Ecos de Pam Muñoz Ryan


Título: Ecos
Autora: Pam Muñoz Ryan
Editora: Darkside Books
Ano: 2017
Páginas: 368
Skoob: Adicione

Sinopse: Ecos, da premiada escritora norte-americana Pam Muñoz Ryan, é uma fábula como há muito não se via – ou se ouvia. Um conto de fadas dark, que resgata o melhor da tradição dos irmãos Grimm, combinado com delicados momentos do século XX, como as duas grandes guerras e a Depressão econômica que assolou os Estados Unidos nos anos 1930. O resultado é uma fantasia histórica repleta de perigos e beleza, emoldurada pelo poder da música. A aventura começa cinquenta anos antes da Primeira Guerra Mundial — “a guerra para acabar com todas as guerras” —, quando o pequeno Otto se perde na Floresta Negra e encontra as três irmãs encantadas, prisioneiras de uma velha bruxa, que conhecia apenas das páginas de um livro, e acreditava ser apenas uma lenda. Como em um passe de mágica, as irmãs ajudam o garoto a encontrar o caminho de casa. E Otto promete libertá-las, levando o espírito das três dentro de uma inusitada gaita de boca. Ao longo dos anos, o instrumento chega à mão de novos donos: um menino que vê o sonho de se tornar músico interrompido pela ascensão do nazismo; um jovem pianista prodígio que vive num orfanato e luta para não ser separado do irmão caçula; uma filha de imigrantes mexicanos que cuidam de uma casa de japoneses enviados a um campo de concentração dentro dos Estados Unidos, durante a Segunda Guerra Mundial. Personagens com dramas diferentes, mas um amor transformador pela música. Cada um à sua maneira, eles são afetados pela magia das três irmãs. Assim como os leitores do livro em todos os países em que ECOS foi lançado. Prepare-se para também ser arrebatado e enfeitiçado por essa fábula harmônica.

____________________



    Ambientado em locais diferentes, a obra nos apresenta personagens incríveis e apaixonantes e eu me senti totalmente envolvida por cada uma das histórias, mas tive uma que foi especial e me aqueceu o coração.

   Em épocas distantes três irmãs foram separadas de seus pais ao nascerem e criadas por uma bruxa má que sempre as maltratava e as faziam de empregadas, ao tentarem ir embora a bruxa as amaldiçoou e acabam encontrando Otto, um garoto que se perde na floresta e promete as irmãs que fará de tudo para ajuda-las, acreditando em sua promessa as irmãs lhe entregam uma gaita e é a partir dessa gaita que conheceremos outras histórias e personagens.

   Friedrich, Mike e Frankie e Ivy são os personagens que conheceremos na obra, sendo o primeiro conto a história de vida de Friedrich, temos o prazer de ler sobre um garoto sonhador que vê sua vida ser devastada pela ascensão do nazismo, nesse conto conseguimos compreender um pouco da pressão desse regime nas crianças e nas pessoas que não se encaixavam, o racismo e de outra perspectiva a visão de uma criança sobre como a música pode ser libertadora.


  “ O que significava tudo aquilo? O que era uma raça alemã pura? De pele clara e perfeita? Friedrich tocou o rosto e sentiu seu estomago revirar de preocupação, principalmente porque não era nem uma coisa, nem outra. ”

   Mike e Frankie são dois irmãos que ficaram órfãos cedo e foram criados pela avó que acabou por falecer poucos depois, mas antes no intuito de protege-los os colocou num lar de órfãos chamado Bispo, inseparáveis os irmãos são o exemplo da lealdade e do amor, fazem tudo para ficarem juntos e isso se reflete em seu amor pela música. Ivy é a única protagonista do livro, seu conto não foi o que mais me emocionou, mas a união de sua família e sua devoção ao sonho de seguir a música deram continuidade ao ciclo de personagens apaixonados por essa arte.

   A obra trouxe à tona várias emoções, cada personagem, cada local ambientado, cada tristeza e esperança descritas nos contos levam o leitor a sensação de que todos podemos mais e todos somos mais. Pam escreve com uma maestria e fluidez boa de se acompanhar, me vi perdida nas linhas da história e cheia de expectativas a cada página virada, e todas elas foram supridas. O livro tem uma pegada mais lenta, e sua força está justamente nisso, nada é corrido e nem jogado, temos o prazer de ir acompanhando aos poucos cada pedaço da história de vida desses personagens se desenrolando.


   Muñoz trouxe temas complicados e dolorosos, mas criou um ambiente de guerra não da forma que costumamos ver, mas sim como consequência do que poderia ser. Todos os protagonistas são crianças em momentos e situações ruins, mas isso não quebrou seus sonhos e esperanças, na verdade o ambiente não propicio foi estimulador para que esses personagens usassem a música como válvula de conforto.

   Preciso deixar registrado que a edição desse livro está linda, como sempre a Darkside fez um trabalho gráfico lindo, esse corte laranja em contraste com a capa azul funcionou muito e os detalhes da capa são um primor e fazem total sentido com a história.


   Ecos é uma obra em que a autora conduz como uma grande maestra numa sinfonia que beira a perfeição, suas sacadas ao final são maravilhosas e me causaram diversas emoções positivas. É uma obra que merece ser lida e conhecida, e Muñoz merece todos os elogios do mundo.

Nota:









5 comentários:

  1. Oii Paac tudo bem?
    Adorei saber a sua opinião menina, gostei muito de conhecer a obra e parece ser uma ótima pedida, ainda mais que se passa na guerra mundial, um dos meus pedidos então, além disso, essa edição está um luxo.
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. que bom que a leitura te proporcionou tantas sensações emocionantes, Paac ^^
    apesar de curtir o trabalho da Darkside, dessa vez não me empolguei com a premissa... =T
    mas a edição tá bonita mesmo, adoro o cuidado gráfico da editora...
    bjs ^^

    ResponderExcluir
  3. Oi, Paac. Eu aprecio muito a parte estética dos livros da editora, porém, comprei alguns, de valor salgado, que me deixou pé atrás, e fui naquela alegria das resenhas que lia na mescla com capas lindas, hoje, com relação a Dark, eu preciso ler um pouco antes para depois comprar, mesmo assim, gostei de sua indicação, se encontrar na livraria física, dou uma olhada.

    ResponderExcluir
  4. Oii
    Eu adorei esse livro. Me envolvi nas três histórias e gostei muito o modo como ela deicxou os finais abertos para finalizar tudo junto depois!
    Bjus

    ResponderExcluir
  5. Oi
    Tudo bom?
    Vi como gostou do livro é amo tudo o que a darkside publica, mas infelizmente o enredo não chamou minha atenção, mas a capa eu achei linda demais.
    Beijos

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário, ele fará o autor do post se sentir feliz e correspondido e mais próximo de você que leu até aqui, obrigada e lembre-se: literatura é arte que empodera e liberta! @bardaliterária.

@bardaliterária