4 Motivos para ler: A identidade Secreta dos Super-Heróis.


Talvez você não saiba tanto quanto acha!

   O livro de Brian Robb abrange desde o contexto histórico da época em que o primeiro quadrinho foi lançado até a construção por trás da história do personagem, por exemplo, eu duvido que você sabia que a primeira comics lançada foi em 1938 e custava apenas 10 centavos e nele estava o primeiro traço e a primeira história do icônico Super-Homem. Também creio que você não sabia que a criação do Batman foi um modo de trazer mais realidade e também oposição ao famoso e já amado homem de aço.

Fatos Históricos

   Quadrinhos são parte da cultura americana, e atualmente isso também se reflete em outras culturas, porém pouco se fala sobre a influência histórica na criação dos personagens, em 1938 quando super-homem foi lançado sua criação ética e seu famoso código de honra eram diferentes dos vistos hoje, e apesar de as mudanças serem sutis, houveram mudanças por causa da guerra em 1940, por causa da censura em 1950 até finalmente chegar aos anos de 1960 e termos a criação de novos heróis e pequenas formulações dos antigos.


Mitos são inspiradores

  Boa parte dos heróis que conhecemos hoje são na verdade inspirações de mitos e lendas, mais exatamente as lendas gregas, sim, estamos falando dos deuses gregos. “A palavra herói vem do grego e descreve um guerreiro que também é um protetor”. Super-Homem tem raízes na divindade conhecida como Hercules ou Héracles em grego, uma representação de força. A Mulher Maravilha tem raízes em Atena, é na verdade é uma variação da deusa grega baseado nas lendas sobre as amazonas e uma nação inteira de mulheres guerreiras. Hulk é uma semelhança e equivalência de Ares, ambos furiosos e prontos para a briga, o que torna ambos fortes o suficiente pra se enfrentarem. Stan Lee citou uma certa vez que os super-heróis são como uma mitologia do século XX.

O Batman é o Zorro ou um Homem-pássaro?

   Talvez e só talvez, você não saiba mas a criação do homem morcego passou por etapas interessantes e até engraçadas, Kane o criador do personagem estava a mil nas ideias de um novo personagem, e queria sair um pouco da ideia de um alienígena forte e bonzinho, queria criar algo mais cru e sombrio mas também sem exageros, e uma das bases pra sua criação foi Zorro, um herói com máscara, roupa mais colada, uma capa e grande mistério, porém mais do que isso, um herói forte que luta pelos mais fracos mas que também é humano. Os primeiros desenhos de Kane foram de um ‘’homem-pássaro’’, um cara loiro, numa roupa de malha colante e um cinto de utilidades amarelo. Então imaginem como seria o nosso amado morcego como um pássaro? Eu acharia bem estranho levando em conta que já me acostumei com o jeitão sombrio de Bruce.

  A história e as origens dos maiores sucessos das HQs é um livro para os fãs e também curiosos sobre esse universo. Então se é algo que te atrai, vai atrás porque vale a pena a leitura.

Minha nota por livro é:








13 comentários:

  1. Oiee!!

    Não conhecia o livro, mas leria sem sombra de dúvida. Gosto bastante dos super-heróis dos filmes e séries, mas pra ser sincera mal conheço a origem deles nas Hqs e outras coisas.

    ABraços

    ResponderExcluir
  2. Que resenha ótima! ♥
    Ainda estou começando a me aventurar no mundo dos quadrinhos, então, sou bem iniciante para conversar sobre isso, mas, tentei saber mais sobre o livro, me chamou atenção.
    Nesse caso, o livro mistura os super-heróis tanto da DC como também da Marvel?

    ResponderExcluir
  3. Acho que ia curtir muito essa leitura, fora que amo essa capa!
    Beijos
    Mari
    www.pequenosretalhos.com

    ResponderExcluir
  4. Gostei! haha me lembra um pouco aquelas revistas "guia dos curiosos" que eu amava demais haha e uma leiturinha leve faz sempre bem pra minha cabeça cheia haha

    ResponderExcluir
  5. Esse livro parece ser bem interessante e de total utilidade pública. Algumas coisas eu sei, porém, no final, eu sei de nada inocente John Snow da vida.

    ResponderExcluir
  6. Muito legal a temática do livro, ache que seria apenas uma história relacionada aos personagens (tipo livro da Guerra Civil, algo assim) e não imaginei que se trataria da verdadeira História por trás da criação das hqs, achei bem legal, ver o contexto histórico e o motivo das criações, Vou adiciona-lo na lista!

    Bites!
    Tary Belmont

    ResponderExcluir
  7. Olá amiga, tudo bem?

    Achei bem interessante o livro, gosto de filmes, séries, animações e quadrinhos sobre super-heróis, mas isso desde a década de 90. Ultimamente não tenho assistido muito séries, apenas os filmes. O livro parece ter bastante curiosidades, gostei!
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Esse livro não é lá muito pra mim. Já peguei na livraria pra dar uma folheada e faz muito a linha do almanaquezão com várias curiosidades e, mesmo gostando muito de algumas HQs clássicas, não me pega tanto, justamente por não ter estória alguma :P

    ResponderExcluir
  9. Interessante saber curiosidade sobre os nossos heróis dos quadrinhos. A maioria eu não sabia, ja pensou o nosso Batman de homem-pássaro kkkk.
    Bjinhos
    Jeh

    www.descoladamente.com.br

    ResponderExcluir
  10. Achei a ideia do livro bem legal, é tipo uma enciclopédia para o pessoal curioso, deve ser uma leitura bem legal e rápida!

    ResponderExcluir
  11. Oie, tudo bem? Não conhecia o livro mas achei bem interessante as curiosidades sobre ele. Gosto muito de HQs mas acho que a criação dos filmes tem se distanciado das histórias originais. Beijos, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  12. Eu ainda sou MUITO desatualizado do mundo das HQ's, porque vejo aqueles mil universos alternativos e isso honestamente me desanima, mas saber as histórias das origens das histórias originais (oi? frase esquisita!) me faria comprar e ler esse aí!

    ResponderExcluir
  13. Adoreeeei seu post! Uma maneira diferente e criativa de apresentar o livro aos leitores. E claro, fiquei com uma super vontade de ler.
    Beijo

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário, ele fará o autor do post se sentir feliz e correspondido e mais próximo de você que leu até aqui, obrigada e lembre-se: literatura é arte que empodera e liberta! @bardaliterária.

@bardaliterária