Gordelícias

Título: Gordelícias
Autor: Simone Gutierrez, Cacau Protásio, Mariana Xavier e Fabiana Karla
Editora: Academia/ Planeta do Brasil
Ano: 2017 
Páginas: 192

Sinopse:  Ao lerem numa revista feminina que as mulheres acima do peso deveriam ir à praia se ficassem enterradas na areia, somente com a cabeça para fora, as atrizes Cacau Protasio, Fabiana Karla, Simone Gutierrez e Mariana Xavier não conseguiram ficar
caladas. Munidas de toda a sua indignação se uniram para protagonizar um protesto à altura da provocação: um ensaio fotográfico... na praia. A bordo de seus modelitos verão, as garotas, conhecidas do grande público por suas performances em comédias de sucesso (como Zorra Total e Vai Que Cola, entre outras atrações da TV e do teatro), desfilaram todo o seu charme, beleza e autoestima pelas areias de uma praia do Rio de Janeiro. Assim surgiu o movimento “Gordelícias”. Não satisfeitas, resolveram se reunir novamente para prestar um serviço social e de utilidade pública: escrever relatos nos quais contassem, com o bom humor que lhes é peculiar, suas aventuras a bordo de um shape que, muitas vezes, é rechaçado pela sociedade preconceituosa e pelas indústrias da moda e da beleza. O resultado é este divertido livro que abriga as histórias da infância, da
adolescência, da vida adulta e profissional dessas quatro talentosas e espirituosas atrizes. E não precisa estar acima do peso para se identificar com as crônicas, porque o que você vai ler aqui é uma coletânea de lições de vida e de superação.


  Falar de preconceitos é complicado, ser uma pessoa que vive esses preconceitos é ainda mais complicado, porém  se ver representado de forma respeitosa é um sentimento que poucos tem a possibilidade de ter, e Gordelícias é  um desses livros, eu me senti finalmente representada como uma mulher gorda.


   Gordelícias é escrito por 4 autoras nacionais, e foi lançado esse ano pela editora Planeta do Brasil, o intuito da obra é  contar a experiência de 4 mulheres de personalidades e jeitos diferentes que sofrem por causa do mesmo preconceito: a gordofobia. 

   O livro é curto e dividido em capítulos com temas bem pertinentes ao que nós mulheres gordas sentimos e experienciamos no decorrer de nossas vidas, as autoras contam sobre o bullying, infância, vida profissional, vida sexual, autoestima e moda, e mesmo tendo aquele momento piegas de conselho que estamos todas cansadas de ouvir, dessa vez eu senti que não era da boca pra fora, porque sei que quem escreveu não só, passou por isso, como ainda passa.


   Gordelícias é um livro de representatividade da mulher gorda, é mais que um livro de autoajuda, é um diário de experiências e sentimentos de mulheres que cansaram do preconceito, bateram o pé e encararam e ainda encaram de frente diversas situações. 

Nota:








6 comentários:

  1. Acho super legal a iniciativa, acompanho o canal da Mariana Xavier e ela fala bastante sobre ser gorda e todo o preconceito que ela sofre. Tem que por a boca no trombone mesmo, quem disse que ser gorda quer dizer ter que se enterrar na areia?
    Beijos
    Mari
    www.pequenosretalhos.com

    ResponderExcluir
  2. Que livro maravilhoso Paac, eu realmente adoraria ter a oportunidade de ler, principalmente com esse título, atualmente ainda há muito preconceito em relação a estar uns quilinhos a mais, dica anotada e a edição está um luxo.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Adorei a temática dele e livros assim são de extrema importância para a quebra de preconceitos como esses. E eu adorei a capa. <3

    Beijos,
    Livros que Li

    ResponderExcluir
  4. Paac, hoje em dia tá cada vez mais difícil lidar com esse padrão de perfeição, e é importante que exista um livro escrito por mulheres que não se encaixam nesse padrão e nem por isso estão infelizes. Eu imagino como a leitura desse livro foi maravilhoso, e com certeza eu lerei. Beijão

    ResponderExcluir
  5. O tema do livro é bem pertinente e deve ser bem explorado pra colocar em discussão e tentar diminuir um pouco a questão do preconceito. Gostei muito da edição e vou deixar anotado.
    www.belapsicose.com

    ResponderExcluir
  6. Oi tudo bem?
    Adorei a premissa do livro afinal nunca é demais quebrar preconceitos, quero muito um dia ter a oportunidade de ler parece ser uma leitura bem rapidinha mas com muito ensinamentos.

    Beijos

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário, ele fará o autor do post se sentir feliz e correspondido e mais próximo de você que leu até aqui, obrigada e lembre-se: literatura é arte que empodera e liberta! @bardaliterária.

@bardaliterária