A História da Religião no Japão

Cena do Festival do Urso dos Ainus.
   Depois de um breve estudo sobre a religião do Japão, cheguei a uma conclusão e passarei pra vocês um breve resumo.

  Em primeiro lugar, vamos falar da religião Ainu. Pra quem não sabe, os Ainus foram os primeiros habitantes do arquipélago japonês. A religião ainu se baseia no culto da Natureza. Ao contrário das próximas fases da religião japonesas, a religião Ainu é uma religião monoteísta, onde eles cultuam um único Deus (que eles chamam de Kamui) e que eles acreditam que criou a Natureza. A religião Ainu venera Kamui, que, pede em troca, respeito pela criação e pelos ancestrais. São quatro os animais sagrados dos Ainus: o Urso (o principal), o Lobo, o Falcão e o Salmão. Existem festivais para os quatro animais. O clímax é no festival do Urso, quando eles sacrificam um urso e se alimentam da carne deste, acreditando assim que o espírito do Urso levará todos os desejos dos ainus do vilarejo para Kamui, que vai proteger a aldeia. Esse festival é em meados do Outono, onde os desejos de proteção no Inverno rigoroso do arquipélago são constantes.

  No início da Era Comum (ano 2, pra ser exato), invasores da península coreana e das planícies da Mongólia chegam ao arquipélago. Os ainus foram expulsos do arquipélago e empurrados para o Norte do Japão. Eles acreditam que esse sucesso viria da força do sol, a forma da natureza que mais representa o poder na Terra. Por causa disso, criou-se uma história em que o espírito do Sol estaria sobre um determinado líder e que ele deveria governar a nova terra conquistada. Criou-se toda uma mitologia em torno do novo líder, acreditando-se assim, que ele seria descendente da deusa do Sol, que eles batizaram de Amaterasu.

  Pois bem, da religião Ainu, a nova forma de adoração que estava nascendo exigia respeito pela Natureza. Eles acreditavam que, cada pedra, árvore ou criatura era uma forma de vida espiritual que devia ser venerada e respeitada. Cada elemento da Natureza era um deus e que ele protegia aquela região. Estava nascendo assim, uma nova forma de adoração no arquipélago japonês, onde cada elemento era um deus e que, desagradá-los, seria sinal de desgraça. A força dessa nova forma veio séculos mais tardes, quando em, duas ocasiões, invasores do continente foram repelidos pelas forças da Natureza. A crença de que os deuses da Natureza estavam a favor do povo fez com que novas formas de adoração surgissem. Eles acreditavam que uma alma imortal dos ancestrais era usada por tais deuses para proteger seus descendentes. Assim, a adoração aos antepassados, junto com aos deuses (chamados de Kami) foi se fortalecendo. Junto com kamis do bem, tinham os kamis do mal, representados principalmente por Orochi e seus filhos. Em outras palavras, o povo passou a acender uma vela pra Deus e outra pro Diabo, se é que me entenderam... Assim, surgiu o Shintoismo (Xintoísmo).

    Um dos muitos festivais xintoístas 


  Viajantes vindos do continente para comercializar trouxeram juntos consigo, ensinamentos filosóficos onde eles acreditavam que a pessoa podia obter a salvação através de si própria, sem depender de forças exteriores. Essa nova forma de adoração mexeu com a mente dos da dianteira, que encararam essa nova forma de adoração como uma ofensa para os Kamis. Com medo de uma represália por parte dos kamis, os shoguns perseguiram os monges que pregavam a nova forma de adoração e destruindo templos e imagens de Buda, só pra não sofrerem nas mãos dos kamis, principalmente Orochi e seus filhos.

  Com o Budismo sendo difundido e muitos adeptos sendo perseguidos, precisou-se criar uma nova ideologia para que pudesse agradar os governantes. Foi introduzido dentro do Budismo, novos conceitos para se adaptar aos costumes japoneses. Novas seitas foram surgindo e o culto e veneração pelos antepassados criaram forças. A nova forma do Budismo ainda respeitava a posição do Imperador Japonês como descendente de Amaterasu, a deusa-sol. Em troca, o Budismo foi ganhando liberdade de expressão no país. Já nos meados do século XVII, Budismo e Shintoísmo andavam de mãos dadas, mas sem se misturarem.

    Ritual fúnebre budista

  Mas, no inicio do século XVIII, o Japão é "descoberto" por europeus (portugueses e franceses. Tempos depois, outros povos como holandeses, espanhóis e ingleses chegam ao Japão). Um novo confronto religioso surge, pois os franceses e portugueses trouxeram para o Japão, uma nova forma de adoração: o Catolicismo (não vou usar o termo Cristianismo aqui, pois o Cristianismo possuem três variações que usam ideologias diferentes...). Missionários jesuítas tentaram estabelecer a nova forma de adoração. A primeira cidade a receber uma forte influência do Catolicismo foi Nagasaki, ao Sul do Japão. Como os católicos se recusavam a servir ao Imperador (para os católicos, o povo devia adorar as imagens de Maria e Jesus). O Imperador ficava em segundo plano. Tal ofensa não foi bem vista. Católicos foram perseguidos e massacrados. Revoluções surgiram. Mas os Católicos foram massacrados. Seu principal líder, na cidade de Nagasaki, chamado Amakusa Shirou Tokisada, tentou criar uma insurreição, mas, foi traído e executado em público. Com a execução de Amakusa, o Catolicismo foi proibido e o Japão se fechou para quase todos os europeus (com exceção dos franceses e, principalmente, os holandeses, que criaram uma colônia na cidade de Nagasaki).

  A estratégia que os holandeses e franceses usaram foram de que eles estavam sendo beneficiados pelo culto dos Kamis. Comerciantes franceses usaram até o vil argumento que, a Revolução que estava acontecendo na França era devido a fúria de Kamis (!).

  Depois de alguns séculos bloqueados ao Ocidente, o Japão é forçado a abrir seus portos para a esquadra do Capitão Perry. A "beleza" impressionou os japoneses e o Imperador se viu na necessidade de modernizar o Japão (entende-se esse "modernizar" com o termo "ocidentalizar"...). Em 1854, foi feito o Tratado de Kanagawa e o Japão abriu seus portos para o Ocidente, principalmente os EUA. Por causa disso, o Catolicismo começou a ressurgir, mas em escala bem menor.

  O Cristianismo (agora é hora de usar esse termo) só ganhou força no Japão após a derrota do país pelos EUA na Segunda Guerra, em 1945. Com as bombas em Hiroshima e Nagasaki, a moral do Imperador como descendente direto da deusa Amaterasu cai e o Japão se abre para a cultura ocidental. O jazz influencia a música japonesa (a música Enka é nada mais nada menos que um Jazz japonês...) e o cinema americano ganha força no território. Junto com esses aspectos culturais, o Ocidente influencia no figurino, na pintura, nos meios de transportes e na arquitetura. O Japão estava mudando de cara. Junto com essas tendências, veio o Cristianismo nas suas três formas: Catolicismo, Protestantes e Testemunhas de Jeová.

    Testemunhas de Jeová pregando numa cidade japonesa.

  Dessas três formas, o Protestantismo causou menos influência na cultura. O Catolicismo veio em peso, criando templos suntuosos e impondo, meio que a força, a sua forma de adoração. As Testemunhas de Jeová é a forma de Cristianismo predominante no Japão, mas não causam tanta influência como o Catolicismo impõe.

Assim se resume a história da religião no Japão.






Fontes: Livros: Japão - O Império do Sol Nascente Volumes 01 e 02 | O Homem em Busca de Deus.


16 comentários:

  1. Que demais essa postagem, faz muito tempo que não vejo nada relacionado a religião, ainda mais sendo do Japão, é um post muito bem explicativo e trazendo muita cultural, adorei conhecer melhor, assim aprendemos a respeitar também.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Morgana... vivemos num mundo em que o Ateísmo está crescendo MUITO... ver como uma nação que tinha TUDO para se tornar ateísta valorizar esse lado espiritual é realmente, curioso....

      Excluir
  2. Olá, muito bom o post. Amei saber um pouco mais sobre a história do Japão e de como a religião foi mudando ao longo dos anos, sobre o início com a religião Ainu eu nunca tinha ouvido falar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marijleite... os ainus é um povo que luta bravamente... acredita-se que hoje, no Japão, existam aproximadamente uns 20 mil ainus puros... a sua religião ainda é predominante para esse povo.... mas MUITOS ainus adotaram trejeitos da cultura japonesa no seu dia-a-dia.... :D

      Excluir
  3. Rodrigo, não sabia nada sobre a religião do Japão e achei seu texto muito interessante e esclarecedor.
    Achei muito bacana a religião Ainu focar na natureza.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Embora os ainus possuam uma religião monoteísta, a crença nas forças da Natureza é MUITO forte... :D

      Excluir
  4. Que bacana esse post!
    Nem imaginava o cristianismo no Japão, muito menos com os TJ.
    Curti muito saber!
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Márcia... as Testemunhas de Jeová pregam em 237 países e terras... no Japão, é o Cristianismo MAIS respeitado... o Catolicismo é usado lá MAIS para status (tipo... as cerimônias suntuosas de casamento, muito cobiçadas pelos japoneses modernos)... :)

      Excluir
  5. Olá! Nossa, amei a postagem! Super interessante a história da religião, não sabia que nos primórdios eles adoravam a natureza, foi.muito bom saber de tudo, Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eles adoravam a Natureza porque foi uma herança da religião Ainu... hoje, o Xintoísmo é a religião politeísta e a religião nacional....

      Excluir
  6. Oi! Nunca parei para pesquisar sobre a religião de muitos países desenvolvidos como o Japão, por exemplo. Não conhecia, portanto, essa parte da história e achei bastante interessante, pois é importante conhecer diferentes culturas. Incrível essa parte das religiões terem sempre em comum a questão do sacrifício e dos rituais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim... é bom pesquisar... as vezes, pode aumentar o nosso conhecimento e só teremos recompensas em satisfazer a nossa Gula por conhecimento.... :D

      Excluir
  7. Olá, tudo bem?

    Acho bem interessante a sua publicação Rodrigo, é bom saber mais sobre a história de outros países. Um filme/livro interessante sobre o Japão e o Catolicismo é Silêncio, muito bom e aborda perseguições que os jesuítas sofreram no Japão.
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Saga Literária... tudo ótimo! É bom conhecer a História de outros povos. E sobre o filme/livro Silêncio, eu já assisti o filme no Cinema (e paguei CARO pelo ingresso... 45 reais SÓ o ingresso...) e eu tenho o livro... mas, valeu MUITO a pena... o filme é MUITO bom e mostrou um lado obscuro do Budismo/Xintoísmo no Japão, o fato da não aceitação de outro credo... mas, em breve vou comprar o DVD do filme.... XD

      Excluir
  8. Oi
    A postagem ficou um pouco grande, mas se justifica pela própria grandiosidade em informação, gostei bastante, 'O Catolicismo veio em peso, criando templos suntuosos e impondo, meio que a força,' sempre isso.

    ResponderExcluir
  9. Poizé... Não foi só na Europa que o Catolicismo meio que impôs as suas tradições... isso foi em qualquer terra... Hoje em dia, como respondi logo acima, as Testemunhas de Jeová "limparam" a imagem do cristianismo que o Catolicismo manchou no passado... o Governo Japonês tece elogios as Testemunhas de Jeová (principalmente depois do acidente do Tsunami, que devastou parte do leste do país, onde as Testemunhas de Jeová locais se mobilizaram para cuidar do povo).... :D

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário, ele fará o autor do post se sentir feliz e correspondido e mais próximo de você que leu até aqui, obrigada e lembre-se: literatura é arte que empodera e liberta! @bardaliterária.

@bardaliterária