SoSeLit # 8 - Autores nacionais & Blogueiros literários, e a desqualificação do trabalho alheio...



   Passados os dias, depois de mais uma das desavenças entre blogueiros/booktubers e autores nacionais, resolvi que estava na hora de colocar minha opinião, e o tema desse mês do #SOSELIT é exatamente sobre isso: autores nacionais e blogueiros literários, resta saber o que reina mais nessa relação, os conflitos ou as amizades.

   Se você é blogueiro literário sabe que nem só de livros vive um blog ( ou canal, caso você seja booktuber), gastamos nosso tempo não somente lendo a obra, mas escrevendo a resenha ou produzindo um post criativo sobre o livro, além dos custos financeiros e materiais, como luz, internet, câmera para as fotos entre outros. Então não podemos simplesmente dizer que basta um livro e vontade, porque há um custo, como tantos outros hobbies e/ou profissões. E é nesse ponto que tudo pode virar conflito, porque alguns blogueiros e booktubers levam como hobbie, outros como profissão. 

   Para os blogueiros e booktubers que levam suas plataformas como fonte de renda, o mínimo é ser pago por seu trabalho, e é esse ponto que gera conflito, porque nem todos autores querem ou podem pagar por essa divulgação, e por vezes revidam aos preços com ofensas e desqualificação do trabalho do outro. Mais vem cá, porque o seu trabalho é válido e o meu não? Qual o peso e a medida que define um trabalho que deve ser remunerado e qual não? 

   No meio de todo esse conflito – que sinceramente é desnecessário, já que ambos os lados buscam reconhecimento do próprio trabalho, os dois lados saem prejudicados, já que ambos permanecem num ciclo de desqualificação do outro. E no final desses conflitos o que sobra são frustrações e exemplos do por que cada um prefere não debater esse assunto. 

   Como blogueira que vê o blog como um hobbie, eu me contento com minhas parcerias no formato de permuta, porém acho que se você procura por um meio que cobra, o minimo é pagar, ou não aderir ao serviço, e caso se sinta frustrado não use seus meios pra desqualificar o trabalho de blogueiros e booktubers, porque assim como você autor quer ser valorizado como um produtor de conteúdo cultural, esse blogueiro e esse booktuber também busca esse respeito e essa valorização.







   Confira o post das meninas participantes do projeto: Eu Insisto; La Oliphant e My Dear LibraryUm metro e meio de livroLivro LabColeções Literárias ; Petalas de Liberdade e Literasutra




Um comentário:

  1. Acho que um dos maiores problemas é o autor (ou outra coisa) não ver o blogueiro como um trabalho, creio que se isso acontecesse o problema nem teria acontecido. Uma pena ter este problema com autores que deveriam na verdade ter um ótimo relacionamento com blogueiros.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário, ele fará o autor do post se sentir feliz e correspondido e mais próximo de você que leu até aqui, obrigada e lembre-se: literatura é arte que empodera e liberta! @bardaliterária.

@bardaliterária