Os Filhos da Tempestade de Rodrigo de Oliveira

   
Título: Os Filhos da Tempestade
Autor: Rodrigo de Oliveira
Ano: 2017
Editora: Planeta do Brasil
Páginas: 336
Skoob: Adicione

Sinopse: Uma aventura surpreendente, em um dos lugares mais misteriosos da terra. Um grupo de jovens deixa o Rio de Janeiro com destino aos Estados Unidos. O que seria apenas uma viagem de uma
Turma do conservatório de música acaba ganhando os contornos de uma tragédia: ao sobrevoar a misteriosa região do Triângulo das Bermudas, o avião é atingido por uma violenta tempestade e cai no mar. Os sobreviventes agora se veem presos numa ilha deserta, perdendo o contato com o resto do mundo. Nesse lugar paradisíaco, habitado por uma força maligna ancestral e onde se esconde um terrível segredo envolvendo uma jovem bruxa do século XVII, os garotos precisarão lutar pela própria vida, superando grandes desafios e enfrentando seus piores medos. Rodrigo de Oliveira, autor da saga As crônicas dos mortos, traz em Filhos da tempestade uma história repleta de ação, suspense e terror, de conflitos e descobertas, envolvendo um improvável triângulo amoroso que desafia a própria morte.


   O livro narra a tragédia de um grupo de jovens de um conservatório de música originários do Rio de Janeiro que em uma viagem de avião com destino ao Estados Unidos. A equipe sofre um acidente aéreo e acaba parando numa ilha mística e paradisíaca repleta de segredos e maldições. Todos os esses mistérios têm relação com um pacto sinistro feito por uma bruxa do século XVII. 


   Como protagonista entra em cena um adolescente brasileiro de 14 anos, Tiago, que está com um big crush por uma colega do conservatório, Cíntia, e pronto para impressioná-la. Tiago é inteligente, justo e passional, já Cíntia é a garota mais desejada de todas do conservatório, lindíssima, esperta e mega responsável. No começo, eu não gostei muito do Tiago, achava ele meio clichê, maaaas o personagem dele desenvolve bem, assim como o restante do grupo devido as várias tretas que desenrolam na ilha. 

    Estão todos no avião vibrantes com a viagem, diante das possibilidades de experimentar algo novo, já que vão dar aquela escapadinha dos pais. Aí.... Sabe aquele momento que você tá no avião e começa a turbulência e você já acha que vai sofrer um acidente horrível e se arrepende de não ter prestado atenção a dicas de sobrevivência? Pois é! Acontece com os coitados. O acidente dizima todos os adultos e deixa um grupo de sobreviventes inseguro e desesperado de adolescente a mercê de um paraíso enigmático. 


   Sobre minhas impressões do livro: Eu amei ler uma obra de um brasileiro desse gênero, eu particularmente, estava muito acostumada com literatura estrangeira para livros de terror/ suspense e essa ler algo escrito por brasileiro sobre personagens brasileiros foi animador. 

   Simpatizei muito com a parte da bruxa e acho que dava um livro só para ela! A bruxa é Carol Smith que é uma moça que foi presa pela inquisição sobre acusação de bruxaria em 1697 na Era Cristã. No momento de julgamento o Juiz Sewall, responsável pela condenação de Carol, acaba por decidir enviar a mocinha para a Itália para ser julgada pelo Vaticano. A bruxa inicia sua jornada cruzando o mar de navio em destino a Itália, porém nunca chega ao seu destino, pois durante a viagem ela toma uma decisão que mudaria o seu destino e dos jovenzinhos cariocas para todo o sempre, amém. A premissa do livro lembra a série Lost, tipo um Lost teen, só a premissa mesmo. Tem aquilo da ilha de influenciar seus moradores, ser encantadora, porém perigosa. Também tem um grupo de pessoas que vai parar numa ilha depois de um acidente de avião. As semelhanças param aí mesmo, e o livro segue seu próprio rumo. Até porque como adolescentes eles estão naquele momento de autodescoberta e também de impulsividade, um pouco diferente do pessoal lá de Lost. 

 

   O desenrolar do livro é acelerado, os eventos progridem rapidamente e você não fica entediado com descrições muito longas, porém eu senti falta de uma contextualização mais detalhada dos personagens, em relação a características, personalidade e até fisicamente mesmo, sabe? Para construir a imagem da personagem na cabeça de forma mais precisa. 

    Sobre o final, e é um livro que não entrega logo tudo, então tem muitas surpresas e reviravoltas divertidas que recheiam o livro e colaboram para um final espantoso. Fiquei com vontade de ler As Crônica do Mortos do autor também porque adoro zumbis e gostei bastante do trabalho do autor.

Nota:







7 comentários:

  1. Adorei a resenha e percebi que o livro entrega o que promete, adorei a capa e essa premissa de ilha mágica e essa bruxa que fiquei com vontade conhecer! Parabéns!

    Lendo Ferozmente | Papo Inverso

    ResponderExcluir
  2. Oi Lilian!
    Menina fiquei com muita vontade de iniciar o livro agora e que bacana é nacional!
    Não conhecia o autor e adorei saber dele aqui.
    Parabéns pela resenha!
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Não sabia que esse livro era nacional, me surpreendeu bastante. A história parece ser bem legal, visto que tem todo um background com história de bruxas e tudo mais. É uma pena que tenha pouca contextualização, mas ainda assim fiquei curiosa para ler, adoro livros que me pegam e que não me deixam entediada. Dica anotada.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Eu já tinha visto um menino da minha escola lendo esse livro mas não sabia ao certo do que se tratava. Adorei sua resenha, fiquei super curiosa com o desenrolar e com o desfecho.
    Bjs

    blog-myselfhere.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Oii Lilain tudo bem?
    Infelizmente dessa vez a obra não despertou meu interesse linda, mas é sempre bom sabermos a opinião de outros leitores, lembro-me que várias amigas minhas tentaram ler e não gostaria, então pularei a dica, mas adorei as fotos.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  6. Olá, tudo bem?
    Livros teen já não chamam mais tanto minha atenção, mas mesmo assim o livro parece ser bem interessante com essa vibe mais macabra. Beijos <3

    ResponderExcluir
  7. Olá, tudo bem? Pois é, quando li a sinopse a sensação de já ter visto isso algum lugar não era pouco hehehe confesso que essa idade do protagonista me deixa com um pé atrás (16 anos é o limite que leio porque juro que não dá), mas mesmo assim acho que darei uma chance até porque é autor brasileiro. Ótima resenha!
    Beijos,
    http://diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário, ele fará o autor do post se sentir feliz e correspondido e mais próximo de você que leu até aqui, obrigada e lembre-se: literatura é arte que empodera e liberta! @bardaliterária.

@bardaliterária