As Cavernas de Aço de Issac Azimov

Créditos: Cheirando Livros



Título: As Cavernas de Aço
Autor:  Issac Azimov
Editora: Aleph
Ano: 2013
Páginas: 304
Skoob: Adicione

Sinopse:  Este é a nova versão do livro antes lançado no Brasil como "Caça Aos Robôs" pela editora Hermus e em 2013, relançado pela editora Aleph com o nome de "As Cavernas de Aço", tradução mais correta do original Caves of Steel.Em Nova York, o investigador de polícia Elijah Baley é escalado para investigar o assassinato de um embaixador dos Mundos Siderais. A rede de intrigas envolve desde sociedades secretas até interesses interplanetários. Mas nada o preocupa tanto quanto o seu parceiro no caso, cuja eficiência pode tomar o seu emprego, como acontecera com seu pai no passado. Pois seu parceiro é um robô. Publicado no início da década de 1950, As Cavernas de Aço é o primeiro romance do consagrado Ciclo dos Robôs de Isaac Asimov, mesclando de forma magistral os gêneros de ficção científica e literatura policial.
___________________



   As Cavernas de Aço foi uma demonstração de que a literatura de ficção cientifica não é uma formula engessada de escrita, nesse livro de Issac Azimov podemos identificar que no pano de fundo temos a escrita clássica de ficção cientifica sobre um mundo do futuro regado de preconceito e subsistência da raça humana, é claro não esquecendo dos robôs que dão fama a Azimov, mas também temos uma história de investigação intrigante com pistas ao longo de todo o livro sobre suspeitos falsos e reais.

   No Livro acompanhamos a vida do investigador de classificação C5 do departamento de policia da Cidade de Nova York, é Elijah que nos apresenta esse mundo de forma casual as desconstruções de nossa vida cotidiana, como por exemplo nesse futuro distopico as pessoas não possuem banheiros dentro de suas casa,  mas se utilizam de privativos comuns a todos os moradores da região, assim como as cozinhas também são comunitárias, há regras para o quanto se deve comer e quantos filhos você deve ter dependendo da sua classificação na cidade. Cidades essas que são escavadas na terra onde os humanos não respiram, mas o ar puro são verdadeiramente Cavernas de Aço, ele descreve esse futuro de uma forma tão amigável que quase se torna palpável essa realidade.

   Mas como dito a obra não é somente sobre a apresentação de mundo e conceitos, ele traz em si uma trama que te prende do inicio ao fim fazendo suposições e indagações como todo bom livro de suspense e investigação, sobre uma trama de assassinato que desrespeita não somente a uma pessoa, mas sim a toda a raça humana. 

   Ou seja, se você gosta de livros de suspense, investigação e a claro ficção cientifica esse livro é uma ótima pedida.  


Nota: 









10 comentários:

  1. Olá!! :)

    Eu confesso que não conhecia este livro ainda, mas acho ótimo que tenhas gostado assim tanto da leitura!! :)

    Enfim, adoro ficção cientifica e também uma boa investigação!! :) Fiquei bem curioso!!

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bem?
    Ultimamente eu tenho escutado e lido muitas resenhas dos livros do Issac Azimov e olha que eu pensava que ele tinha apenas um livro, nem um pouco tonta néh? Apesar de gostar do gênero que ele escreve ainda não tive o prazer de ler nenhum dos seus livros mas, assisti algumas adaptações cinematográficas dos seus livros (descobri depois).
    Gostei muito da sua resenha e a minha lista de livros dele para comprar está aumentando muito rápido...kkk

    Beijos e Abraços VIVI
    Resenhas da Viviane

    ResponderExcluir
  3. Olá! O enredo parece muito interessante, fiquei bem curiosa com a forma de distopia do livro e como isso é mesclado com suspense e investigação.. Parece bem bacana! A resenha esta muito legal e amei a dica de livro!

    Beijos,
    Conta-se um Livro

    ResponderExcluir
  4. OOi.
    Confesso que já li e leio muitooo pouco do gênero, mas nem sei bem o porquê, acho que simplesmente dou preferencia a outros que gosto mais. Mesmo assim, dica anotada! Espero ter a oportunidade de lê-lo, pois o fato de ser envolvente, e ter essa dose de suspense, me chamou a atenção.

    ResponderExcluir
  5. Não conhecia o livro e fiquei bem curiosa com sua resenha..
    Amo suspense então espero gostar desse livro.
    Dica anotada,beijos!

    ResponderExcluir
  6. Oiii Ramon

    Eu ja conhecia o autor, mas não o livro. Apesar das boas criticas, a ficção cientifica nã costuma me empolgar muito então por enquanto vou deixar a dica passar mas, realmente, pra quem curte o gênero parece ser uma dica imperdível.

    Beijo

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  7. Oi, tudo bem?

    Eu não conhecia o livro, ou o autor, mas o enredo me atraiu.
    Suspense é sempre uma boa pedida para sair da ressaca.
    Coloquei na minha lista :)

    ResponderExcluir
  8. Confesso que não costumo ler muita ficção científica, mas gostei dela colocar um ar de romance policial no enredo de uma trama envolvente como mencionou. Apostando nessa mistura de gêneros eu anoto a dica, quero ler.

    Abraços.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Oi, tudo bem? Fiquei sabendo desse livro, mas não conheço nada da literatura do Azimov. Confesso que fiquei interessada pela temática não ser a minha zona de conforto (amo me desafiar). Fiquei com vontade de saber mais sobre as personagens, porque eu acredito que são elas que sustentam uma história. A capa é bem convidativa :)

    Love, Nina.
    www.ninaeuma.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Issac Azimov é um autor extraordinário, apesar disso, dei meu exemplar para minha amiga Val, do blog Torpor Niilista. As Cavernas de Aço é um ótimo livro.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário, ele fará o autor do post se sentir feliz e correspondido e mais próximo de você que leu até aqui, obrigada e lembre-se: literatura é arte que empodera e liberta! @bardaliterária.

@bardaliterária