O Oceano no fim do caminho Neil Gaiman

Crédito das Imagens: Blog Just Carol
Título : O Oceano no Fim do Caminho 
Autor: Neil Gaiman 
Editora: Intrínseca 
Ano: 2013
Páginas: 202
Skoob: Adicione 
Compre na Amazon

Sinopse: Um homem de meia idade volta ao lugar onde passou a infância para um funeral. Suas lembranças sobre certos acontecimentos são estranhas e confusas. Ele sente saudade de Lettie Hempstock, sua amiga de infância, e seu oceano. Muitas coisas sinistras aconteceram naquele tempo infantil, o tempo em que os adultos acham que as crianças não sabem nada, quando a verdade é que elas sentem tudo. A história se inicia com um homem de meia idade voltando ao local onde passou a infância. Tudo o que aconteceu ainda é confuso. Levado por seus sentimentos saudosistas ele volta a fazenda onde conheceu Lettie Hempstock, sua amiga e protetora da infância. 

   Ele é recebido pela mãe da amiga que o leva até o Oceano. O Oceano é como Lettie costumava chamar o pequeno lago de patos que ficava no fim do caminho, atrás da fazenda. Coisas extraordinárias aconteciam naquela fazenda, especialmente há muito tempo atrás, quando nosso protagonista ainda era uma criança. 

 De repente tudo o que realmente aconteceu naqueles tempos infantis volta a sua mente. Os acontecimentos bizarros se iniciam com a morte de um inquilino que morava em sua casa, coisas estranhas começam a se desenrolar. De repente o mundo não é só  a Inglaterra e desde Coraline um mundo imaginário (ou não) nunca foi tão assustador e encantador ao mesmo tempo. 

"Era apenas um lago de patos, nos fundos da fazenda. Nada muito grande. Lettie Hempstock dizia que era um oceano, mas eu sabia que isso não fazia o menor sentido. Lettie falou que elas haviam atravessado o oceano até ali, vindas da velha pátria."



   Os eventos parecem ganhar o seu auge quando Ursula Monkton, a governanta, chega na casa do menino e tudo parece correr bem, se não fosse a sensação de que algo no ar parece errado, a própria Ursula parece a maldade em pessoa e Lettie sabia disso. Sabia que existiam realidades aquém do mundo real, realidades que nenhum adulto, se não sua mãe e avó, tinham conhecimento. 

  Junto com Lettie, nosso protagonista vive uma aventura sobrenatural, tentando derrotar o que quer de ruim que estivesse lhe atrapalhando a vida e seu maior obstáculo parece ser a facilidade que Ursula tem de iludir as pessoas, quando todos em sua casa passam a adora-la e não conseguem ver o mostro literalmente que ela é. 

"Eu acreditava nela, e isso significava que nada de ruim me aconteceria enquanto estivesse ao seu lado. Eu sabia disso do mesmo jeito que sabia que a grama era verde, que as rosas tinham espinhos afiados e lenhosos, que cereal matinal era açucarado."



   A leitura do livro é completamente fascinante. As personagens. A história. O final, sem spoiler! Enfim, Neil cria um romance para adultos, o seu primeiro, que parece querer nos mostrar o mundo de uma criança. Apesar de ser um livro de fantasia, e aqui entraria uma discussão muita boa sobre a invenção fantasiosa infantil como uma fuga á realidade, este livro nos mostra como, enquanto adultos nos esquecemos que, apesar de as crianças ainda serem pequenas e tudo o mais, elas tem uma percepção de mundo . A escrita de Neil neste livro é simplesmente sensacional. Nos leva á refletir, além de nos fazer apreciar uma história D-E-L-I-C-I-O-S-A e um final surpreendente!

  Super indico a leitura principalmente a você que tem um pezinho na psicologia e acha que o imaginário infantil seja algo incrível, assustador e eterno, assim como o Oceano. 

Nota:









15 comentários:

  1. Olá, Paac!
    Esse livro é muito bom, foi o meu primo contato com a escrita do Neil Gaiman, se não me engano eu li O Oceano no Fim do Caminho em 2014 e fiquei encantado com o mundo apresentado por ele. Bela resenha!

    ResponderExcluir
  2. oiii tudo bem ?
    eu ainda não li nada do Neil Gaiman mas tenho certa vontade de conhecer a escrita apesar não saber por onde começar KKK , adorei a resenha esse livro parece interessante irei anotar a dica.

    bjss

    ResponderExcluir
  3. Oiii Gabriela tudo bem?
    Essa realmente parece ser uma história muito de superação menina, eu quero muito saber como vai ser pro personagem voltar ao passado, praticamente né, e rever tudo a sua volta, quero muito ler e adorei as suas fotos.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Eu gostei demais desse livro do Neil Gaiman, acho que ele soube usar a fantasia de maneira maestral.
    Beijos
    Mari
    www.pequenosretalhos.com

    ResponderExcluir
  5. Hey, Gabriela!

    Eu acabei um livro do Neil Gaiman semana passada e me frustrei tanto. Foi a segunda tentativa minha em tentar conhecer o autor, mas eu já entendi que ele não escreve pra mim. Não tenho planos de ler mais nada dele, não.
    Mas sua resenha não é a primeira que vejo elogiar muito esse livro.
    Que bom que você curtiu a leitura.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Oi tudo bem?
    Não conhecia o livro e nem o autor acredita? Mesmo não gostando de livros de fantasia gostei tanto da sua resenha que irei conferir.

    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Oi Gabriela!
    Não gostei desse livro, tanto quanto você. Meu problema nem foi com a história no geral, mas com a escrita no autor! Alguma coisa não funcionou para mim! Eu li esse livro já faz um tempo, e já li outras coisas do autor e confirmei que o modo que o Neil escreve me incomoda um pouco!
    Bjus

    ResponderExcluir
  8. Olá, eu quero ler O oceano no fim do caminho a anos, especialmente após ter lido um outro livro do Neil Gaiman recentemente!

    ResponderExcluir
  9. aaaah, quero muito ler e não acho tempo pra encaixar nas leituras TT_TT
    comprei ele recentemente numa promoção da Amazon...adoro Gaiman...<3
    bjs...

    ResponderExcluir
  10. Eu amo demais esse livro. Lembro que depois de lê-lo fiquei teorizando sobre várias coisas, se a história não seria apenas uma metáfora de como é crescer e fantasiar a realidade pra não ter de lidar diretamente com ela ou se tudo não seria apenas uma história de alienígenas - estamos falando de Neil Gaiman, isso é possível.

    Bah, deu vontade de fazer releitura ♥

    ;*

    ResponderExcluir
  11. Gabriela, estou aqui me perguntando por que ainda não li esse livro, na verdade nunca nem tinha lido nada sobre ele, e meu Deus preciso dele aqui comigo urgentemente! Excelente resenha! Beijos

    ResponderExcluir
  12. Olá Gabriela, pela sua resenha o enredo parece ser diferente e bem construído pelo autor *-* Fiquei morrendo de vontade de lê-lo <3

    ResponderExcluir
  13. Olá! Me encantei com a indicação do livro, parece ser bem diferente e interessante. Já vou procurar para ler. Gosto de temáticas assim. Muito boa sua resenha, parabéns! bjo

    ResponderExcluir
  14. Oii, que fotos maras são essas? Apaixonei. Quanto a resenha, muito bem elaborada e gostosa de ler, já vi várias resenhas desse livro pela blogesfera e muito positivas, mas não é o tipo de leitura que eu faça, então no momento irei deixar passar a dica. Muito obrigada.

    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Olá,
    Ainda não tive nenhum contato com a escrita de Neil, mas quero muito ler essa obra diante de tantos elogios que fez.
    As personagens parecem ser bem construídas e estou curiosa para saber mais sobre Ursula e o motivo pelo qual ela parece ser o mal em pessoa. A capa é muito bonita e acho interessante que a obra abra essa discussão sobre a mente fantasiosa como forma de fugir da realidade.

    LEITURA DESCONTROLADA

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário, ele fará o autor do post se sentir feliz e correspondido e mais próximo de você que leu até aqui, obrigada e lembre-se: literatura é arte que empodera e liberta! @bardaliterária.

@bardaliterária