não têm tempo a perder, porque na próxima missão de Brady, se for bem sucedido, vai matar ou mutilar milhares.
Mr. Mercedes é uma guerra entre o bem e o mau, do mestre do suspense, cuja visão sobre a mente deste obcecado assassino insano é arrepiante e inesquecível.
Resenha feita por mim para o blog Ler&Imaginar


“O carimbo é da cidade, o que não o surpreende. Seu correspondente quer que ele saiba que está por perto. Faz parte da provocação. Como seu correspondente diria, é… parte da diversão.”

   Eu vou desabafar nessa resenha, eu sempre tive uma imensa curiosidade em ler algo escrito por King, a cada resenha lida e cada elogio de amigos próximos eu me sentia mais curiosa e instigada a ler algo do Rei do Terror, então podem imaginar que emoções senti ao receber esse livro e ter o imenso prazer de ler uma obra dele.
   A história começa em uma noite fria de inverno, um grupo de pessoas desempregadas estão em frente a um prédio comercial em que, logo ao amanhecer, haveria uma feira de ofertas de emprego. Nessa fila estão Augie e Janice, que trouxe sua filha Patrícia porque não tinha com quem deixar a criança e decidiu que seria uma boa ideia trazer ela junto, afinal o que poderia acontecer de um ruim não é mesmo?
  Bill Hodges é um detetive desempregado e divorciado que passa seus dias solitário em casa assistindo TV e comendo um monte de porcarias, sempre foi um ótimo policial, solucionou muitos casos importantes, mas nunca se perdoou por não ter conseguido pegar o Mr. Mercedes, um assassino frio e cruel que matou 8 pessoas em uma fila de desempregados e fugiu deixando apenas uma máscara sem qualquer forma de identificar sua identidade. Bill está cada vez mais afundado sem sua solidão e culpa, até o dia que em recebe uma carta do intitulado Assassino do Mercedes e sua motivação finalmente ressurge. Brady Hartsfield ou Mr. Mercedes é um homem retraído e trabalhador, sem atitudes que o façam se destacar e sempre com um sorriso no rosto, esconde em si o prazer em matar, uma personalidade insana, um tipo agressivo que nos leva a pensar suas motivações para cometer o assassinato de 8 pessoas e sentir imenso prazer nisso.
   Apesar de ser conhecido como Rei do Terror, em “Mr. Mercedes” não tive o prazer de ler sobre algo sobrenatural ou aterrorizante como se espera, mas sim vi uma história cheia de suspense, onde o enfoque é a crueldade humana, seu lado mais obscuro e frio colocado ali, na frente do leitor, em situações e cenas que beiram a fantasia tamanha a loucura que aparenta ser. King criou personagens tão reais e complexos que sentimos que estamos dentro de sua mente, prevendo o que vai acontecer e o que vão fazer. E é nesse ponto em que me senti presa e apaixonada pela história e a escrita do autor, que escreve com maestria e alto teor psicológico, que consegue fazer o leitor se sentir parte daquilo, parte daqueles personagens, dentro daquelas cenas, ele consegue te manter ansioso em cada parágrafo, à espreita, curioso e esperando a próxima reviravolta.
  “Mr. Mercedes” é o primeiro livro da “Trilogia Bill Hodges” (primeira leitura dele e já começo numa trilogia) mas como uma boa amiga, já aviso que quem quiser ler o livro e tem medo por ser trilogia não se preocupe, o livro tem um desfecho, deixa aquela sensação de mais, porém, não ficam pontos soltos, apenas as aberturas necessárias pra continuação.

Nota:







9 comentários:

  1. Tem autor que é assim, ficamos emocionados quando recebemos, compramos ou ganhamos a obra, senti isso com Borges. Realmente, trilogia me assusta, mas não creio que King faria algo desnecessário, preciso ler ^^

    ResponderExcluir
  2. Eu nunca li nenhum livro do King! Mas tenho um na minha estante! Com certeza as minhas expectativas com as obras do autor estão lá em cima, e espero não me decepcionar!
    Eu não sabia do que se tratava esse livro! Adoro escritas que nos fazem estar presente junto com os personagens, acho que poderia gostar sim dessa trilogia!!
    Quem sabe não começo por esse!!! :)
    Colorindo Nuvens

    ResponderExcluir
  3. Eu gosto do Stephen King até certo ponto, mas não chego a ser fã porque acho que pra cada livro incrível dele, há 10 apenas razoáveis. Fora que ele costuma enrolar demais até chegar à história de fato. Esse livro em específico não me atraiu nem um pouco, mas, já que tu não conhece muito o autor, posso te indicar duas obras maravilhosas dele? Então, lá vai: O Iluminado - que REALMENTE dá medo - e Sobre a escrita - que é autobiográfico e simplesmente sensacional.

    ;*

    ResponderExcluir
  4. Oiii Paac, tudo bem?
    Menina eu tenho tanta curiosidade em relação a essa obra que tu nem imagina, Stephen King a uns anos atrás era meu favorito, mas diante de tantos meses e anos sem ler, acabei perdendo o costumo com sua escrita, quem sabe futuramente eu volto a me prender como antes, ótima resenha e dica anotada!
    Beijinhos da Morgs!

    ResponderExcluir
  5. Olá, Paac!
    Eu também morro de vontade de ler um livro desse autor, pois já assisti todas as adaptações de sua obra para o cinema e tv. Sabemos que as adaptações nunca são tão boas quanto os livros, mas já amo. Estou pensando em escolher essa mesma trilogia porque adorei saber que é um suspense psicológico.

    Beijos!
    Gatita&Cia.

    ResponderExcluir
  6. Olá,
    Eu não sei porque mas não consigo ler livros do King, embora eu ache os livros maravilhosos! Vou tentar ler pois acho que irei gostar.
    Beijos.
    Meu Livro Fantástico | Facebook

    ResponderExcluir
  7. Oie Paac tudo bem? Já ouvi falar tanto desse autor e tenho muita curiosidade de começar a ler os livros dele, mas nunca sei por onde. Sempre fico na dúvida.

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Quando falamos dos livros do Mestre King, a gente chega a arrepiar e gaguejar.
    Nem todos os livros dele são de terror, ele usa muito o psicológico, nos prende demais com todos os mistérios e personagens psicopatas cruéis. Fico feliz que tenha iniciado uma leitura de seus livros. Eu quero essa série, mas não consegui comprar ainda. Já estou ansiosa pra que você leia logo a continuação, e rezando que goste.
    Abs
    Ni
    Cia do Leitor

    ResponderExcluir
  9. Olá Paac, eu também morro de vontade de ler algo do autor e pela sua resenha esse primeiro livro da trilogia esta bem bacana e mesmo não sendo terror e sim um suspense pelos elogios deve ser um bom livro para começar a ler o autor *-* Dica anotada.

    Meu Mundo, Meu Estilo

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário, ele fará o autor do post se sentir feliz e correspondido e mais próximo de você que leu até aqui, obrigada e lembre-se: literatura é arte que empodera e liberta! @bardaliterária.

@bardaliterária