O Triturador de Niall Leonard

Título: O Triturador
Série: Crusher # 1
Autor: Niall Leonard
Editora: Bertrand Brasil
Páginas: 320

Sinopse: Finn Maguire não tem futuro nem família, exceto por seu pai, um malsucedido roteirista. Ao encontrar o corpo do pai espancado em uma poça de sangue, a vida monótona do rapaz vira de ponta-cabeça. Principal suspeito do assassinato, Finn, um garoto de dezessete anos, disléxico e com antecedentes criminais, precisa correr contra o tempo para limpar seu nome e descobrir quem odiava seu pai a ponto de matá-lo.
Arrastando-se pelo sórdido e brutal submundo de Londres em busca de respostas, Finn expõe obscuros segredos familiares e enfrenta novos perigos a cada esquina. E está prestes a descobrir que as pessoas em que mais confia são as que podem golpeá-lo com mais força..


  Pense na seguinte questão: Você é jovem, sofre de dislexia e nunca aprendeu a ler direito, não terminou seu ensino médio, e pra piorar tudo foi abandonado por sua mãe quando ainda era uma criança, seu pai é um ator falido que acredita ser um bom escritor e sua vida econômica não é das melhores. Para piorar você encontra seu pai morto na poltrona que ele tanto amava, e tudo indica que foi um assassinato cruel. O que você faria?

   É nesse contexto louco e desumano que somos inseridos ao iniciar a leitura de O Triturador! E partindo dessa premissa afirmo que o livro é muito prazeroso de ser lido, mesmo com algumas coisas bobas e  até sem sentido em certas situações, a leitura vale muito a pena.
  Finn Maguire é um personagem complicado de ser amado, mesmo em um contexto que facilita essa empatia, foi difícil me sentir conectada a ele e a parte estranha disso é que mesmo assim eu adorei a leitura e não consegui largar o livro. O personagem é simples, tem sua rotina, mas não cria expectativas de um futuro melhor, quer apenas sobreviver e seguir a vida da forma que der, mas demonstra uma determinação enorme ao decidir que vai se vingar de quem matou seu pai.  Zoe é uma personagem que tirando "a enorme besteira"  que ela faz, ligada a relação platônica e rápida dela com o Finn, eu não entendi exatamente o intuito da criação da personagem, mas aceitei e segui em frente haha.


    Da forma que expressei parece que o livro não faz sentido né? Mas entenda, mesmo com essas questões dos personagens o livro é bom, porque além de ser um thriller bem feito e elaborado, também aborda assuntos interessantes e variados em contextos bem estruturados, como o Abandono Infantil, que propiciou ao Finn uma infância complicada já que o pai acabou sucumbindo um pouco a essa perda e não conseguiu tomar conta do filho de modo a suprir essa falta  de afeto e isso tornou ambos distantes um do outro, que acaba levando ao tema da Solidão na adolescência,  pois apesar da distância entre ambos, quando a ficha da morte de seu pai caiu, Finn se viu sozinho numa casa grande, sem rumo do que fazer e sem saber como lidar com a própria vida adulta que chegou a ele tão de repente, de uma forma tão brusca e inadequada.

    O Triturador é um thriller de qualidade, que traz personagens um pouco diferentes do que imaginei e esperei, mas com um desfecho surpreendente e tramas bem exploradas, que merece ser lido e amado!

Nota:








4 comentários:

  1. Oie
    nossa, ja quero depois de ler sua resenha por saber que aborda certos temas que chamam muito a minha atenção, então com certeza quero ler em breve, adoro o gênero e que bom que gostou tanto

    beijos
    http://www.prismaliterario.com.br/

    ResponderExcluir
  2. tai, parece ser uma boa história. achei meio confusa mas acho que só lendo mesmo pra tirar minhas conclusões,a premissa me chamou a atenção... e curiosa com esse titulo tb hahaha
    bjs...

    ResponderExcluir
  3. Hey!

    Que contexto ein?! Não conhecia a obra mas achei muito interessante. Não sei se seria do tipo que eu gostaria mas vou pesquisar para conhecer mais.

    ResponderExcluir
  4. Olá Paac, só por você comentar que o livro é "um thriller bem feito e elaborado" já coloquei ele na minha listinha de desejados *-* Pelos seus comentários apesar dos personagem não tão carismáticos o desenvolver do enredo esta bem bacana

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário, ele fará o autor do post se sentir feliz e correspondido e mais próximo de você que leu até aqui, obrigada e lembre-se: literatura é arte que empodera e liberta! @bardaliterária.

@bardaliterária