Dicas da Imensidão de Margaret Atwood


Título: Dicas da Imensidão
Autor: Margaret Atwood
Editora: Rocco
Ano: 2017
Páginas: 240
Skoob: Adicione


Sinopse: Aos 77 anos, ela é ativa nas redes sociais, onde frequentemente expõe suas opiniões sobre temas como feminismo, meio ambiente, política e economia, assuntos presentes também em toda a sua extensa obra literária. Nesta coletânea de contos protagonizados por personagens femininas marcantes que inaugura o novo projeto gráfico para a obra da escritora pela Rocco, assinado pelo ilustrador Laurindo Feliciano, a canadense Margaret Atwood mostra mais uma vez por que é uma das principais vozes da literatura em língua inglesa contemporânea. São dez narrativas em que a fauna humana se apresenta em toda a sua banalidade e excepcionalidade, em que situações inquietantes subitamente desestabilizam o cotidiano de pessoas comuns, iluminando o instante único capaz de moldar uma vida inteira. Manejando com extrema habilidade os sentimentos, desejos, as frustrações e memórias de suas personagens, a escritora conduz o leitor por uma teia de histórias que falam da beleza e do mistério da condição humana.
Ponto forte: ganhadora do Man Booker Prize, entre outros prêmios de prestígio, autora transita entre o literário e o pop com propriedade e é uma voz relevante nas principais discussões da atualidade. Em janeiro, uma de suas obras mais importantes, O conto da Aia, ganha adaptação para TV com a atriz Elizabeth Moss, da série Mad Men.



   Não sei vocês mas sempre que citam o nome Atwood eu já crio diversas expectativas, porque sei que a autora é arrasadora, e que suas obras raramente são histórias jogadas ao vento, então vem comigo que você precisa conhecer essa obra e entender – nem seja por Dicas da Imensidão, o motivo da autora ser aclamada pela critica e também pelos leitores.


   Lançado em 1991 e traduzido pela Editora Rocco em 2017, o livro de contos Dicas da Imensidão traz histórias sobre temas sociais que ainda se mostram atuais, como a traição, a inocência, o casamento, a liberdade, a passagem para a vida adulta e as aventuras e desventuras da vida.

   Composto por 10 contos, Atwood nos apresentas as relações e complicações de se estar vivo, de forma irônica e realista, a autora apresenta as facetas que a mulher traz consigo, as diferentes formas de se viver e como cada momento se torna único e importante nas construções e interpretações que vamos fazendo durante nossa saga de vida.


    Cada conto vai sendo ambientado e desenvolvido a partir da perspectiva de um ou mais personagens, em sua maioria mulheres. Sem sombra de dúvidas me apeguei muito ao primeiro conto, Lixo Verdadeiro, que traz as descobertas da sexualidade, os despudores que traçam o fim da inocência vivida na infância e adolescência, e as construções de identidade e de gênero que vamos obtendo com as primeiras experiências sexuais.


    Dicas da Imensidão fala de mulheres fortes em diversos contextos, épocas e formas. E se você nunca leu nada dessa autora aclamada (e com motivos pra isso) pode começar por ele.



Nota:









3 comentários:

  1. Esse ano eu só conseguir ler o Vulgo Grace da autora e isso só depois de assistir a série na Netflix. Mas quero ler mais livros dela *_*.. Eu não conhecia este e sem dúvidas entrou para minha lista de desejados

    Beijos
    www.saidaminhalente.com

    ResponderExcluir
  2. Oii tudo bem?
    Eu não conhecia o livro é fiquei super curiosa com o tema abordado, mais no momento não irei ler talvez mais pra frente darei uma chance.
    Mais gostei de saber sua opinião obrigado por compartilhar conosco.

    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Oii!
    Sabe que eu nunca li nada da autora e até então nunca tinha me interessado?
    Mas sua resenha me inspirou a querer conhecer a obra. Gostei muito de saber que é um livro com contos e os temas tratados.
    beijos

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário, ele fará o autor do post se sentir feliz e correspondido e mais próximo de você que leu até aqui, obrigada e lembre-se: literatura é arte que empodera e liberta! @bardaliterária.

@bardaliterária