Saga As Brumas de Avalon de Marion Zimmer Bradley

Titulo: As Brumas de Avalon 
Autora: Marion Zimmer Bradley
Editora: Imago
Ano: 1982
Páginas: 248
Skoob: Adicione
Compre: 1º Volume | Série toda
Sinopse: A vida na velha Bretanha está prestes a mudar. A luta pelo trono já se inciou, somente um homem parece capaz de unir os povos bretões contra os saxões. No entanto por trás da lenda do Grande Arthur existem mulheres que fizeram a história do rei se tornar realidade. São elas sua mãe, sua irmã, sua esposa e sua tia que desde o inicio mostram a força de sua vontade lutando pelo Cristo ou pela Deusa. Avalon resistirá a impetuosidade destas mulheres?


   As Brumas de Avalon é uma saga com quatro livros, respectivamente: A Senhora da Magia, A Grande Rainha, O Gamo-Rei e O Prisioneiro da Árvore. A história recontada da lenda do Rei Arthur sob o ponto de vista das mulheres envolvidas. O velho mundo está para cair e aparentemente nada pode deter o avanço do Cristo e seus seguidores. 
   No meio desta guerra estão as mulheres que farão a história: Igraine, Senhora da Cournalha, filha de Avalon, escolhida para gerar o futuro rei que uniria a Bretanha. Viviane, Senhora de Avalon, Dama do Lago que abraçaria um destino sem volta, principal arquiteta do plano de trazer Arthur ao mundo em condições de reinar. Morgana, a Fada, escolhida por Viviane para realizar um trabalho ainda mais difícil que o da tia, filha de Igraine, irmã, inimiga e amante  de Arthur, possuidora da Visão e peça principal na luta pela manutenção dos velhos hábitos. Guinevere, esposa de Arthur, criada como cristã, incapaz de gerar filhos, com sua influencia inicia um embate com sua rival e cunhada pelos valores a serem aprendidos e reverenciados na Nova Bretanha.



    O principal embate da história é a luta, aparentemente pacifica entre Morgana e Guinevere com Arthur no meio. A história será sempre contada do ponto de vista das mulheres, o próprio rei quase não fala. Morgana representa o velho mundo e no primeiro livro vemos como ela cresce dentro dos limites de Avalon, ilha supostamente mágica que pertence a Deusa. Morgana foi criada por Viviane para cumprir seu destino que desde o nascimento do jovem Arthur ele já estava traçado, no entanto isso não fica claro para ela a principio. 
   No decorrer dos livros vemos como os anos passam para Morgana e como ela cresce. Seus sofrimentos, que são muitos, as dores que suportou e os homens que amou,seu amor e ódio por Viviane e Arthur. Seu crescente ódio por Guinevere e tudo o que ela representa a medida que vê seu mundo pagão desaparecer sobre seus olhos e o mundo dos padres e monges, com suas proibições de culto a Deusa.
     A história toda é simplesmente incrível. Ela reconta a lenda do Rei Arthur com tudo o que a lenda tem direito: magia, amor, intriga e morte. Através dos olhos de mulheres poderosas que cercam Arthur, Lancelote e toda a Távola Redonda vemos um mundo que luta para sobreviver e um que tenta ganhar espaço, tudo escrito com muita maestria. A personalidade de Morgana e Viviane são cativantes em muitos momentos nos vemos amando e odiando as suas atitudes. O sofrimento de Guinevere, por outro lado nos faz entender completamente o lado dela na história. E no meio disso tudo encontramos personagens extremamente curiosos, entre eles o Merlim, que parecem ser apenas para o capricho de nossas damas. 
   Uma história cheia de intriga e vingança particular que nos faz relfetir sobre os acontecimentos e lendas do nosso mundo, afinal são apenas mulheres lutando pelos homens e terra que amam. Meu conselho pra você que é apaixonado por magia e por um pouco de história é que você se permita entrar neste mundo de Avalon antes que ela desapareça nas brumas... 

Nota:



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, ele fará o autor do post se sentir feliz e correspondido e mais próximo de você que leu até aqui, obrigada e lembre-se: literatura é arte que empodera e liberta! @bardaliterária.

@bardaliterária