Enraizados de Naomi Novik


Título: Enraizados
Autora: Naomi Novik
Editora: Fantástica Rocco
Ano: 2017
Páginas: 384
Skoob: Adicione

Sinopse: Autora da aclamada série Temeraire, bestseller do The New York Times, Naomi Novik introduz um mundo novo e ousado, com raízes fincadas no folclore eslavo, em Enraizados, indicado ao Hugo e vencedor do Nebula, entre outros prêmios literários. Na trama, Agnieszka e Kasia são melhores amigas e levam uma vida tranquila no vale. Mas essa tranquilidade cobra seu preço. Afinal, às margens do vilarejo onde moram fica a temida Floresta corrompida, cheia de um poder maligno desconhecido, e para impedir que ele avance para além das fronteiras da Floresta, o povo do vale conta somente com a proteção de um mago frio e ambicioso, que a cada dez anos exige que uma jovem do vilarejo seja entregue para servi-lo. Enquanto a próxima escolha se aproxima, Agnieska teme por sua bela, graciosa e corajosa amiga. Mas pode ser que ela esteja errada. Porque, quando o Dragão chegar, não é Kasia que ele vai escolher.



   Muita magia, originalidade, e magos com nomes de animais fantásticos em uma época medieval é o que enraizados nos traz de modo surpreendente.
  Agnieszka é uma jovem que sempre viveu livre, filha de dois camponeses, ama sua vila e as pessoas que habitam nela, porém próxima a sua vila há uma Floresta que foi corrompida e está cheia de um poder muito maligno e para protege-la um mago chamado de Dragão habita as redondezas e mesmo tendo a certeza de que ele vai escolher sua melhor amiga Kasia, todos na vila ficam surpresos quando o mago escolhe Agnieszka.


  Enraizados é um livro de premissa diferente, mesmo os mais acostumados com livros de fantasias se sentem instigados a ler a obra, e apesar de não ser exatamente o que imaginei a obra não decepciona e fez uma leitora assídua de fantasias muito feliz em cada linha dessa história. Agnieszka é uma personagem que do início ao fim não conseguiu me convencer, sua visão de vida é boa de ser lida, e isso se deve muito a escrita fluída de Naomi, mas confesso que a personagem não era bem o que eu esperava, suas atitudes irresponsáveis e infantis me deixavam bem irritada, ela fazia as coisas sem pensar nas consequências e quando as mesmas vinham ela culpava o dragão, sua teimosia a torna uma personagem bem chata na minha opinião e não vi muitas mudanças ao decorrer da história, ela se torna mais comedida  mas continua ainda agindo de modo irresponsável em certos momentos.


   Dragão foi um personagem que aprendi a compreender mas ainda acho complicada a forma como ele foi construído, sendo arrogante, grosseiro e até mesmo abusivo no início do livro ele vai se tornando mais gentil com o decorrer do tempo e companhia de Agnieszka, o que me passou aquela ideia romântica de que mudamos o outro a partir do amore achei bem complicado isso em se tratando dos tempos que vivemos hoje, mesmo sendo uma evolução drástica do personagem vinda de uma reflexão devemos ter cuidados em como passamos essa mensagem.


   Naomi foi incrível na criação das magias e da forma maligna habitada na história, o leitor tem o prazer de ir aos poucos junto dos personagens descobrindo o que habita a floresta, que mal é esse que corrompe diversos seres vivos e dizima vilas em tão pouco tempo. A escrita da autora me conquistou, me via preza a leitura e não me separar do livro e nem interromper minha leitura pra nada. Com uma dosagem bem equilibrada vamos sendo guiados por um romance que nasce aos poucos e vai se ambientando de acordo com os corações de cada personagem, sem dramas demais ou distância demais, aprendemos a gostar do casal que foi unido pelo amor e pela magia.

   Enraizados é uma obra de fantasia que nos surpreende pela premissa inocente de uma história grandiosa que tem capacidade para ser um grande best-seller

Nota:









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, ele fará o autor do post se sentir feliz e correspondido e mais próximo de você que leu até aqui, obrigada e lembre-se: literatura é arte que empodera e liberta! @bardaliterária.

@bardaliterária