Cress de Marissa Meyer

Título: Cress
Autor: Marissa Meyer
Série: Crônicas Lunares # 3
Editora: Rocco
Páginas: 496
Sinopse: Neste terceiro livro da série Crônicas Lunares, Cinder e o capitão Thorne estão foragidos e agora levam Scarlet e Lobo a reboque. Juntos, eles planejam derrubar a rainha Levana e seu exército. Cress talvez possa ajudá-los. A garota vive aprisionada em um satélite desde a infância, com a companhia apenas de telas, o que fez dela uma excelente hacker. Coincidência ou não, infelizmente ela também acabou de receber ordens de Levana para rastrear Cinder e seu bonito cúmplice. Quando um ousado plano de resgatar Cress dá errado, o grupo se separa. Cress enfim conquista a liberdade, mas o preço a se pagar é alto. Enquanto isso, Levana não vai deixar que nada impeça seu casamento com o imperador Kai. Cress, Scarlet e Cinder talvez não tenham a intenção de salvar o mundo, mas muito possivelmente são a última esperança do planeta.


   Sabe aqueles mistérios do terceiro livro? Em que normalmente o terceiro livro de uma trilogia ou série é ruim? Pois bem, guarde bem na sua mente quando tiver receio de ler a série Crônicas Lunares, por que Cress é um livro maravilhoso e ele já se inicia muito bom e terminar de forma INCRIVEL! Então essa maldição não pegou na escrita de Marissa, na verdade, Cress é livro mais dinâmico da série até agora.

    Crescente ou Cress, como prefere ser chamada, é uma cascuda (cascudos são lunares que nascem sem poderes, isso não é spoiler) que por ordem da rainha Levana ficou presa por anos em um satélite, apenas observando tudo que acontecia na terra e obedecendo as ordens de Sybil para espionar os passos de Kai, imperador de Nova Pequim. Mas Cress apenas obedece por não ter escolhas, porém sempre que pode tenta ajudar Cinder.


     Dessa vez não vai ser uma resenha complicada de ser feita, meu encanto pela obra foi uma coisa avassaladora de um jeito que terminei a leitura quase iniciando Winter só para ver o circo pegar fogo, pois olha o desfecho foi uma de tirar o chapéu. Cress é uma garota tímida, mas muito inteligente, porém não muito boa em interações sociais já que ficou por anos presa sozinha num satélite na órbita da terra. Mas mesmo com sua timidez vamos conhecendo uma garota bem decidida e de personalidade meiga, porém forte, e sua evolução no livro é incrível, ela passa de quase introspectiva a uma amiga leal e corajosa que se arrisca pra defender quem ama. Scarlet nesse livro mostra que nem mesmo as situações mais estranhas vão fazer ela baixar a cabeça e se deixar levar pelo medo, na verdade a personagem mostra a que veio. Cinder finalmente parou de ser a trouxa do segundo livro e decidiu fazer algo, e eu amei isso porque vi a personagem que conheci no primeiro livro.

     Com muito mais ação que os dois primeiros, o livro traz uma perspectiva diferente da situação e agora o leitor vai compreendendo mais não só sobre alguns personagens como Carswell Thorne e suas histórias do passado, mas também a situação perigosa que Levana está criando pra ser tornar imperadora de Nova Pequim e obviamente dona do mundo (bem básico né?). O único ponto que me incomodou na obra, foi a visão de donzela em perigo que Cress tem, não achei bacana isso colocado num livro em que tudo e todos são salvos e iguais as mulheres que estão no protagonismo, e também o momento mimado e grosseiro de Cinder ao ser contrariada, esses dois momentos meio que quebraram toda a visão que o livro trazia de personagens femininas e poderosas, porém dentro do contexto eu tenho que compreender essa construção das personagens, não achei legal mas compreendi.

“ Como o sol nascendo no horizonte da terra, a percepção dela começou a mudar.”

     Cress foi muito mais do que esperei da obra, e estou mega feliz com isso, adorei a dinâmica que Marissa colocou na obra com algumas reviravoltas incríveis, personagens mostrando potencial, um enredo bem-criado e uma história bem entrelaçada entre as personagens principais de cada livro, além é claro de um desfecho digno da história.

Nota:







14 comentários:

  1. Oiii Paac tudo bem?
    Eu já conhecia esse livro e realmente adoraria ter a oportunidade de ler, diante de tanta fantasia que a obra já possui e essa aventura com exércitos, ótima resenha e lindas fotos, ficaram encantadoras.
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Essa série não é a leitura mais maravilhosa que você vai fazer na sua vida? Eu ainda não li Cress, mas eu estou muito animada para começar esse livro. Tão feliz que você viciou nessa série também!

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  3. OI Paac,
    Adorei a resenha e adorei conhecer o livro!
    Não conhecia a trilogia, mas sua explicação geral sobre a história me deixou bem por dentro da história. Adoro livros com essa pegada Sci-fi e como você amou o livro, vou querer ler com certeza!
    Beijos
    Blog Relicário de Papel

    ResponderExcluir
  4. Cress é um livro muito bom mesmo! Eu gosto muito dessa série de livros, acho a ideia sensacional!
    Beijos
    Mari
    www.pequenosretalhos.com

    ResponderExcluir
  5. Eu acho a premissa desses livros muito interessante e a capa também, mas não o suficiente para tentar me aventurar na leitura, não no momento pelo menos, quem sabe futuramente. Ótima resenha amore.

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Confesso que li sua resenha com certo receio de pegar algum spoiler já que não conheço a trilogia, mas pesquisando aqui pelo que vi é uma releitura de Cinderela? Se for achei bem interessante a proposta.

    Blog Profano Feminino

    ResponderExcluir
  7. Olá, tudo bem? Confesso que li a resenha um pouco por cima porque quero MUITO começar a série. Sempre a desejei por saber que são recontos e essas capas, a escrita, tudo parece tornar as situações melhores. Que bom que Cress foi mais do que esperou. Que venha Winter então <3
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Sempre via esses livros por aí e ficava curiosa, porque as capas são bacanas, mas eu meio que esperava um conto de fadas distópico bobinho. Acho que é a primeira resenha que eu leio da coleção, e confesso que ela me pareceu até bastante divertida! Parece uma ótima leitura pra passar o tempo. :D
    Sentimentaligrafia

    ResponderExcluir
  9. Oi Paac,
    Já me indicaram muito essa série de releituras, mas tenho um certo receio. Já vi resenhas boas e ruins sobre a série. Acho que preciso ler para tirar minhas próprias conclusões.
    Beijos,
    André || Garotos Perdidos

    ResponderExcluir
  10. Oi Paac!
    Eu já conhecia a série, mas não sabia exatamente sobre o que se tratava, adorei a forma como a autora abordou os personagens e fiquei curiosa para ler pois gosto de fantasias. Adorei as fotos.

    beijinhos!

    ResponderExcluir
  11. Oi Paac, tudo bem?
    Eu estou com o primeiro livro dessa série há meses na estante e nunca consigo ler. Vamos ver se agora em junho dá certo haha.
    Sem dúvida, sua resenha ajudou a me deixar ainda mais curiosa para iniciar essa série. Fiquei feliz de saber que a maldição do terceiro livro não se confirmou e que você gostou da leitura. Achei legal que este tem mais ação que nos outros, porque gosto quando a trama vai se tornando mais dinâmica ao longo dos livros.
    Adorei sua resenha e fiquei muito feliz de saber que este livro te surpreendeu positivamente. Espero começar essa série em breve e também gostar da escrita da Marissa Meyer.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Oieee
    a melhor coisa é quando a leitura se mostra melhor do que esperávamos, fico feliz pela sua experiencia tão boa com a leitura pois parece realmente muito legal o livro

    beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Olá,
    inicialmente achei que vc ia dizer que terminaria muito ruim e fiquei preocupada, quero comprar a trilogia, então saber que é ótima e ver sua nota alta me deixou entusiasmada.
    Beijos
    www.estilo-gisele.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Olá Paac,

    Eu tenho muita vontade de iniciar a leitura dessa série, mas nunca consigo encontrar os livros em uma promoção camarada haha. Ainda assim, sua resenha me deixou mais entusiasmada para conhecer o livro.

    Abraços,
    Cá Entre Nós

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário, ele fará o autor do post se sentir feliz e correspondido e mais próximo de você que leu até aqui, obrigada e lembre-se: literatura é arte que empodera e liberta! @bardaliterária.

@bardaliterária