Construção de personagens femininas nos mangás/animes


   Um fato sobre todo tipo de histórias, sejam livros, séries, filmes, mangás, etc. É que sempre terão seus próprios clichês, sejam eles bons ou ruins, e com os personagens isso não é diferente, então resolvi trazer um pouco sobre como personagens femininas são construídas nos mangás/animes, seus clichês, e personagens que surpreendem por serem tão bem construídos a ponto de parecerem reais,


Clichê 1 - Seios exageradamente grandes

 Seja em mangás shoujo, ecchi, battle-shounen ou praticamente qualquer gênero dentro dos mangás, a probabilidade de ter seios exageradamente grandes é consideravelmente alta. A|lguns acreditam que isso pode impulsionar as vendas da obra por causa do famoso "fanservice" pois a maioria dos fãs de animes são bem safadinhos, e esse é um dos motivos pelo qual os fãs de animes não são bem vistos.
 Um exemplo de personagem assim é a Lucoa do mangá/anime Kobayashi-san Chi no Maid Dragon.


 Lucoa, mesmo se encaixando nesse clichê, a obra a usa para fazer piadas, desconstruindo esse clichê, dando outra visão sobre a personagem para a obra, e para nós, leitores e espectadores, nos fazendo perceber que eles estão cutucando indiretamente quem fala que em animes com garotas assim só vende pelo "fanservice" que citei anteriormente.


Clichê 2 - "A princesa sensível em perigo"
 Em muitos animes, principalmente os de ação, onde tem mulheres que também lutam, a maioria delas é mostrada como aquelas personagens que só servem para auxiliar o herói, ou para servir como "a princesa a ser salva" em alguns casos, onde mesmo ela sendo forte não faz muito para conseguir reverter a situação a não ser esperar o herói vir para a salvar.


 Uraraka Ochako pela aparência é a personagem ideal para esse tipo de papel, ela tem uma aparência de personagem frágil e fofa, mas o desenvolvimento de Boku no Hero Academia deu para ela foi simplesmente genial, quebrando esse chichê que as mulheres são frágeis, e que a aparência importa para sua personalidade, ela se mostra uma garota forte e dedicada, que se emprenha mesmo quando o perigo é grande e luta com suas próprias forças.

Clichê 3 - Garotas têm que se comportar como tal

 Bem parecido com o clichê anterior, mas é muito diferente, principalmente para as próprias mulheres que são praticamente obrigadas a agirem comportadamente, não podendo fazer ou falar muitas coisas que a maioria das pessoas consideram normal de fazer ou falar, mesmo em seu modo de vestir, se elas querem se arrumar um pouco mais são consideradas vulgares ou são consideradas "vadias", acusadas de tentarem seduzirem os homens, e por ai vai...

   Kagura é uma das minhas personagens favoritas, entre suas qualidades estão ser boca suja, a primeira heroína a vomitar diversas vezes, arrotar e por ai vai, praticamente falando "garotinha comportada é o ca*****", ela assim como a Uraraka tenta ser forte com suas próprias forças, muitas vezes vista no mangá/anime desarrumada, cutucando o nariz, mas quando quer algo, ou precisa fazer algo leva a sério.

Clichê 4 - "Homens tem que tomar as atitudes"

 Sinceramente esse é o clichê que mais odeio, pois as pessoas acham que as mulheres não podem fazer como os homens e agir por exemplo se declarando para quem amam, falando que os homens tem que ter atitude, e não que não tenham, mas as mulheres também tem todo esse direito de poder tomar atitude e se declarar, alcançando sua felicidade de modo muito mais fácil assim.


  Aisaka Taiga é uma personagem que eu considero muito interessante, pois mesmo sendo construída em cima da base de "tsunderê", mesmo sabendo que sua melhor amiga era sua rival amorosa, ainda sim tomou atitude, mesmo que não totalmente direta, mas mesmo assim mostrou que não agir pode te levar a se arrepender.

Extra - "Um pecado, para toda vida"

 Todos erramos, isso é um fato, muitas vezes pode ser um erro cruel, que machuque fisicamente ou mentalmente outra pessoa, fazendo com que a maioria ache que é imperdoável, que a pessoa sempre será assim, e algumas vezes até que a pessoa deve morrer para pagar pelo que fez, sendo essa para mim a pior solução possível.


  Nishimiya Shouko, foi o nome da personagem que desde que assisti Koe no Katachi, o nome não sai da minha cabeça, pois a construção dela no filme é algo genial, para quem não assistiu o filme, não é um spoiler, mas ela é uma garota surda que sofria muito bullying de um rapaz na sua infância, e que mesmo após ter acontecido diversas vezes e algumas até grave, quando ele se arrependeu do que fez e tentou se redimir com ela, ela fez questão de o perdoar, mostrando que é sim possível ser compreensível e perdoar aqueles que te machucaram, desde que se conscientizem do que fizeram e não repitam o mesmo erro.






30 comentários:

  1. Oi tudo bem?
    Nunca assisti nenhum anime mas as fotos que eu já havia visto pela internet achei todos os personagens fantásticos e diferentes e muito fofinhos, quem sabe algum dia eu me rendo e assisto algum :)

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo bem sim, e você?
      Eu sou fascinado pelo mundo dos animes, apesar da maioria não perceber, sim.
      Mangás e animes não tem só personagens fantásticos, mas histórias fantásticas também, eu recomendo assistir pelo menos um ou outro, realmente vale a pena. Beijos,
      Leox Hurt

      Excluir
    2. Nossa, realmente, não ter visto nenhum desses animes é difícil, mas... Acontece :D

      Excluir
  2. Muito interessante a sua análise. Achei super legal conhecer as personagens que você citou. Mesmo que não tenha assistido nada com elas.
    Beijos
    Mari
    www.pequenosretalhos.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, muito obrigado, mesmo que critiquem os animes, acho que todas formas de entretenimento tem seus altos e baixos, e assim como todos os outros, os animes também devem ser assistidos. Beijos,
      Leox Hurt

      Excluir
  3. Oiii entendi tudo que você escreveu,Sou muito chegada em animes e da cultura japonesa,meu anime favorito é sakurasou no pet na konojo e eu amo assistir com meus filhos eu gosto bastante e eles ficam super animados,Adorei seu post =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, muito obrigado, também sou muito chegado em animes e na cultura japonesa, meu anime favorito é Monster, mas acredito que esse não seja um anime para qualquer um, pois ele trata de muitas coisas que podem mexer com seu psicológico, amo assistir no meu tempo livre quando não estou escrevendo. Abraços,
      Leox Hurt

      Excluir
  4. Olá. Nunca tive interesse por animes, mas todas as imagens que vejo e comentários que leio sempre têm personagens como essas que você citou. A única coisa que não gostei foi da personagem Kagura. Odeio palavrão e, por mim, ninguém deveria falar. Perco a vontade de conversar com qualquer pessoa quando ela só sabe falar isso.

    Beijos, beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, o modo como falei dela era para ter sido passado como algo com ironia, pois as mulheres, como citei são vistas como frágeis, que nunca falam essas coisas, e etc. Mas cada um tem seu jeito e respeito o seu. Beijos,
      Leox Hurt

      Excluir
  5. Um dos motivos por eu não suportar animes/mangás é justamente a forma escrota, pedófila, hiperssexualizada e machista com que constroem as personagens femininas. Isso me ofende demais. Mas achei bacana que cê tenha falado desses clichês horrorosos e também trazido exemplos de personagens que dão uma quebra neles de alguma forma.

    ;*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entendo seu ponto, mas como eu citei há casos e casos, há animes que fazem essas coisas somente para agradar ao público e vender, e há casos onde é usado para crítica, mas sim, alguns são realmente muitas vezes desagradáveis, Abraços,
      Leox Hurt

      Excluir
    2. So concordo com os ecchis absurdamente exagerados nos animes e mangas, mas o resto e so mimimimimi do politicamente correto...quer limitar o autor de fazer suas obras do jeito que ele pensa, e absurdamente comum no japao garotas assumir que gosta de alguem no japao, mas ninguem pode fazer algo diferente que ja e taxado de machismo, feminista! o ocidente e muito chato! cada personagem e um, e cada um tem seu pensamento, e ninguem sabe respeitar e ja vai no politicamente correto, o q importa e q seja divertido!

      Excluir
  6. Olá Leox, tudo bem?
    Menino que post legal parabéns
    Não costumo ler mangás e por isso fiquei um pouco perdida no começo
    mas eu pos está lindo e riquissimo de informações
    Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado, eu gosto bastante desse mundo dos mangás e animes, entendo alguns criticarem eles, mas lendo os mangás e vendo os animes certos é possível ver um mundo maravilhoso.
      ^^

      Excluir
  7. Oie
    caramba eu não fazia ideia que mangá tinha essa coisa sabia? muito legal sua critica e reflexão trazida para cá, parabéns por compartilhar e pela atenção nos detalhes

    beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, mangás tem sim esse tipo de coisa, é só procurar os certos, eu sou do tipo que gosta de ler as entrelinhas e para mim os mangás e animes são um paraíso para isso. beijos,
      Leox Hurt.

      Excluir
  8. Olá, adorei a lista, sem vemos clichês seja em livros, filmes e claro mangas e animes e ver quando eles são desconstruídos é sempre bacana *-* Ainda não assisti nenhum dos animes citados, mas anotei as dicas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, muito obrigado, eu por preferir ver as entrelinhas da história gosto muito quando clichês são quebrados, posso dar várias dicas de animes bem interessantes, por ter visto diversos. Abraços,
      Leox Hurt

      Excluir
  9. Olá!
    O mundo dos clichês, a nossa vida real já é um clichê de tantas espalhadas no planeta! Não gosto de repetições, mas às vezes a gente perdoa, porquê sair da realidade faz bem pacas! haha Falou em seios fartos, lembrei de Orihime de Bleach, e concordo que este GRANDE detalhe é pra atrair e agradar mais o público masculino, as orientais não são peitudas...
    Abs
    Nizete
    Cia do Leitor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Realmente, mesmo no nosso mundo temos nosso próprios clichês, eu pessoalmente vejo mais pelas entrelinhas da história que pela apelação sexual que fazem em alguns personagens, deve ter dado para notar. Abraços,
      Leox Hurt

      Excluir
  10. Oii
    Que legal esse post. Eu nunca li mangas, mas gostei muito de saber sobre a construção das personagens femininas. Uma pena que esses clichês sejam meio passados, mas acho que faz parte de uma cultura, e por isso entendo.
    Bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, sim, cada cultura e forma de entretenimento como filmes, tem seus próprios clichês, os animes são muito ridicularizados por causa de alguns que existem por ai, mas também há os animes bons. Beijos,
      Leox Hurt

      Excluir
  11. Olá! Curti demais esse post! E realmente, Animes e mangás sempre seguem essa linha. Em relação aos seios grandes e olhos grandes não me incomodam, por que é um padrão de beleza que eles gostam, acho que por ser diferente da sociedade dele. O que me incomoda é quando a personagem fica minimizada na história e a partir daí começa a ser marginalizada. Legal os pontos apresentados e anotei a dica desse último anime, abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, muito obrigado! Animes não seguem só esses clichês, há muitos e muitos outros, mas sim, há uma grande diferença entre nossas sociedades e culturas, também me incomoda muitas vezes as personagens femininas serem minimizadas e marginalizadas, realmente recomendo Koe no Katachi, e posso recomendar alguns outros que são experiências únicas. Abraços,
      Leox Hurt

      Excluir
  12. Olá, tudo bem?
    Nunca fui muito de assistir animes, gostava mais de mangás, mas mesmo assim não li muitos. Mas, percebo que vários desses clichês estavam presentes nos que li e nem tinha me ligado.
    Abraços. <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, eu pessoalmente sou fascinado principalmente pelos animes, pois eles tem muitas coisas que os mangás não tem, por exemplo trilhas sonoras que intensificam ainda mais as cenas que são dramáticas e te envolve muito mais do que provavelmente o mangá envolveria. Abraços,
      Leox Hurt

      Excluir
  13. EU gosto muito quando a personagem é independente, forte e não é sexualizada. Mais ou menos como a Taiga de Toradora. Eu não sou muito de ler mangás ou animes, mas tenho um interesse pelo universo.

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entendo como se sente, mas também tenho muito interesse por esse universo e mesmo com tudo isso ainda o aamo e acompanho, pois tudo há suas falhas. Abraços,
      Leox Hurt

      Excluir
  14. Oi Leox, tudo bem?
    Achei sua postagem super criativa, geralmente só vejo resenhas e você escolhei discutir um tema comum dentro dos animes. Até hoje não consegui ver nenhum, mas tenho algumas indicações anotada. Apesar dos clichês, tenho vontade de ver.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, tudo bem sim, muito obrigado, e acho importante tratar de temas variados. Abraços,
      Leox Hurt

      Excluir

Deixe aqui seu comentário, ele fará o autor do post se sentir feliz e correspondido e mais próximo de você que leu até aqui, obrigada e lembre-se: literatura é arte que empodera e liberta! @bardaliterária.

@bardaliterária