Capitolina: O mundo é das garotas

Título: Capitolina - O Mundo é das Garotas
Autor: Várias autoras
Editora: Seguinte
Páginas: 192

Sinopse: Além dos melhores artigos publicados no segundo ano da revista on-line, em Capitolina: o mundo é das garotas você encontrará temas inéditos, como ciências, esportes e saúde. Outra surpresa são os formatos diferentes: tem entrevista, bate-papo, história em quadrinhos, manifesto, conto, ensaio fotográfico… As 46 colaboradoras que participaram desta edição usaram as mais diversas formas de expressão para produzir um conteúdo inclusivo e livre de preconceitos, voltado especificamente para garotas adolescentes. Depois de mostrar o poder das garotas, a Capitolina vem provar que, juntas, podemos transformar o mundo.
Resenha feita por mim para o Blog Ler e Imaginar


   Não imaginei que seria pega de forma tão intensa por esse livro, e minha experiência com ele foi ainda melhor que do que com o primeiro e isso é realmente o que posso chamar de uma leitura super prazerosa.

  Capitolina após o lançamento do primeiro livro teve o site modificado, expandido e ainda mais inclusivo, e o intuito desse segundo livro é justamente o mesmo, artigos com outros temas, os melhores artigos do temas mais importantes da vida de uma adolescente e de uma mulher, mas não somente isso, dessa vez com mais interatividade, fotos de movimentos, informações importantes da nossa história, do nosso passado e textos que incluem todas as adolescentes que possam não ter se identificado da outra vez.



   Minha experiência com esse livro foi ainda melhor, eu o li inteiro numa madrugada, com muita música e posso dizer que a experiência foi uma das melhores, muitos artigos me tocaram nesse livro, a grande maioria eu realmente não conhecia e teve um em particular que eu me senti representada, na verdade dois, dedicados a garotas e mulheres gordas. É engraçado porque mesmo sendo quase como um diário de garotas o livro parece realmente que foi escrito pra quem o lê naquele momento e eu em meus plenos 21 anos me senti muito representada e feliz por termos um livro de tamanha qualidade escrito pro gênero feminino independentemente de você ser cis ou trans.

  Uma das coisas que mais gostei nesse segundo volume é a quantidade de informação útil que o livro traz as leitoras e claro aos leitores que se interessarem, um dos artigos, intitulado Os segredos revelados da ditadura conta um pouco de como foi a ditadura, e mesmo sendo um assunto recorrente nas aulas de história do país (creio eu) aqui esse pedaço triste de nossa realidade é contado de forma mais informal, e com intuito de não só passar uma informação crucial da nossa história mas linkar o assunto com músicas, filmes e séries que contam sobre o ocorrido mas também sites e órgãos que buscam ajudar pessoas e familiares de vítimas daquela época.




   “Naquela noite, ela percebeu que na verdade nunca saiu do armário, porque nunca houve armário suficiente para tranca-la. Ela apenas era. Apenas existia. A diferença é que agora existia junto. Sem vergonha de ser.”

  Capitolina o mundo é das garotas não é somente um diário aberto de experiências, mas também de conhecimento interno e externo sobre nossas histórias, nossas vidas e a atualidade de uma adolescente que sonha em ser uma grande mulher sem ser julgada ou oprimida.

Nota:








9 comentários:

  1. Oi Paac!

    Que amor esse livro. Eu conheço os dois volumes só de vista, mas tenho vontade de lê-los. Gostei do fato de ter relatos da época da ditadura!
    Espero ler um dia!
    Bjus

    ResponderExcluir
  2. Poxa! Não conhecia nem o primeiro Paac!
    Mas já foi pra listinha!
    E acredito que deva ser um belo presente para jovens pelo que de conhecimento que o livro traz.
    Amei a dica. Bjs

    ResponderExcluir
  3. Olá, tudo bem? Já o li o primeiro e também amei. Acho que esse segundo, mais interativo vai me animar mais ainda. Adorei suas palavras e fotos <3
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Olá, Paac! Tudo bem?
    Adorei as fotos, o livro é bem vivo e colorido. Eu não conhecia esses livrinhos, achei o máximo. Deve ser uma boa leitura para o público jovem. Dica anotada e espero ter a oportunidade de ler algum dia.
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Olá, obrigada por me apresentar a esse livro, bom saber que esse segundo volume conseguiu ser ainda melhor que o primeiro e trazer conteúdo super importante. Já quero!

    ResponderExcluir
  6. Eu amo esses livros, sou super fã do site também. Uma ótima recomendação, com certeza!
    Beijos
    Mari
    Pequenos Retalhos

    ResponderExcluir
  7. Não conhecia o livro, mas parece ser muito interessante pelo que você apresentou aqui, irei procurar ele para leitura e ter minhas conclusões.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  8. Quero ler o texto que fala das gordinhas, me identifico :D Quero ler esse livro, mas ainda não tive oportunidade.

    ResponderExcluir
  9. Olá! Que fofura esse livro, ainda não conhecia. Transmite uma bonita mensagem e parece ser uma leitura leve e divertida. Vale a pena conhecer. Vou anotar a indicação. Ótima resenha, bjo

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.